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ANÁLISE EMPÍRICA DOS FATORES QUE POSSIBILITARAM ENTRADAS NA INDÚSTRIA DE CIMENTO BRASILEIRA

EMPIRICAL ANALYSIS OF THE DETERMINANTS OF ENTRY IN THE BRAZILIAN CEMENT INDUSTRY

ANÁLISIS EMPÍRICO DE LOS FACTORES QUE PERMITIERON ENTRADAS EN LA INDUSTRIA DE CEMENTO BRASILEÑA

A indústria de cimento é um exemplo clássico de uma indústria concentrada-homogênea, onde a entrada é difícil. Ainda assim, ocorreu um aumento no número de entrantes na indústria de cimento brasileira nos últimos anos. O objetivo do presente estudo é identificar os principais fatores que impactaram as decisões de entrada regionais no mercado de cimento brasileiro, no período de 2003 a 2012. Outro objetivo é explorar possíveis causas para as firmas incumbentes dessas regiões terem decidido acomodar essas novas entradas. Outros estudos que analisaram a indústria de cimento (Salvo, 2010Salvo, A. (2010). Inferring market power under the threat of entry: the case of the Brazilian cement industry. Rand Journal of Economics, 41(2), 326-350.; Miller & Osborne, 2014Miller, N. H., & Osborne, M. (2014). Spatial differentiation and price discrimination in the cement industry: evidence from a structural model. Rand Journal of Economics, 45(2), 221-489.; Zeidan & Resende, 2009Zeidan, R., & Resende, M. (2009). Measuring market conduct in the Brazilian cement industry: a dynamic econometric investigation. Review of Industrial Organization, 34(3), 231-244., 2010Zeidan, R., & Resende, M. (2010). Colusão ótima com monitoramento imperfeito: teste do modelo de Abreu-Pearce-Stachetti para os mercados brasileiros regionais de cimento. Economia Aplicada, 14(1), 41-50.; La Cour & Møllgaard, 2003La Cour, L. F., & Møllgaard, P. (2003). Market domination: tests applied to the Danish cement industry. European Journal of Law and Economics, 14, 99-127.) não focaram as entradas. O presente estudo se integra à literatura acadêmica sobre o comportamento de firmas brasileiras em estruturas de mercado concentradas ao focar a análise da ocorrência de entradas nesses mercados. Os principais fatores considerados são: consumo, crescimento do consumo, custo de transporte, número de empresas atuantes, número de fábricas e características regionais no período entre 2003 e 2012. Um modelo logit é utilizado para estimar o impacto desses fatores nas probabilidades de entrada e expansão das incumbentes. Uma análise exploratória baseada em discussão de casos também é realizada na tentativa de explicar o comportamento das incumbentes. Os resultados indicam que, além das características regionais, um alto nível de consumo corrente e uma menor concentração de mercado - medida pelo número de firmas atuantes ou de fábricas existentes por região - são as condições que mais significativamente favo- recem a ocorrência de entradas. As decisões de expansão das incumbentes, por sua vez, são mais fortemente correlacionadas com o potencial de crescimento de consumo, permitindo que a entrada ocorra em regiões brasileiras com alto nível de consumo corrente mas baixo potencial de crescimento.

Estratégias de entrada; Estratégias das incumbentes; Indústria de cimento; Competição espacial; Concentração


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