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Revista de Administração de Empresas, Volume: 63, Número: 5, Publicado: 2023
  • PROGRAMAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO Em MULTINACIONAIS: OPORTUNIDADE PARA TRANSFERÊNCIA REVERSA DE CONHECIMENTO Artigos

    Fonseca, Luíza da; Kogut, Clarice Secches

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem por objetivo compreender como as empresas multinacionais gerenciam seus programas de diversidade e inclusão globalmente, identificando suas estratégias gerais, práticas de transferência, motivação das subsidiárias para internalizar essas práticas, e tratando de um assunto pouco abordado na literatura de diversidade e inclusão até o momento: a transferência reversa de conhecimento. Mediante um estudo exploratório de caso múltiplo, o estudo contribui ao integrar e avançar nas literaturas sobre diversidade e inclusão, negócios internacionais e de transferência reversa de conhecimento, o que, até onde sabemos, é um tópico inédito. O estudo destaca a importância da estratégia escolhida pelas matrizes, o contexto das subsidiárias, e o tamanho e poder das subsidiarias dentro das organizações, identifica os principais promotores de programas globais de diversidade e inclusão e condições para a transferência reversa de conhecimento, oferecendo, por fim, um quadro resumindo os conceitos trabalhados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo busca comprender cómo las empresas multinacionales gestionan sus programas de diversidad e inclusión a nivel mundial mediante la identificación de sus estrategias generales, sus prácticas de transferencia y la motivación de las filiales para internalizar dichas prácticas, y mediante el abordaje de un tema poco discutido en la literatura sobre diversidad e inclusión hasta la fecha: la transferencia inversa de conocimiento. A través de un estudio exploratorio de caso múltiple, esta investigación contribuye al integrar y hacer avanzar las literaturas sobre diversidad e inclusión, negocios internacionales y transferencia inversa de conocimiento, lo que, hasta donde sabemos, es algo inédito. El estudio pone de relieve la importancia de la estrategia de las empresas matrices y del contexto de las filiales, así como el tamaño y el poder de las filiales dentro de las organizaciones, identificando los principales impulsores de la diversidad e inclusión y las condiciones para la transferencia inversa de conocimiento y culminando en un marco resumido de los conceptos trabajados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to understand how multinational enterprises manage their diversity and inclusion (D&I) programs globally, identifying strategies, subsidiaries’ motivation to internalize practices, and addressing an issue little discussed in D&I literature to date: the reverse knowledge transfer (RKT). Through an exploratory multiple case analysis, this study contributes by integrating and advancing literatures of D&I, international business, and RKT, to the best of our knowledge not yet done. It highlights the importance of the headquarters’ strategy, the subsidiaries context as well as their relative size and power inside the organization, identifying main drivers for D&I and conditions for the RKT, culminating in a summarizing framework.
  • DESENVOLVENDO CAPACIDADE DINÂMICA EM ESTRATÉGIAS SOCIAIS Artigos

    Leão, Pablo; Gama, Marina Amado Bahia; Fleury, Maria Tereza Leme

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo compreender como as empresas desenvolvem capacidade dinâmica para implementar estratégias sociais a fim de gerenciar as pressões de stakeholders locais e globais. Portanto, realizamos um estudo de caso múltiplo com quatro multinacionais brasileiras do setor de papel e celulose. Essas empresas desenvolvem uma capacidade dinâmica que lhes permite se adaptar a um ambiente em mudança, monitorando-o e aprendendo com seus stakeholders, cultivando relacionamentos e parcerias mutuamente benéficas com outras organizações e constantemente adotando ou influenciando práticas sustentáveis. Os resultados deste artigo estendem a literatura que converge estratégias sociais e capacidades dinâmicas, apresentando evidências de que essas empresas estão desenvolvendo e implantando uma capacidade dinâmica que permite a implementação de estratégias sociais. Os resultados também mostram que essas empresas podem desenvolver capacidades complexas e dinâmicas para gerenciar as demandas dos stakeholders em níveis local e global. Este artigo contribui para a literatura de capacidade dinâmica e estratégias sociais, demonstrando que tal capacidade é crítica no gerenciamento de múltiplos stakeholders.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo las empresas desarrollan una capacidad dinámica para implementar estrategias sociales para gestionar las presiones de los stakeholders locales y globales. Se realizó un estudio de caso múltiple con cuatro multinacionales brasileñas del sector de celulosa y papel. Estas empresas desarrollan una capacidad dinámica que les permite adaptarse a un entorno cambiante al monitorear y aprender de sus stakeholders, cultivar relaciones y asociaciones mutuamente beneficiosas con otras organizaciones, y adoptar o influir constantemente en prácticas sostenibles. Los resultados de este artículo amplían la literatura en la que convergen estrategias sociales y capacidades dinámicas al presentar evidencia de que estas empresas están desarrollando y desplegando una capacidad dinámica que permite la implementación de estrategias sociales. Los resultados también muestran que las empresas pueden desarrollar capacidades complejas y dinámicas para gestionar las demandas de los stakeholders a nivel local y mundial. Este artículo contribuye a las literaturas sobre capacidad dinámica y estrategias sociales, al demostrar que dicha capacidad es fundamental en la gestión de múltiples stakeholders.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to understand how firms develop a dynamic capability to implement social strategies and manage pressures from local and global stakeholders. A multiple case study was conducted with four Brazilian multinationals in the pulp and paper industry. These firms develop dynamic capabilities to adapt to a changing environment by monitoring it and learning from their stakeholders, nurturing mutually beneficial relationships and partnerships with other organizations, and constantly adopting or influencing social strategies. This paper’s findings extend the literature that converges social strategies and dynamic capabilities by presenting evidence that these firms are developing and deploying a dynamic capability to implement social strategies. The findings also show that firms can develop complex and dynamic capabilities to manage stakeholder demands at local and global levels. Finally, this paper contributes to the dynamic capability and social strategy literature by demonstrating that such capability is critical in managing multiple stakeholders.
  • STATUS CATEGÓRICO E SEUS MECANISMOS RELACIONAIS DE ORDENAÇÃO DOS MERCADOS Artigos

