Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 54, Número: 4, Publicado: 2014
  • EDITORIAL Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Para que serve um estudo de caso único na pesquisa de gestão? Articles

    MARIOTTO, FABIO LUIZ; ZANNI, PEDRO PINTO; MORAES, GUSTAVO HERMÍNIO SALATI MARCONDES DE

    Resumo em Português:

    A finalidade deste artigo é apresentar uma defesa do uso dos estudos de caso único em pesquisa de gestão. A defesa é necessária porque essa modalidade de pesquisa tem sido relegada a um papel secundário, ou até rejeitada, por muitos pesquisadores, por considerá-la não científica. Uma evidência desse baixo status é o fato de que os journals acadêmicos mais reputados na área de gestão publicam poucos artigos baseados em estudos de caso único. No presente artigo, examinamos em detalhe as objeções ao uso de casos na pesquisa de gestão, mostramos os esforços desenvolvidos por alguns pesquisadores para responder a essas objeções e mostramos critérios de qualidade de pesquisa alternativos àqueles utilizados no chamado "método científico". Nossa análise sugere que um melhor entendimento - por pesquisadores de diferentes preferências metodológicas - dos argumentos que justificam cada uso particular do estudo de caso único como método de pesquisa permitiria um melhor diálogo entre pesquisadores e beneficiaria a pesquisa de gestão em geral.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene por objeto presentar una defensa del uso de estudios de casos puntuales en la investigación en ciencias de la gestión. La defensa es necesaria porque este tipo de investigación ha sido relegado a un papel secundario o, incluso, rechazado por muchos investigadores que lo consideran poco científico. Una prueba de esta condición de inferioridad es el hecho de que la mayoría de las revistas académicas de renombre en ciencias de la gestión publican pocos artículos basados en estudios de casos puntuales. En este trabajo, examinamos en detalle las objeciones al uso de este tipo de caso en la investigación en ciencias de la gestión. Ponemos en evidencia los esfuerzos realizados por algunos investigadores para responder a las objeciones y exponemos criterios de calidad de la investigación que son una alternativa a los criterios usados en el llamado "método científico". Nuestro análisis sugiere que una mejor comprensión -por parte de los investigadores con preferencias metodológicas diferentes- de los argumentos relativos a cada uso particular de estudios de casos puntuales como método de investigación permitiría un mejor diálogo entre los investigadores y redundaría en beneficio de la investigación en ciencias de la gestión en su conjunto.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present a defense of the use of single case studies in management research. The defense is necessary because this type of research has been relegated to a secondary role, or even rejected, by many researchers, who consider it unscientific. Evidence of this low status is the fact that most reputable academic journals in management publish few articles based on single-case studies. In this paper, we examine in detail the objections to the use of such cases in management research. We show the efforts made by some researchers to answer these objections and we show quality criteria for research that are alternatives to the criteria used in the so-called "scientific method." Our analysis suggests that a better understanding - by researchers with different methodological preferences - of the arguments for each particular use of the single-case study as a research method would allow a better dialogue between researchers and benefit management research as a whole.
  • O MARKETING SOCIAL E A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO ALEITAMENTO MATERNO Artigos

    MARTINS, OLIVA MARIA DOURADO; PAÇO, ARMINDA MARIA FINISTERRA DO; MAINARDES, EMERSON WAGNER; RODRIGUES, RICARDO GOUVEIA

    Resumo em Português:

    Para avaliar as implicações práticas em relação ao comportamento do aleitamento materno, relativamente à dimensão dos problemas estruturais no âmbito do marketing social, foi desenvolvida uma investigação qualitativa exploratória, fundamentada na perspetiva do Modelo Ecológico Social (Social Ecological Model - SEM), por meio de entrevistas em profundidade com consultoras e conselheiras de lactação em Portugal. O conteúdo dessas entrevistas revelou algumas das principais barreiras ao aleitamento materno, no que respeita aos problemas estruturais e no âmbito do marketing social.

    Resumo em Espanhol:

    Para evaluar las implicaciones prácticas con relación al comportamiento de la lactancia materna, relativa a la dimensión de los problemas estructurales en el ámbito del marketing social, fue desarrollada una investigación cualitativa exploratoria fundamentada en la perspectiva del Modelo Ecológico Social (Social Ecological Model - SEM), por medio de entrevistas de profundidad con consultoras y consejeras de lactancia en Portugal. El contenido de estas entrevistas reveló algunas de las principales barreras de la lactancia materna, en lo que respecta a los problemas estructurales y en el ámbito del marketingsocial.

