Acessibilidade / Reportar erro

A INFLUÊNCIA DOS GESTORES NAS CAPACIDADES DA EMPRESA

RESUMO

Objetivo:

Verificar o papel moderador das características dos gestores, como idade e tenure (tempo no setor, cargo, empresa), na relação entre a capacidade absortiva realizada (RACAP) e a capacidade arquitetural de marketing (CAM).

Originalidade/valor:

O presente estudo considera o elemento humano como fator que afeta as relações entre as capacidades da empresa. Contribui teoricamente ao auxiliar o entendimento do que pode impactar a formulação e implementação de estratégias de marketing, além de fortalecer teoricamente o papel do elemento humano. Como contribuição prática, demonstrou-se que não basta apenas buscar o conhecimento externo, mas também é necessário que ele seja transformado para então ser utilizado de maneira eficaz na elaboração e aplicação das estratégias de marketing.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de pesquisa de caráter quantitativo, com corte temporal transversal. Este estudo testou empiricamente as hipóteses com base em uma amostra de 343 gestores de marketing de indústrias brasileiras de manufatura. Os dados foram coletados por meio de survey e tratados por meio de modelagem de equações estruturais no software AMOS.

Resultados:

As características dos gestores (idade e tenure) moderam a relação entre uma parte da RACAP (transformação do conhecimento) e a CAM (capacidade arquitetural de marketing). Gestores mais experientes devem ser valorizados, pois comprovou-se que, nesse setor, eles fazem a diferença na hora de transformar o conhecimento e utilizá-lo em suas estratégias.

PALAVRAS-CHAVE
Capacidade absortiva; Capacidade de marketing; Características dos gestores; Tenure; Idade

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br