RESUMO
Objetivo:
Analisar a constituição das feminilidades contemporâneas por meio da investigação em profundidade do modo como um grupo de leitoras assíduas de blogs de alta moda produz sentidos sobre si e sobre as relações sociais a que estão envolvidas.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
O estudo avança na compreensão de como os relacionamentos sociais se constituem em compleições complexas e os blogs, ferramentas de publicação virtual do conteúdo das atividades diárias de seus idealizadores, em novos espaços influenciadores na construção da subjetividade de indivíduos ou mesmo entendendo-os como formas contemporâneas de organização.
Principais aspectos metodológicos:
O estudo qualitativo com dados coletados a partir de técnicas de observação em ambiente virtual e entrevistas semiestruturadas.
Síntese dos principais resultados:
O blog de alta moda como uma organização empresarial, com um perfil de leitoras apresentando interesses e características comuns, além de a feminilidade emergir como um complexo multifacetado de características próximas e distantes dos antigos papéis públicos desempenhados pela mulher.
Principais considerações/conclusões:
Conjectura-se a concepção do blog como um locus digital onde são possíveis interações sociais e relações mercadológicas. O trabalho também permitiu trazer o debate das abordagens feministas pós-modernas para o campo dos estudos organizacionais, reafirmando o caráter intermitente da constituição subjetiva do gênero feminino na perspectiva emancipatória contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE
Feminilidades contemporâneas; Blogs; Organizações virtuais; Gênero; Subjetividade