Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Nesta edição, a Revista de Administração Mackenzie (RAM) apresenta sete artigos que abordam importantes temáticas da administração: marketing, gestão de agronegócios, finanças, metodologia de pesquisa em administração, gestão da tecnologia da informação, aprendizagem nas organizações e ensino em administração.

No artigo relacionado a marketing, José Mauro da Costa Hernandez desenvolve um estudo comparativo sobre o valor hedônico de consumo em diferentes tipos de varejistas, no qual foram entrevistadas 583 pessoas e utilizou-se a técnica de análise de variância (teste ANOVA). Destaca-se como contribuição do trabalho a validação para o Brasil da escala de valor hedônico de compras (VHC) proposta por Babin, Darden e Griffin em 1994. A conclusão do trabalho é que o valor hedônico não pode ser atribuído a classes específicas de varejistas, uma vez que os efeitos principais, quando presentes, foram pouco significativos.

Na área de gestão de agronegócios, os autores Geraldino Carneiro de Araújo e Paulo Sergio Miranda Mendonça apresentam um trabalho que teve como objetivo analisar como é o processo de adequação da agroindústria às normas internacionalmente reconhecidas de sustentabilidade (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000). Para tanto, foi desenvolvido o estudo de caso de um frigorífico exportador de carne bovina no Estado de Mato Grosso do Sul. A técnica utilizada pelos autores foi a análise de conteúdo temática categorial. Observou-se que o processo de implantação das normas de sustentabilidade ocorreu por meio do desenvolvimento de programas socioambientais, mudando culturalmente as ações da organização e dos colaboradores.

O estudo, pertinente à área de finanças, realizado por Carlos André de Melo Alves e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim verificou os níveis de divulgação do risco operacional de 24 bancos do país e de 9 do exterior, segundo recomendações do Comitê da Basiléia, no período de 31 de dezembro de 2003 a 31 de dezembro 2004. A amostra baseou-se no relatório "50 maiores bancos", do Banco Central do Brasil. A análise empregou 9 categorias e 18 subcategorias baseadas em recomendações do Comitê, na revisão teórica e em pesquisa exploratória em que se coletou a opinião de profissionais relativa às categorias e subcategorias. Foram aplicados pelos autores os testes não paramétricos de Mann-Whitney e de Wilcoxon para verificar a existência ou não de diferenças na divulgação do risco operacional pelos bancos. Os resultados apontaram diferenças significativas.

Na área de metodologia de pesquisa em administração, o artigo de Laura Calixto analisa 34 teses e dissertações na área de gestão de custos ambientais, defendidas em programas de pós-graduação reconhecidos e credenciados pela Capes, que utilizaram a estratégia de estudo de caso, único ou múltiplo. A autora desenvolve a análise dos dados com base na análise de conteúdo temática categorial. Os trabalhos são examinados quanto a método, procedimentos metodológicos, técnicas de coleta de dados, validade e apresentação dos resultados. Evidenciam-se as fragilidades no rigor metodológico dos trabalhos analisados, destacando a preocupação sobre a adequada utilização do método de estudo de casos, único ou múltiplo.

Roberto Antônio Hoffmann, Valmir Emil Hoffmann e Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier são os autores do artigo sobre gestão da tecnologia da informação, o qual aborda a possibilidade de o comportamento estratégico da empresa influenciar ou não a sua percepção e seu processo de absorção da tecnologia da informação. A população estudada foi o conjunto de empresas varejistas de bens duráveis do município de Porto União, em Santa Catarina. Nesse estudo, os autores utilizaram a análise de variância (teste ANOVA) que apontou a existência de dependência entre essas variáveis, o que indica que as empresas pesquisadas podem estar utilizando a informatização como uma ferramenta estratégica.

Na área de aprendizagem nas organizações, o artigo de Silvio Podadiuk compara as visões das gerências com a dos atendentes no que se refere à gestão do conhecimento sobre reclamações. Trata-se de estudo exploratório aplicado em cinco empresas. O autor utilizou o teste não paramétrico de Mann-Whitney para verificar a existência ou não de diferenças na percepção desses grupos. Os resultados revelaram a presença de diferenças significativas sobre o entendimento do que seja a gestão de conhecimento.

Na área de ensino em administração, Denis Silva da Silveira, Eliane Maria Loiola e Simone Bacellar Leal Ferreira apresentam um artigo que se constitui em um ensaio sobre o ensino de conceitos fundamentais da lógica aplicada nos cursos de graduação na área de administração. Os autores desenvolvem uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico e formal, e de habilidades práticas exigidas no mercado de trabalho. Também apresentam uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de lógica formal aplicada.

Aproveitem a leitura!

WALTER BATAGLIA

Editor acadêmico

  • Apresentação

    Caro leitor,
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Fev 2011
    • Data do Fascículo
      Abr 2009
    Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista.adm@mackenzie.br