Acessibilidade / Reportar erro

O IMPACTO DE INTANGÍVEIS DE EMPRESAS ALEMÃS, INGLESAS E PORTUGUESAS: DE 1999 A 2016

RESUMO

Objetivo:

O presente artigo tem o propósito de investigar qual é a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. Apesar de o IAS 38 atribuir valor aos ativos intangíveis, há uma grande lacuna entre a contabilização e a necessidade do mercado. Essa lacuna é dada pelo conservadorismo contábil na contabilização dos ativos intangíveis e por sua difícil mensuração. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio da metodologia proposta por Gu e Lev (2011)Gu, F., & Lev, B. (2011). Intangible assets-measurement, drivers, usefulness. In G. Schiuma (Ed.). Managing knowledge assets and business value creation in organizations: Measures and dynamics (pp. 110-124). New York: IGI Global Snippet. Retrieved from https://www.igiglobal.com/chapter/intangibleassetsmeasurementdriversusefulness/50252
https://www.igiglobal.com/chapter/intang...
, utilizando proxies como CDS, Libor e Euribor e testes de sensibilidade. Espera-se que o IDE reflita o capital intangível e crie valor ao acionista. Este estudo busca interpretar a contribuição dos intangíveis e a previsão de seu impacto no mercado.

Originalidade/valor:

O tema de avaliação dos ativos intangíveis tem sido abordado de diversas formas. Sua relevância está na necessidade de estabelecer métodos para sua mensuração.

Design/metodologia/abordagem:

A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa com dados em painel com a utilização do Stata-15. A base de dados é o Capital IQ com empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, na Inglaterra e em Portugal de 1999 a 2016, com frequência anual.

Resultados:

Os resultados sugerem que o comprehension value tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital e o intangibles-driven-earnings são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento e gastos de vendas, gerais e administrativos.

PALAVRAS-CHAVE
Ativos intangíveis; Alemanha; Inglaterra; Portugal; Teste de sensibilidade

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br