Acessibilidade / Reportar erro

INOVAÇÃO EM MERCADOS EMERGENTES: O PAPEL DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E DA INSERÇÃO EM CADEIAS DE VALOR LOCAL E GLOBAL

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo é identificar os efeitos da inserção em cadeias de valor local e global como um determinante para a inovação da firma em países emergentes, bem como a relação existente entre capacidade de absorção e inserção em cadeias de valor.

Originalidade/valor:

Este artigo combina contribuições de diferentes correntes de literatura para desenvolver uma estrutura mais abrangente sobre a análise da inovação em firmas de países emergentes. O estudo considera as relações entre os parceiros na cadeia de valor local e global, bem como a influência dos recursos internos como crucial para o acesso ao conhecimento externo.

Design/metodologia/abordagem:

As análises econométricas foram feitas usando modelos lineares generalizados. O período de análise compreende os anos de 1998 a 2011. As hipóteses de pesquisa foram testadas utilizando diferentes modelos para relacionar a capacidade de inovação das empresas à inserção em cadeias de valor local e global ou à posse de recursos internos e externos.

Resultados:

Os resultados deste estudo indicam que o relacionamento com todos os parceiros na cadeia de valor global contribui para aumentar os níveis de inovação das empresas pesquisadas. Os recursos internos tiveram influência positiva sobre a capacidade de inovação das empresas, sugerindo que os recursos internos são de importância crucial no acesso ao conhecimento externo, o que significa que a capacidade das empresas de utilizar esse conhecimento depende, fundamentalmente, de sua capacidade de absorção.

PALAVRAS-CHAVE
Inovação; Cadeia de valor; Capacidade de absorção; Cooperação; Modelos lineares generalizados

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br