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INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

RESUMO

Objetivo:

As pesquisas relacionadas à economia criativa vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, principalmente pelo aumento de sua representatividade na economia global. Acredita-se que as organizações da economia criativa possuem características organizacionais diversas dos setores econômicos tradicionais, em que a criatividade é relevante no processo de inovação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a inovação em organizações da economia criativa.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

A literatura brasileira sobre inovação em negócios criativos ainda é incipiente, assim, espera-se contribuir para os estudos de administração.

Principais aspectos metodológicos:

Pesquisa qualitativa exploratória, abrangendo quatro microempresas do segmento de economia criativa. A abordagem teórica foi sobre inovação em organizações criativas e a análise sobre a inovação nas empresas investigadas foi realizada a partir de três categorias identificadas na literatura: organização, opções tecnológicas e clientes.

Síntese dos principais resultados:

Foram constatadas algumas características diversas dos segmentos tradicionais da economia, tanto no tipo de inovação quanto na forma como a inovação é gerenciada. Entretanto, é questionável se a flexibilidade que tanto auxilia no fluxo de ideias e informações seria uma realidade em empresas de maior porte.

Principais considerações/conclusões:

Como contribuições, este artigo levantou uma reflexão sobre criatividade e inovação neste segmento e também sobre a inovação em microempresas criativas.

PALAVRAS-CHAVE:
Inovação; Economia criativa; Microempresas; Processo de inovação; Criatividade

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