Acessibilidade / Reportar erro

DINÂMICA DA SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE EMPRESAS

RESUMO

Objetivo:

Explorar o impacto relativo e conjunto de variáveis​ vinculadas à dinâmica da simulação sobre a aprendizagem percebida pelos participantes de jogos de empresas.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Embora estudos indicaram que variáveis vinculadas à dinâmica da simulação podem afetar a percepção dos participantes quanto a sua aprendizagem, é incomum investigar o impacto relativo e conjunto dessas variáveis sobre a aprendizagem. Na maioria dos estudos, o objetivo é avaliar a influência de um fator antecedente sobre aprendizagem. Ao investigar as possíveis inter-relações existentes entre as variáveis independentes e os efeitos da interação, amplia-se o escopo de análise.

Principais aspectos metodológicos:

A mostra foi composta por 90 alunos que cursavam o último ano da graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior no Brasil. Foram analisadas, por meio de regressão linear múltipla, seis variáveis vinculadas à dinâmica da simulação (animador, manual, equipe, complexidade, debriefing e duração).

Síntese dos principais resultados:

Duas variáveis compuseram o modelo de regressão (debriefing e duração). Essas variáveis obtiveram grau de associação de 59% com a intensidade do aprendizado percebido pelos participantes e explicaram 32% da sua variação.

Principais considerações/conclusões:

Os achados deste estudo podem auxiliar na construção de planos de aula com jogos de empresas, ao se revelar a influência de fatores vinculados à dinâmica da simulação, muitos dos quais sob o controle do animador da simulação.

PALAVRAS-CHAVE
Jogos de empresas; Aprendizagem vivencial; Dinâmica da simulação; Ensino de administração; Regressão linear múltipla

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br