    Resumo em Inglês:

    To assess the practical implications in relation to the breastfeeding behavior, regarding the dimension of the structural problems in the framework of social marketing, a qualitative exploratory research based on the Social Ecological Model (SEM) was developed, through in-depth interviews with lactation counselors and consultants in Portugal. The content of these interviews revealed some of the key barriers to breastfeeding behavior in the dimension of the structural problems and in the context of social marketing.
  • O PAPEL DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DA INOVAÇÃO Artigos

    FREZATTI, FÁBIO; BIDO, DIÓGENES DE SOUZA; CRUZ, ANA PAULA CAPUANO DA; MACHADO, MARIA JOSÉ DE CAMARGO

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva estudar como o balanced scorecard se relaciona com o processo de inovação nas organizações. Como contribuição, expande a utilidade do modelo, especificando estímulos externos, tensões dinâmicas, estratégias de inovação e percepção de sucesso da inovação. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido por meio de questionário, aplicado a 121 empresas. Para análise de dados, empregaram-se equações estruturais. Quanto aos achados, percebe-se um processo complexo, de longo prazo e vital para as empresas, que têm sua percepção de sucesso influenciada por elementos externos à organização (estímulos externos) e internos (tensão dinâmica e estratégias de inovação). A gestão da inovação torna-se temerária na ausência de mecanismos que equilibrem as tensões evidenciadas pelos indicadores, inclusive conflitantes numa dimensão temporal de longo prazo, e o risco fica ainda maior quando a percepção de sucesso é captada exclusivamente pelos indicadores financeiros de curto prazo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene el objetivo de estudiar cómo el balanced scorecard se relaciona con el proceso de innovación en las organizaciones. Como contribución, expande la utilidad del modelo, especificando estímulos externos, tensiones dinámicas, estrategias de innovación y percepción de éxito de la innovación. Se trata de un estudio descriptivo, desarrollado por medio de un cuestionario, aplicado a 121 empresas. Para el análisis de datos, se emplean ecuaciones estructurales. Con relación los resultados, se percibe un proceso complejo, de largo plazo y vital para las empresas, que tiene su percepción de éxito influenciada por elementos externos a la organización (estímulos externos) e internos (tensión dinámica y estrategias de innovación). La gestión de la innovación se torna temeraria ante la ausencia de mecanismos que equilibren las tensiones evidenciadas por los indicadores, inclusive conflictivos en una dimensión temporal de largo plazo, y el riesgo es todavía mayor cuando la percepción de éxito es captada exclusivamente por los indicadores financieros de corto plazo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to study how the Balanced Scorecard is related to the process of innovation in organizations. As a contribution, the work expands the usefulness of the model, by specifying external stimuli, dynamic tension, innovation strategies and perceived innovation success. This is a descriptive study developed from a sample of 121 companies by means of a questionnaire survey. The data analysis was done with use of structural equation modelling. The findings suggest a complex long-term process, vital for companies that have their perception of success influenced by elements from outside the organization (external stimuli) and internal stimuli (dynamic voltage and innovation strategies). Innovation management becomes reckless in the absence of mechanisms that balance the tensions evidenced by indicators including conflicting temporal dimension in the long term, and the risk is greater when the perception of success is captured solely by short-term financial indicators.
  • Satisfação: determinante da familiaridade do destino turístico Artículos

    ARTIGAS, ENRIQUE MARINAO; MORAGA, EDUARDO TORRES; YRIGOYEN, CORO CHASCO

    Resumo em Português:

