Acessibilidade / Reportar erro

EMPODERAMENTO FEMININO POR MEIO DE INOVAÇÃO SOCIAL EM EMPRESAS SOCIAIS INDÍGENAS

RESUMO

Objetivo:

Explorar os mecanismos que permitam a capacitação das mulheres em uma empresa social e como elas impulsionam o desenvolvimento local em uma comunidade indígena Zapoteca, o terceiro maior grupo étnico no México.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Este artigo contribui para a extensão da literatura em empreendimento social a partir de uma perspectiva de gênero, explorando os mecanismos que permitem às mulheres prosperar em comunidades indígenas com altos níveis de marginalização.

Principais aspectos metodológicos:

Este artigo segue uma metodologia de estudo de caso, aproximação indutiva e método qualitativo por meio de 70 entrevistas em profundidade.

Síntese dos principais resultados:

Apesar de a prevalência de uma cultura machista ter inibido o fortalecimento democrático e político das mulheres, mecanismos como segurança do trabalho, microcréditos de baixo custo e políticas de igualdade de gênero têm impulsionado seu empoderamento econômico.

Principais considerações/conclusões:

A criação de mecanismos de empoderamento na empresa social tem permitido a toda a comunidade Zapoteca prosperar e aumentar o seu nível de bem-estar. As mulheres têm se beneficiado particularmente pela oportunidade que deu à organização de trabalhar e empreender, empoderando-lhes para criar novos negócios; entretanto, mudam a cultura dominante por uma sociedade mais igualitária. O aumento nos controles de suas fontes de rendimento tem promovido a participação das mulheres em questões de política e de gestão, e tem inspirado mais mulheres a trabalhar na empresa social.

PALAVRAS-CHAVE
Empresa social; Empoderamento feminino; Igualdade de gênero; Desenvolvimento local; Inovação social

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br