Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caro(as) leitor(as),

Esta edição é o início de um processo de aumento da visibilidade internacional da Revista de Administração Mackenzie (RAM).

A partir dela, ampliaremos a quantidade de textos em inglês, e, até o final de 2016, todos os artigos da RAM serão publicados nesse idioma. Dessa forma, todos os autores poderão ser conhecidos por pesquisadores de outros países, o que permitirá aos estudiosos brasileiros ampliar a rede de relacionamentos, com vista ao desenvolvimento de futuras parcerias.

Com essa iniciativa da RAM, deveremos atender aos critérios da Scopus para que possamos fazer parte desse indexador e aumentar mais ainda a visibilidade internacional da revista.

O esforço para atingir essa meta é resultante da colaboração de muitos agentes: 1. leitor(a), que, por uma razão ou outra, contribui para a disseminação dos conhecimentos associados com os artigos publicados; 2. autor(a), que atribui qualidade e credibilidade à RAM ao submeter o seu artigo ao escrutínio dos avaliadores mediante o processo blind review; 3. a equipe técnica e editorial da revista composta por assistente, editores de seção e avaliadores competentes; 4. a Editora Mackenzie, sempre atenta à execução dos trabalhos em conformidade com os padrões mais elevados de qualidade; 5. o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie; 6. todos os colaboradores que participam e participaram dessa jornada desde a origem da RAM, em 2000.

Nesta edição, há quatro artigos em inglês. Ao final dessa apresentação, veremos algumas estatísticas associadas a artigos submetidos, autorias, tempos e áreas do conhecimento que mais submeteram artigos.

O artigo de Ana Paula Paes de Paula, "Em busca de uma ressignificação para o imaginário gerencial: os desafios da criação e da dialogicidade", teve como objetivo discutir a ressignificação do imaginário gerencial, recuperando outro sentido para a gestão, que envolve criação e diálogo e representa uma nova dinâmica para a atividade, além de desafios para a formação dos administradores. É feito um contraponto entre a concepção empírica e a concepção abstrata de gestão, para salientar os aspectos práticos, sociais e políticos da atividade gerencial e colocar em questão a visão tradicional da gestão como planejamento e controle. É argumentado que a essência da gestão é a dialética e que o seu desafio é recorrer à dialogicidade para enfrentar as contradições. A autora sustenta que a força do imaginário gerencial reforça o mito de que fazer negócios e controlar é sinônimo de gerenciar, apesar das constatações empíricas que contrariam essa visão.

O artigo "Online recruitment of people with disabilities: technology in favor of diversity?" ("Recrutamento on-line de pessoas com deficiência: a tecnologia em favor da diversidade?"), de Michelle Pinto de Lima, teve como objetivo a análise do recrutamento, via web, de pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Foram analisados anúncios disponibilizados em websites direcionados exclusivamente para o recrutamento de pessoas com deficiência. As categorias de análise envolveram o conteúdo dos anúncios, a acessibilidade e a sua usabilidade mediante teste de validação automática de acessibilidade a partir da utilização da ferramenta Hera. A principal conclusão é que, embora os anúncios contemplem diversas informações relativas à oferta de emprego, há clara demonstração de que as empresas especializadas nesse tipo de recrutamento não estão preparadas para receber trabalhadores com deficiência. Além disso, precisam de melhor orientação quanto à eliminação de práticas de discriminação.

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer e Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte elaboraram o artigo "Ethical leadership, leader-follower relationship and performance: a study of a telecommunications company" ("Liderança ética, relacionamento líder-seguidor e desempenho: um estudo em uma empresa de telecomunicações") que visou analisar a influência da liderança ética sobre o relacionamento líder-liderados e suas consequências para o desempenho individual, o comprometimento com metas de trabalho e a cidadania organizacional em uma empresa de telecomunicações. Utilizou-se uma amostra de 161 vendedores de lojas e 15 gerentes responsáveis por unidades de vendas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, e a análise estatística foi feita mediante a técnica de regressão múltipla entre as variáveis estudadas. Os resultados sugerem que a ética na atuação dos líderes parece ter implicações positivas sobre a produtividade no trabalho, mediante a construção de um melhor relacionamento com seus subordinados.

Alex Fernando Borges, Mozar José de Brito, Juvêncio Braga de Lima e Carolina Lescura de Carvalho Castro, autores de "Empreendedorismo em empresas familiares: a pesquisa atual e os desafios futuros", apresentam uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares. A leitura integrada de 73 artigos permitiu identificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares. Concluiu-se que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza dessas organizações. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e empresas familiares.