    Este estudo pretende provar que a satisfação obtida pelo turista, é consequência do benefício funcional, hedônico e simbólico adquirido no local. E por sua vez, provar sim a satisfação é um antecedente, para que o destino turístico se torne mais familiar. Através de uma análise fatorial confirmatória (AFC), são identificadas diferentes escalas que permitiram medir estas relações. Uma amostra não probabilística foi utilizada com base nas cotas, na proporção dos destinos turísticos visitados no Chile. A relação entre a percepção dos benefícios como antecedente da satisfação pode ser muito importante para que o destino turístico seja percebido como mais familiar que outros. Este estudo sugere que a satisfação cumpre com uma função mediadora muito importante, entre a percepção dos benefícios e a familiaridade do destino turístico. As autoridades deveriam considerar a tríade de benefícios como base para estabelecer estratégias de marketing que busquem aumentar a satisfação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio pretende probar que la satisfacción obtenida por el turista, es consecuencia del beneficio funcional, hedónico y simbólico adquirido en el lugar. Y a su vez, probar si la satisfacción es un antecedente, para que el destino turístico le sea más familiar. A través de un análisis factorial confirmatorio (AFC), se identificaron diferentes escalas que permitieron medir dichas relaciones. Se utilizó un muestreo no probabilístico con base en cuotas, en proporción a destinos turísticos visitados en Chile. La relación entre la percepción de beneficios como antecedente de la satisfacción, puede ser muy importante para que el destino turístico sea percibido como más familiar que otros. Este estudio sugiere que la satisfacción cumple un rol mediador muy importante, entre la percepción de beneficios y la familiaridad del destino turístico. Las autoridades deberían considerar la triada de beneficios como base para establecer estrategias de marketing que busquen potenciar la satisfacción.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to prove the satisfaction felt by a tourist is the result of the functional, hedonic and symbolic benefits acquired from the site. In its turn, it aims to prove that satisfaction is an antecedent for the tourist destination to become more familiar. Different scales are identified to permit measuring these relations based on a confirmatory factor analysis (CFA). A non-probabilistic sample was used based on quotas, in the proportion of tourist destinations visited in Chile. The relationship between perceiving benefits as antecedents for satisfaction can be very important for the tourist destination to be perceived as more familiar than other destinations. This study suggests that satisfaction complies with a very important mediator function between the perception of benefits and the familiarity of the tourist destination. Authorities should consider the triad of benefits as a basis for establishing marketing strategies that seek an increase in satisfaction.
  • OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA Artigos

    ROTELA JUNIOR, PAULO; PAMPLONA, EDSON DE OLIVEIRA; SALOMON, FERNANDO LUIZ RIÊRA

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento de uma carteira de ativos selecionados por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), otimizada pela abordagem de Sharpe, e compará-la a carteiras de ativos obtidas somente com a DEA ou abordagem de Sharpe. Para isso, utilizou-se o modelo da DEA para avaliar a eficiência de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), empregando retorno, variância e outros indicadores, como variáveis de entrada e saída. Utilizou-se, ainda, a abordagem de Sharpe para otimizar a composição da carteira. Na comparação das carteiras, observa-se que a resultante da combinação de ambos os modelos apresentou melhor desempenho do que as carteiras otimizadas por apenas um dos modelos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por objetivo analizar el comportamiento de una cartera de activos seleccionados por medio del Análisis del Grupo de Datos (DEA), optimizada por el abordaje de Sharpe, y compararla a carteras de activos obtenidas solamente con el DEA o por un abordaje de Sharpe. Para esto, se utilizó el modelo de DEA para evaluar la eficiencia de acciones de la Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), empleando retorno, variancia y otros indicadores, como variables de entrada y salida. Se utilizó, también, el abordaje de Sharpe para optimizar la composición de la cartera. En la comparación de las carteras, se observa que el resultado de la combinación de ambos modelos presentó el mejor desempeño que las carteras optimizadas por solo uno de los modelos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the behavior of a portfolio of assets selected by Data Envelopment Analysis (DEA), optimized by the Sharpe approach, and compare it to portfolios of assets obtained only by DEA or the Sharpe approach. To do that, we used the DEA model to assess the efficiency of shares of the São Paulo Stock Exchange (Bovespa), employing return, variance and other indicators such as input and output variables. Also, we used the Sharpe approach to optimize the portfolio composition. In the comparison of portfolios, we noted that the resulting combination of both models performed better than the portfolios optimized by only one of the models.
  • COMPARTILHANDO CONHECIMENTO EM PROJETO AUTOMOTIVO: O ECOSPORT DA FORD DO BRASIL Artigos

    SAMPAIO, RENELSON RIBEIRO; PASSOS, FRANCISCO UCHOA; ASSIS, VICTOR

    Resumo em Português:

    A experiência de uma das equipes de desenvolvimento do projeto do novo EcoSport na Ford Motor Camaçari /BA foi investigada quanto ao compartilhamento de conhecimento entre os seus membros. O objetivo era avaliar aquela experiência, com vistas ao aprimoramento de futuros trabalhos. O foco da investigação foi posicionado em duas questões: a) Como o conhecimento foi compartilhado? e b) Qual a efetividade do compartilhamento de conhecimento? Para obter respostas a essas perguntas, foi realizada uma pesquisa entre os membros da equipe, seguida por uma análise da rede social composta por eles. Os resultados mostraram membros isolados ou com poucos laços entre eles. Também foi revelado que a rede não estava conectada a outros atores importantes da empresa. Os modos de socialização na captação de conhecimentos e de externalização na transmissão de conhecimentos foram aqueles de maior preferência e efetividade. Concluiu-se que um maior equilíbrio no compartilhamento de conhecimento, estimulando os modos de internalização e de combinação, contribuirá para a melhoria do desempenho da equipe.

