Acessibilidade / Reportar erro

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E RESULTADOS EM GRUPOS DE PESQUISA

RESUMO

Objetivo:

Este estudo tem o objetivo de identificar relações entre “competências gerenciais” (CG) e o alcance de resultados em “grupos de pesquisa” (GP) brasileiros, bem como eventuais diferenças decorrentes de características sociodemográficas ou funcionais.

Originalidade/valor:

Assim como as organizações em geral, GP precisam investir em aspectos que potencializem seus resultados, assumindo uma abordagem mais estratégica, voltada a eficiência na captação e gestão de recursos e estabelecimento de redes e parcerias, aspectos que são influenciados pelas competências do líder, que nem sempre as detém satisfatoriamente. Ademais, o estudo é inovador em aplicar a escala de resultados em GP (pela primeira vez), identificando suas relações com CG.

Design/metodologia/abordagem:

Foram empregadas a Análise de Correlação (Kendall-tau) e Testes de diferenças entre medianas (Mann-Whitney e Kruskall-Wallis) a partir de questionários eletrônicos respondidos por 387 líderes de GP, que aceitaram o convite enviado a 6.723 pesquisadores.

Resultados:

O estudo baseou-se em escalas com evidências de validade e seus achados indicaram que, para alcançar melhores resultados, não é suficiente que o líder do RG domine a gestão de pessoas e de resultados de pesquisa, sendo necessária a dedicação à captação de recursos e de pessoas, pois essas CG estão mais associadas a resultados em GP. Foram identificadas diferenças decorrentes de nível instrucional, gênero, recebimento de bolsa de produtividade, área do conhecimento e/ou tempo de experiência de pesquisa e de vínculo com o grupo.

PALAVRAS-CHAVE
Competências gerenciais; Resultados de grupos de pesquisa; Correlação de Kendall-tau; Teste U de Mann-Whitney; Teste H de Kruskall-Wallis

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br