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Indo além do economizing: o papel das redes sociais na apropriação de valor em relações cooperativas

Beyond economizing: social networks and value appropriation in cooperative relationships

Más allá del economizing: las redes sociales y la apropiación de valor en relaciones cooperativas

Este trabalho, de natureza teórica, investiga o papel das redes sociais para a compreensão da apropriação do valor em relações cooperativas. A perspectiva da governança (WILLIAMSON, 1985, 1996) adota um cenário composto por agentes atomizados para explicar a estratégia. Nele, é possível aos indivíduos estabelecer ex ante os benefícios de participação em uma relação cooperativa e, assim, mitigar as possibilidades de comportamento oportunista. O presente artigo demonstra que a caracterização dos mercados feita pela perspectiva da governança é imprecisa. Mais especificamente, argumenta que a existência de ativos específicos dificulta a obtenção da informação necessária para a determinação do valor gerado em um esforço cooperativo. Como consequência, é possível que haja o desalinhamento entre as contribuições relativas e as respectivas recompensas nessas relações. Compreender a forma como os agentes econômicos obtêm essa informação e quais as motivações por trás de sua transferência são os objetivos deste trabalho. Para tanto, a contribuição da nova sociologia econômica (GRANOVETTER, 1985, 2005; UZZI, 1996) é utilizada. As principais conclusões são: 1. o hold up não representa o único risco de comportamento oportunista em uma relação cooperativa; 2. a transferência de informações constitui uma dimensão que ajuda a explicar as motivações dos agentes nessas relações; 3. a participação em redes contribui para a redução dos custos de obtenção da informação relevante; 4. a existência de redes densas explica a transferência gratuita de dados entre os seus membros. O conteúdo desenvolvido nas próximas páginas possibilita uma reflexão acerca da relação entre os indivíduos e o espaço de interação em que realizam intercâmbios. Permite, dessa maneira, um olhar mais realista sobre a arquitetura dos mercados, tema curiosamente pouco estudado pelos economistas. Ademais, fornece ferramentas para a interpretação da existência de padrões heterogêneos de distribuição de valor em relações cooperativas.

Estratégia; Custos de transação; Enraizamento; Oportunismo; Redes


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