    Resumo em Espanhol:

    Se investigó la experiencia de uno de los equipos de desarrollo del proyecto del nuevo EcoSport en la Ford Motor Camaçari / BA en cuanto al intercambio de conocimiento entre sus miembros. El objetivo era evaluar dicha experiencia, con miras al perfeccionamiento de futuros trabajos. El foco de la investigación se basó en dos cuestiones: a) ¿Cómo se compartió el conocimiento? b) ¿Cuál es la efectividad de compartir conocimiento? Para obtener respuestas para estas preguntas, se realizó una investigación entre los miembros del equipo, seguida de un análisis de la red social compuesta por ellos. Los resultados mostraron miembros aislados o con pocos lazos entre ellos. También fue revelado que la red no estaba conectada con otros actores importantes de la empresa. Los modos de socialización en la captación de conocimientos y de externalización en la transmisión de conocimientos fueran los de mayor preferencia y efectividad. Se concluyó que un mayor equilibrio en el intercambio de conocimiento, estimulando los modos de internalización y de combinación, contribuirá para la mejora del desempeño del equipo.

    Resumo em Inglês:

    The experience lived by a project development team for the new EcoSport at Ford Motor in Camaçari, Bahia was investigated regarding the knowledge sharing between its members. The goal was to evaluate that process, aimed at improving the team's work on new projects. The research focus was placed on two questions: a) what modes of knowledge sharing were preferably practiced. b) What was the effectiveness of these modes on the development process? To answer these questions, we conducted a survey among team's members followed by an analysis of their social network. The research found isolated members or with few ties between them. The network was also isolated in relation to other important actors of the company. The modes of socialization for capturing knowledge and externalization for the transmission of knowledge were the most preferred and effective by the majority of the team members. The authors concluded that it is highly recommended to increase the balance of the knowledge sharing via the stimulation of modes of combination and internalization.
  • IMERSÃO SOCIAL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU EFEITO PARADOXAL NO DESEMPENHO OPERACIONAL Artigos

    ROSSONI, LUCIANO; MARTINS, GUILHERME SILVEIRA; MARTINS, RICARDO SILVEIRA; SILVEIRA, REBECCA IMPELIZIERI MOURA DA

    Resumo em Português:

    Este artigo buscou analisar os efeitos da imersão relacional e da imersão estrutural no desempenho operacional das firmas, medido em termos de ganhos de produtividade e de qualidade. O objeto de estudo foi a indústria moveleira, com base em seus laços com clientes e fornecedores. Especificamente, analisamos como a imersão relacional - confiança e solidariedade - reforça a imersão estrutural, que foi avaliada a partir do grau de concentração de fornecedores e clientes das firmas. Foi possível identificar que a imersão relacional teve efeitos positivos nos indicadores de desempenho operacional, porém de maneira distinta: ela afeta a qualidade nas relações com clientes e a produtividade nos laços com fornecedores. Identificamos ainda, dois efeitos paradoxais. No primeiro, níveis baixos de imersão relacional com fornecedores geram efeitos negativos da imersão estrutural na produtividade, mas, em níveis mais altos, esses efeitos são positivos. No segundo, a contradição reside no efeito positivo da combinação dos dois tipos de imersão na produtividade, mas negativo na qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo buscó analizar los efectos de la inmersión relacional y de la inmersión estructural en el desempeño operativo de las firmas, medido en términos de aumentos de productividad y de calidad. El objeto de estudio fue la industria del mueble, con base en sus lazos con clientes y proveedores. Específicamente, se analizó cómo la inmersión relacional - confianza y solidaridad - refuerza la inmersión estructural, que fue evaluada a partir del grado de concentración de proveedores y clientes de las firmas. Fue posible identificar que la inmersión relacional tuvo efectos positivos en los indicadores de desempeño operativo, aunque de manera distinta: ella afecta la calidad en las relaciones con clientes y la productividad en los lazos con proveedores. También fueron identificados dos efectos paradójicos. En el primero, niveles bajos de inmersión relacional con proveedores generan efectos negativos de la inmersión estructural en la productividad, pero, en niveles más altos, esos efectos son positivos. En el segundo, la contradicción reside en el efecto positivo de la combinación de los dos tipos de inmersión en la productividad, pero negativo en la calidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze structural and relational embeddedness effects in operational performance in terms of productivity and quality gains. We investigated furniture companies and its customers and suppliers ties. Specifically, we analyze how relational embeddedness - trust and solidarity - reinforces structural embeddedness, which was evaluated from outsourcing costs and sales concentration. Our results point out that customers' relational embeddedness improves quality performance, whereas with suppliers leads to productivity gains. We found two paradoxical effects. First, lower levels of trust and solidarity generates negative effect on suppliers of structural embeddedness in productivity, but at higher levels these effects are positive. Second, the contradiction can be observed when we found a positive effect of two types of immersion combination in productivity, but negative on quality.
  • VALORES RELATIVOS AO TRABALHO DE PESQUISADORES EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA Artigos