    Weber, Tiziana Brenner Beauchamp; Godri, Luciana; Maciel, Cristiano de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Sistemas de status trazem ordem social aos mercados, mas eles são arranjos não meritocráticos que, em essência, privilegiam positivamente aqueles de mais alto status e penalizam desproporcionalmente aqueles de status inferior. Paradoxalmente, esses sistemas são mantidos não apenas por seus maiores beneficiados, mas também por aqueles que mais sofrem com suas desigualdades. A literatura tende a explicar a persistência desses sistemas por mecanismos macro ou micro orientados. Propomos uma via alternativa e complementar ao investigar os mecanismos relacionais que possam explicar a persistência desse paradoxo nas ordens de status. Tendo como objeto a hierarquia de status categórico de restaurantes em um mercado de alta gastronomia, empregamos a Perspectiva da Análise de Redes Sociais para identificar mecanismos relacionais (via modelagem em bloco) que atuam na manutenção desse sistema coletivo de produção de desigualdades. Os resultados da modelagem em bloco na rede de atribuição de deferências entre os produtores desse mercado revelaram uma estrutura de três papéis de deferência/apreciação simbólica (difusa, seletiva e egocentrada). Como conclusão, destacamos a ordem social como uma contínua tensão entre normalidade e caos nas relações entre papéis e o aspecto processual da estruturação de papéis dos mercados, o qual denominamos autorização da representação da categoria de mercado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los sistemas de estatus traen orden social a los mercados, pero son arreglos no meritocráticos que benefician a los de mayor estatus y penalizan a los de menor estatus. Paradójicamente, estos sistemas también son mantenidos por quienes más sufren sus desigualdades. La literatura tiende a explicar la persistencia de estos sistemas por mecanismos macro o micro orientados. Proponemos un camino alternativo al investigar los mecanismos relacionales que pueden explicar la persistencia de esta paradoja. Teniendo como objeto la jerarquía de estatus categorial en un mercado de alta gastronomía, utilizamos la perspectiva de análisis de redes sociales para identificar mecanismos relacionales que mantienen este sistema colectivo de producción de desigualdades. Los resultados revelaron una estructura de deferencia/apreciación simbólica de tres roles (difusa, selectiva y egocéntrica). Para concluir, destacamos el orden social como una tensión continua entre la normalidad y el caos en las relaciones entre roles y el aspecto procedimental de la estructuración de roles de mercado, lo que llamamos: autorización de la representación de la categoría de mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Status systems bring social order to markets, but they are non-meritocratic arrangements that benefit those of a higher status and penalize those of a lower status. Paradoxically, these systems are also maintained by those who suffer the most from their inequalities. The literature tends to explain the persistence of these systems through macro-oriented or micro-oriented mechanisms. We propose an alternative path by investigating relational mechanisms that might explain the persistence of this paradox. In an haute cuisine market, we used the social network analysis perspective to identify relational mechanisms that maintain this collective system. The results revealed a three-role structure of symbolic deference/appreciation (diffuse, selective, and egocentric). To conclude, we highlight the social order as a continuous tension between normality and chaos in the relationships between roles and the procedural aspect of structuring market roles, which we call authorizing the representation of a market category.
  • EFEITO DA MÍDIA COLABORATIVA ON-LINE NAS DECISÕES DE RECRUTAMENTO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO SETOR DE HOSPITALIDADE Artigos

