Acessibilidade / Reportar erro

“MERGULHANDO” NOS SIGNIFICADOS E REVELANDO CONCEPÇÕES DO SER PROFESSOR NA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo é identificar as concepções do ser professor em Administração. As reflexões teóricas que definiram a compreensão do fenômeno estão associadas ao conhecimento docente, à formação de professores e às concepções do ser professor.

Originalidade/valor:

Os resultados deste estudo revelam que as concepções do ser professor refletem sobre a prática docente e no desenvolvimento dos saberes concebidos a partir das ideologias dominantes do campo, dos contextos socioeconômicos e dos contextos políticos atuais. Este estudo contribui para o processo de formação do professor em Administração.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza a fenomenografia como método para compreender, a partir do espaço de resultados, o significado das concepções identificadas por meio de entrevistas realizadas com 20 professores atuantes na pós-graduação de Administração de programas no Brasil por mais de dez anos.

Resultados:

Os resultados da análise dos dados permitiram a identificação de quatro concepções do ser professor: 1. um profissional que realiza o trabalho como qualquer outro; 2. um educador que atua como mediador do conhecimento; 3. um autor de processo educacional; e 4. um agente que transforma as pessoas e a si mesmo.

PALAVRAS-CHAVE
Concepções; Ensino de Administração; Formação de professores; Fenomenografia; Brasil

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br