    CAMMAROSANO, MARÍLIA; SANTOS, FERNANDO CÉSAR ALMADA; ROJAS, FRANCISCO ANTÔNIO ROJAS

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi analisar os valores relativos ao trabalho de pesquisadores em uma empresa de P&D brasileira, definindo-se suas prioridades axiológicas laborais. Estudos têm evidenciado lacunas sobre gestão de pesquisadores em organizações inovadoras, sendo esse recurso humano envolvido diretamente com a inovação. Por meio da compreensão dos valores pessoais laborais de pesquisadores em empresa de P&D, torna-se possível avaliar o que esses profissionais consideram importante em seu ambiente de trabalho, subsidiando conhecimento aos gestores de trabalhadores do conhecimento e possibilitando melhorias organizacionais. Por meio de um questionário validado, 208 pesquisadores da firma de P&D brasileira participaram deste estudo. Os resultados possibilitaram a compreensão da organização dos valores do trabalho dos pesquisadores, bem como suas prioridades axiológicas laborais, sendo estas definidas pela seguinte sequência: relações sociais, realização profissional, estabilidade e prestígio. Implicações e limitações do estudo foram levantadas e discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar los valores relativos al trabajo de los investigadores en una empresa de I&D brasileña, definiéndose sus prioridades axiológicas laborales. Los estudios han evidenciado lagunas sobre la gestión de investigadores en organizaciones innovadoras, siendo este recurso humano implicado directamente con la innovación. Por medio de la comprensión de los valores personales y laborales de investigadores en empresas de I&D, es posible evaluar lo que estos profesionales consideran importante en su ambiente de trabajo, proporcionando conocimiento a los gestores de trabajadores del conocimiento y posibilitando mejoras organizacionales. Por medio de un cuestionario validado, 208 investigadores de la firma de I&D brasileña participaron de este estudio. Los resultados posibilitaron la comprensión por la organización de los valores del trabajo de los investigadores, así como también sus prioridades axiológicas laborales, siendo estas definidas por la siguiente secuencia: relaciones sociales, realización profesional, estabilidad y prestigio. Implicancias y limitaciones del estudio fueron relevadas y discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to analyze values related to researcher work at a Brazilian R&D company, defining their axiological work priorities. Studies have evidenced gaps in researcher management at innovative organizations, with this human resource directly involved in innovation. Through an understanding of researchers' personal work values at an R&D company, it becomes possible to evaluate what these professionals consider important subsidizing knowledge to managers of knowledge workers and enabling organizational improvements in their work environment. By using a valid questionnaire, 208 researchers at a Brazilian R&D firm participated in this study. The results made it possible for the organization to understand the researchers' work values, as well as their axiological work priorities defined according to the following sequence: social relations, professional realization, stability and prestige. Study implications and limitations were raised and discussed.
  • THE SOCIAL IMPACT OF RESEARCH IN BUSINESS AND PUBLIC ADMINISTRATION Essays

    LIMA, GIOVANNA DE MOURA ROCHA; WOOD JR., THOMAZ
  • A ÉTICA E O MERCADO: O QUE ESTÁ EM JOGO? Resenha

    Araújo, Gabriel Aguiar de; Gomes, Josir Simeone
  • História social dos esportes Indicações Bibliográficas

    Hollanda, Bernardo Buarque de
  • O futebol sob a ótica das ciências sociais Indicações Bibliográficas

    Melo, Victor Andrade de
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br