"Innovation in a religious environment: establishing an inter-organizational network oriented to the Islamic market" ("Inovação em ambientes religiosos: estabelecendo uma rede interorganizacional voltada para o mercado islâmico") é o título do artigo de Julio Araujo Carneiro da Cunha, Leandro Januário de Souza, Flávio Romero Macau e Nawfal Assa Mossa Alssabak. O objetivo do estudo foi compreender como ocorre a geração de inovação em um ambiente institucionalmente mais rígido em decorrência dos requerimentos oriundos dos preceitos islâmicos. A inovação em ambientes voltados a atender a preceitos religiosos parece ocorrer com maior ênfase no produto. Para que o produto inove, mudanças de processos também devem ocorrer. Contudo, uma mudança só acontece quando não há interferência nos preceitos religiosos. Inovações em ambientes de rigidez religiosa são possíveis, ainda que dentro de restrições. Para tal, é interessante que todos da rede, independentemente de suas crenças, entendam quais são essas normas religiosas, especialmente via isomorfismo e construção de capital social, para que a busca de soluções inovadoras não interceptem o que é religiosamente condenável.

Paulo Sérgio Martins, Edmundo Escrivão Filho e Marcelo Seido Nagano elaboraram o artigo "Fatores contingenciais da gestão ambiental em pequenas e médias empresas" com o objetivo de apresentar uma sistematização das principais barreiras e facilitadores da implantação da gestão ambiental em pequenas e médias empresas (PMEs) encontrados na literatura, de forma a associar esses fatores contingenciais com as especificidades de gestão desse porte de empresas. Os resultados mostraram os fatores internos das PMEs ligados a gestão, estrutura, recursos, competências organizacionais, entre outros, como os mais críticos para a implantação e manutenção da gestão ambiental e, portanto, os que merecem maior atenção dos formuladores de políticas públicas e dos dirigentes de empresas desses portes. Além do mais, os fatores identificados como facilitadores, apesar de escassos, revelam que as empresas de menor porte possuem especificidades que podem se tornar potencialidades no campo ambiental.

O artigo "Influência da experiência dos gestores na busca de informação sobre unk unks em projetos inovadores", de Rosaria de Fátima Segger Macri Russo e Roberto Sbragia, teve como objetivo compreender se os gestores mais experientes incorrem na falácia da centralidade, negligenciando a busca de informação sobre os unknown unknowns em projetos inovadores para dar sentido (sensemaking) ao que ocorre no contexto do projeto. Realizou-se uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 35 eventos imprevistos. Com base em entrevistas, a análise dos dados foi inicialmente qualitativa e posteriormente quantitativa, fundamentada em testes estatísticos não paramétricos. Os principais resultados apontaram que, apesar da relevância da busca por informação para lidar com os unknown unknowns, sua adoção se revelou inversamente correlacionada ao tempo de experiência profissional dos gestores. Vieses como ancoragem, consciência limitada, escalada do comprometimento e excesso de confiança, dificultaram a percepção da lacuna de conhecimento.

Lílian Carneiro Souza e Alessandra Rachid, autoras de "Production management and employees - a survey of auto parts companies" ("Gestão da produção e trabalhadores - um survey em empresas de autopeças", apresentam um panorama da adoção de métodos de gestão da produção em 95 empresas de autopeças no Brasil e verificam se há o envolvimento dos trabalhadores da fábrica na sua utilização, considerando a relevância do envolvimento para o desempenho organizacional e a obtenção dos resultados esperados pela adoção desses métodos, como apontado por pesquisas sobre gestão participativa e pelos manuais da área de gestão de operações. Os resultados indicaram que, em sua maioria, as empresas pesquisadas responderam que há o envolvimento dos trabalhadores, embora isso varie de um método para outro. Identificaram-se casos de métodos que foram implantados e, depois de algum tempo, deixaram de ser utilizados por algumas empresas, como os Seis Sigma e o programa de sugestões.

Gráfico 1
DECISÕES SOBRE ARTIGOS PUBLICADOS
Gráfico 2
TEMPO ENTRE RECEPÇÃO E PUBLICAÇÃO – MESES
Gráfico 3
AUTORES E ARTIGOS PUBLICADOS POR REGIÃO
Gráfico 4
ARTIGOS PUBLICADOS POR ÁREA
Gráfico 5
NÚMERO DE AUTORES POR ÁREA

Silvio Popadiuk
Pós-doutor pela Universidade de Toronto.
Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e editor acadêmico da Revista de Administração Mackenzie.
Rua da Consolação, 930, Prédio T, térreo, Consolação, São Paulo - SP - Brasil - CEP 01302-907
E-mail: silvio.popadiuk@mackenzie.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2016
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br