Acessibilidade / Reportar erro

Sistemática multicritério para priorização de embarques marítimos

Prioritizing maritime booking confirmation using multicriteria

O objetivo do artigo é apresentar o processo de decisão em grupo realizado junto a executivos de uma agência marítima com operação no Sul do Brasil, no qual a técnica Processo de Análise Hierárquica (AHP) foi utilizada como suporte. A decisão envolveu a priorização de confirmações de reservas de embarque de cargas de exportação em um determinado instante, em situação de escassez - falta de contêineres vazios ou espaços nos navios disponíveis. O contexto do estudo foi o porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. A escolha da organização e do porto foi feita por conveniência. Utilizou-se a metodologia de resolução de problemas da pesquisa operacional (formulação do problema, construção do modelo, solução do modelo, teste do modelo e avaliação da solução e avaliação final) para gerar um modelo matemático para auxiliar os decisores na priorização de reservas de embarque de cargas. Dados secundários foram coletados da empresa estudada. Foram feitas reuniões para geração do modelo com a equipe comercial da empresa, composta por quatro funcionários e um gerente. O método mostrou-se apropriado para expandir a mente dos decisores, ao oportunizar a incorporação no processo decisório de outros fatores, além da visão meramente financeira, considerando fatores gerenciais e organizacionais. A validação do processo pelo grupo de executivos incluiu uma apreciação da qualidade da decisão tomada. Os executivos envolvidos foram unânimes ao afirmarem sua satisfação com os resultados obtidos a partir da utilização da técnica.

Tomada de decisão em grupo; AHP; Alocação de carga de exportação; Armazenagem em navios; Análise multicritério


Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br