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JEITINHO BRASILEIRO VERSUS GUANXI CHINÊS: INVESTIGANDO SUAS INFLUÊNCIAS INFORMAIS PARA NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

RESUMO

O jeitinho brasileiro e o guanxi chinês são considerados formas indígenas de influência informal. O primeiro pode ser descrito como tática de comportamento para resolver problemas sociais. O último é genericamente descrito como uma forma de alcançar objetivos mediante a utilização de redes sociais. Esses processos de influência foram escolhidos porque são comumente usados nas negociações comerciais realizadas no Brasil e na China. Assim, compreender suas peculiaridades é fundamental para a gestão de organizações inseridas em negócios com essas duas culturas. Para tanto, procura-se determinar se esses processos são de influências diferentes, pois é possível que um processo originário de um contexto cultural particular também possa ser encontrado em outro lugar. Para investigar a singularidade e as relações entre eles, foram conduzidos dois estudos. Neles, os participantes avaliaram representatividade, tipicidade e positividade de cenários sociais, além de responderem ao questionário de valores pessoais (PVQ-21) e a uma escala de atitude em relação à corrupção. Os dados foram analisados por testes de diferenças entre médias e regressões hierárquicas, separadamente para cada país, e os resultados apresentados por amostra. Foram duas amostras: uma amostra de estudantes universitários, com 266 brasileiros e 220 chineses; e uma amostra de gestores, com 101 chineses de Cingapura e 246 brasileiros. Os resultados para o Brasil foram significativamente maiores para os valores de conservação e autotranscendência, em comparação aos resultados da China. Os respondentes chineses perceberam os cenários guanxi como mais típicos quanto ao que acontece na China do que os cenários do jeitinho, e houve um padrão inverso para os respondentes brasileiros. Embora os brasileiros tenham avaliado o jeitinho menos positivamente do que os chineses avaliaram o guanxi, os brasileiros não perceberam o jeitinho como mais positivo que o guanxi. Para a amostra de gestores, observou-se que os brasileiros tiveram uma pontuação significativamente menor em atitudes ante a corrupção nos negócios quando comparados com os gestores chineses. Regressões hierárquicas sugerem que a positividade está associada à corrupção nos negócios para cada respectivo tipo de cenários por nação.

PALAVRAS-CHAVE
Gestão transcultural; Influência informal; Corrupção; Negócios internacionais; Jeitinho brasileiro

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