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O PODER PREDITIVO DE PESQUISAS NA INTERNET SOBRE O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

RESUMO

Objetivo:

Analisar a capacidade preditiva de pesquisas no Google sobre o mercado financeiro brasileiro.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Apesar de uma crescente literatura estrangeira utilizando dados sobre pesquisas oriundas no Google, não se tem conhecimento de trabalhos desta natureza no Brasil. A aplicação no mercado financeiro evidencia novas fontes de informação acerca do movimento dos mercados e pode contribuir para pesquisadores e praticantes compreenderem esta dinâmica.

Principais aspectos metodológicos:

Foram estimados testes de Causalidade de Granger para investigar os efeitos em três variáveis dos mercados de renda acionário e de renda fixa: volume, retorno e volatilidade. Testam-se as hipóteses de que tanto o nível de pesquisas afeta as três variáveis financeiras quanto a relação contrária. Foram usados dados semanais de pesquisas do Google Trends e dos mercados financeiros entre o período de 2007 a 2014.

Síntese dos principais resultados:

Evidencia-se a existência de um efeito preditivo entre os níveis de pesquisas e as variáveis financeiras, principalmente no mercado de renda variável. Todavia, este resultado não foi robusto em todos os casos analisados. Destaca-se que, para a relação inversa, isto é, o mercado financeiro impactando o nível de pesquisas no Google, encontrou-se forte evidência de uma relação causal. O uso de uma estratégia de negociação baseada neste tipo de dados gerou retornos maiores do que os benchmarks definidos.

Principais considerações/conclusões:

O estudo revelou uma relação significativa entre o nível de pesquisas no Google e o mercado financeiro. Os resultados oferecem uma nova fonte de informação que afeta o mercado financeiro do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE
Google Trends; Atenção do investidor; Eficiência de mercado; Microestrutura de mercado; Modelos VAR

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