    Üngüren, Engin; Türker, Nazlı

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo determinar se os dicionários colaborativos de hipertexto (DCHs) oferecem garantias no âmbito da teoria da garantia. Um roteiro fictício baseado em processos de recrutamento foi usado para examinar se os comentários sobre pessoas em DCHs fornecem uma garantia ou não. O estudo foi conduzido com um desenho pós-teste único com grupo de controle em meio a delineamentos experimentais verdadeiros. A amostra para o estudo foi composta por 359 pessoas, incluindo membros do conselho de administração de estabelecimentos de hospitalidade cinco estrelas com privilégios de recrutamento, subgerentes gerais, responsáveis pela contabilidade e pessoal de recursos humanos. O estudo concluiu que comentários positivos ou negativos sobre candidatos a um emprego em DCHs têm um impacto significativo na perspectiva dos recrutadores em relação aos candidatos e são considerados recursos importantes nos processos de recrutamento para fornecer garantias. Os resultados da pesquisa oferecem uma contribuição prática ao revelar o efeito do conteúdo de mídia social de candidatos na escolha feita pelo recrutador em um processo seletivo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación tiene como objetivo determinar si los diccionarios colaborativos de hipertexto (CHD) ofrecen garantías en el ámbito de la teoría de la garantía. Se utilizó un guión ficticio basado en procesos de contratación para examinar si los comentarios sobre las personas en CHD ofrecen una garantía o no. El estudio se lleva a cabo con un diseño de un solo grupo con postest de entre diseños experimentales verdaderos. La muestra constó de 359 personas, incluidos miembros de juntas directivas de establecimientos de alojamiento de cinco estrellas con privilegios de contratación, directores generales adjuntos, directores de contabilidad y personal de recursos humanos. El estudio concluyó que los comentarios positivos o negativos en los CHD sobre los candidatos a un empleo tienen un impacto significativo en la perspectiva de los reclutadores hacia dichos candidatos y se consideraron recursos importantes en los procesos de reclutamiento para brindar garantías. Los hallazgos de la investigación brindan una contribución práctica al revelar el efecto del contenido de las redes sociales de los candidatos en la selección realizada por el reclutador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to determine whether collaborative hypertext dictionaries (CHDs) offer warranties within the scope of the warranting theory. A fictional script based on recruitment processes was used to examine whether the comments about persons in CHDs offer warranties to recruiters. The study was conducted with a posttest-only control group design from amongst true experimental designs. The sample consisted of 359 persons, including board members of five-star accommodation establishments with recruitment privileges, deputy general managers, accounting managers, and human resources staff. The study concluded that positive or negative comments about applicants in CHDs significantly impact the recruiters’ perspective of them. Also, the research considered important resources in recruitment processes when it comes to offering warranties. The research findings provide a practical contribution by revealing the effect of applicants’ social media content on the recruiter’s choice.
  • REQUISITOS DE LIDERANÇA COLABORATIVA E TRANSFORMACIONAL EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS: LÍDERES TECNO-ORQUESTRADORES EM UM MUNDO VUCA Artigos

    Begeç, Suat; Akyuz, Goknur Arzu

    Resumo em Português:

    RESUMO No atual mundo digital e cada vez mais conectado em rede, o ambiente de negócios está sendo transformado em ecossistemas de parceiros onde há conectividade digital, dados em tempo real, compartilhamento de informações e visibilidade. Nesse contexto, os parceiros estão cada vez mais dependentes, a colaboração em rede vêm tornando-se um fator de sucesso fundamental, e os paradigmas de gestão, organização e liderança estão mudando radicalmente. Este estudo investiga os requisitos da liderança nessas condições colaborativas, transformacionais e de grande intensidade tecnológica. Por meio de uma revisão sistemática, o estudo apresenta os principais requisitos de liderança, as práticas de liderança desejadas e os perfis de líderes que se tornam bem-sucedidos nesse contexto, desenvolvendo um modelo conceitual. Os resultados revelam que os requisitos de liderança para o ecossistema digital atual são totalmente diferentes do entendimento tradicional de liderança, e a orquestração destaca-se como um conceito-chave. Este estudo é relevante por oferecer uma revisão abrangente da literatura e por desenvolver um modelo conceitual.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el mundo digital actual, cada vez más conectado en red, el entorno empresarial se está transformando en ecosistemas de socios en los que se activan la conectividad digital, los datos en tiempo real, el intercambio de información y la visibilidad. En este contexto, los socios son cada vez más dependientes, la colaboración en red se está convirtiendo en un factor clave de éxito, y los paradigmas de gestión, organización y liderazgo están cambiando radicalmente. Este estudio investiga los requisitos del liderazgo en estas condiciones colaborativas, transformacionales y de intensidad tecnológica. A través de una revisión exhaustiva y sistemática de la literatura, el estudio presenta los principales requisitos de liderazgo, las prácticas de liderazgo deseadas y los perfiles de líderes que tienen éxito en este contexto, desarrollando un marco conceptual. Los hallazgos revelan que los requisitos de liderazgo para el ecosistema digital actual son totalmente diferentes de la concepción tradicional del liderazgo, y la orquestación se destaca como un concepto clave. Este estudio es relevante por proporcionar una revisión bibliográfica completa y desarrollar un marco conceptual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In today’s increasingly web-enabled digital world, business environment is being transformed into ecosystems of partners in which digital connectivity, real-time data, information sharing, and visibility are enabled. Partners are becoming increasingly dependent, network collaboration is turning into a key success factor, and managerial, organizational and leadership paradigms are radically changing. This study investigates the requirements of leadership under these collaborative, transformational and technology-intensive conditions. Through a comprehensive and systematic literature review, the study offers main leadership requirements, desired leadership practices, and leader profiles to become successful in this context. Therefore, a conceptual framework is developed. The findings reveal that leadership requirements for digital ecosystems (DES’s) are entirely different from traditional leadership understanding, and orchestration stands out as a key concept. This study is valuable for providing a comprehensive literature review and developing a conceptual framework.
  • COMPORTAMENTO EMOCIONAL DE FUNCIONÁRIOS FORA DA LINHA DE FRENTE DURANTE CRISES: UMA COMPARAÇÃO ENTRE INDÚSTRIAS ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS Artigos

    Osorio, María Lucila; Madero, Sergio; Castillo, Ernesto del

    Resumo em Português:

    RESUMO As emoções dos funcionários devem ser consideradas como dados para identificar, analisar e utilizar no desenvolvimento de estratégias organizacionais durante as crises. O objetivo deste estudo é identificar e comparar as emoções dos funcionários de setores classificados como essenciais e não essenciais durante os primeiros dias da pandemia da Covid-19, classificada como uma grave crise organizacional. Uma análise de conteúdo mostra que as mesmas emoções existem em ambos os grupos, mas em proporções diferentes. Na indústria essencial, os funcionários demonstraram mais interesse, menos ansiedade e menos compaixão. Isso se deve a um maior senso de propósito e segurança conferido pelo tipo de indústria. Otimismo, gratidão e amor aparecem de modo semelhante em ambas as indústrias. Variáveis relacionadas ao trabalho e fatores demográficos não têm incidência na prevalência das emoções. Como contribuição, este estudo encontrou semelhanças e diferenças entre os setores e fornece uma compreensão relevante e profunda de como a pandemia da Covid-19 determinou o estado emocional dos funcionários.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las emociones de los empleados deben ser consideradas como datos a identificar, analizar y usar en el desarrollo de estrategias organizacionales durante las crisis. El propósito de este estudio es identificar y comparar las emociones de los empleados que no están en primera línea, de industrias clasificadas como esenciales y no esenciales durante los primeros días de la pandemia de COVID-19, un evento que provocó severas crisis organizacionales. El análisis de contenido identificó las mismas emociones en ambas industrias, aunque en diferentes proporciones. En la industria esencial, los empleados demostraron más interés, menos ansiedad y menos compasión, lo que puede deberse a un mayor sentido de propósito y de seguridad otorgado por el tipo de industria. Optimismo, gratitud y amor aparecieron de forma similar en ambas industrias. Las variables relacionadas con el trabajo y factores demográficos no tienen incidencia significativa en la prevalencia de las emociones. Como contribución, este estudio encontró similitudes y diferencias entre las industrias y provee un relevante y profundo entendimiento de cómo la pandemia de COVID-19 determinó el estado emocional de los empleados que no están en primera línea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The development of organizational strategies to face crises should identify, analyze, and use employee emotions. This study provides a comparative perspective between the emotions of non-frontline employees in essential and non-essential companies during the early days of the COVID-19 pandemic – an event that caused major organizational crises. Content analysis identified the same emotions in both industries, albeit to different extents. Employees in the essential industry expressed more interest, less sympathy, and less anxiety, which may have occurred due to a more significant sense of purpose and security in this industry. Hopefulness, gratitude, and love appeared similarly in both essential and non-essential industries. Work-related variables and demographics have no significant contribution toward the prevalence of emotions. As a contribution, this study uncovered similarities and differences between industries, providing a relevant and profound understanding of how the COVID-19 pandemic shaped the emotional state of non-frontline employees.
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