Alunurm et al. (2020)Alunurm, R., Rõigas, K., & Varblane, U. (2020). The relative significance of higher education-industry cooperation barriers for different firms. Industry & Higher Education, 34(6), 377-390. https://doi.org/10.1177/0950422220909737 https://doi.org/10.1177/0950422220909737...
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Cooperação entre o ensino superior e a indústria |
Processo linear com fases de motivação, escolha da forma de cooperação, engajamento, resultados e impactos, em um ambiente com barreiras e facilitadores. |
Sequencial |
Ankrah e AL-Tabbaa (2015)Ankrah, S., & AL-Tabbaa, O. (2015). Universities-industry collaboration: A systematic review. Scandinavian Journal of Management, 31(3), 387-408. https://doi.org/10.1016/j.scaman.2015.02.003 https://doi.org/10.1016/j.scaman.2015.02...
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Framework conceitual do processo de colaboração universidade-indústria |
Formado por aspectos-chave dominantes: motivações, formas de colaboração, processo formativo, atividades, fatores que potencializam e inibem a colaboração, e resultados. O estudo aponta para uma teoria subjacente à colaboração universidade-indústria a partir de uma visão integradora de diversas outras. |
Sequencial |
Chen et al. (2020)Chen, K., Lu, W., & Wang, J. (2020). University-industry collaboration for BIM education: Lessons learned from a case study. Industry & Higher Education, 34(6), 401-409. https://doi.org/10.1177/0950422220908799 https://doi.org/10.1177/0950422220908799...
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Colaboração universidade- -indústria para ensino em modelagem de informações de construção |
O framework enfatiza a importância de haver contribuições de ambas as partes para o desenvolvimento curricular, o projeto pedagógico e a realização de cursos, os quais têm sido organizados somente pela academia. |
Voltado para resultado |
Cuevas et al. (2019)Cuevas, O. C. C., Martín, A. A. S., Ballesteros, J. C. M., Santamaria, L. E. B., Pinzón, D. B. G., Erazo, C. O. B., Jalizev, R. A. R., Vargas, A. G. C., & Arango, M. A. P. (2019, October 2-4). Organizational model proposal for the creation of university-industry relationship and coworking R+D+I. Congreso Internacional de Innovación y Tendencias em Ingenieria. https://doi.org/10.1109/CONIITI48476.2019.8960703 https://doi.org/10.1109/CONIITI48476.201...
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Relacionamento universidade-indústria e coworking em P&D e inovação |
O framework é composto por três blocos integrados: recepção, coordenação e entrega. Por sua vez, cada bloco é formado por um conjunto de unidades que se interconectam seguindo uma lógica processual. |
Sequencial |
Daoud et al. (2017)Daoud, A. O., Tsehayae, A. A., & Fayek, A. R. (2017). A guided evaluation of the impact of R&D partnerships on university, industry, and government. Canadian Journal of Civil Engineering, 44(4), 253-263. https://doi.org/10.1139/cjce-2016-0381 https://doi.org/10.1139/cjce-2016-0381...
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Framework para avaliação de parcerias em P&D em universidades, indústria e governo |
Definição e avaliação dos resultados e impactos das parcerias de P&D entre universidades, grupos industriais e agências governamentais. Cada componente do framework apresenta uma lista de critérios alinhados com os conceitos de inputs, outputs e outcomes para parcerias de P&D. |
Sequencial |
Galán-Muros e Davey (2019)Galán-Muros, V., & Davey, T. (2019). The UBC ecosystem: Putting together a comprehensive framework for university-business cooperation. The Journal of Technology Transfer, 44, 1311-1346. https://doi.org/10.1007/s10961-017-9562-3 https://doi.org/10.1007/s10961-017-9562-...
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Framework do ecossistema de cooperação universidade- -empresa |
Reúne macroelementos (processos, circunstâncias, mecanismos de suporte e contexto), com características estruturais e funcionais captando tanto aspectos mais gerais quanto mais específicos do ambiente colaborativo. |
Sequencial |
Kochanek et al. (2015) |
Modelo lógico de pesquisa universitária |
Composto por fases sequenciais (inputs, processos, outputs e outcomes) e paralelas (alianças, projetos de desenvolvimento da equipe). Mapeia o uso de teorias sobre a utilização do conhecimento, o processo de grupo e a formação de confiança para integrar profissionais no processo de pesquisa em um esforço para produzir trabalhos mais relevantes e úteis. |
Sequencial |
Matzner et al. (2018)Matzner, M., Plenter, F., Chasin, F., Betzing, J. H., & von Hoffen, M. (2018, June 23-28). New service development through action design research in joint research projects. Twenty-Sixth European Conference on Information Systems. https://aisel.aisnet.org/ecis2018_rp/110 https://aisel.aisnet.org/ecis2018_rp/110...
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Projeto de pesquisa conjunta em serviços de pesquisa |
Composto pelos processos de projeto, análise de viabilidade, desenvolvimento e lançamento do serviço. A última fase do framework traz os resultados dos projetos executados conjuntamente, que se traduzem em impactos nas pesquisas científicas, na sociedade e no sistema de políticas, podendo revelar necessidade de pesquisas adicionais em qualquer dos três segmentos. |
Sequencial |
Pastakia et al. (2020)Pastakia, S. D., Tran, D. N., Manji, I., Schellhase, E., Karwa, R., Miller, M. L., Aruasa, W., & Khan, Z. M. (2020). Framework and case study for establishing impactful global health programs through academia-biopharmaceutical industry partnerships. Research in Social and Administrative Pharmacy, 16(11), 1519-1525. https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2020.07.018 https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2020.0...
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Framework da indústria acadêmico-biofarmacêutica |
Framework que se desenvolve em torno de cinco princípios centrais: contextualização, colaboração, priorização das necessidades locais, compromisso institucional e integração. Cada um dos princípios acrescenta uma camada diferente ao desenvolvimento de um conjunto comum de objetivos que poderia ter interesses divergentes. |
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Philbin (2008)Philbin, S. P. (2008). Process model for university-industry research collaboration. European Journal of Innovation Management, 11(4), 488-521. https://doi.org/10.1108/14601060810911138 https://doi.org/10.1108/1460106081091113...
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Modelo de processo para colaboração em pesquisa universidade-indústria |
Framework para uma macroestrutura de colaboração que envolve cinco etapas sucessivas: mapeamento, proposição, iniciação, entrega e avaliação. Essa sequência é apoiada pelas missões técnica e empresarial que permitem que a colaboração esteja relacionada com essas áreas de informação como partes essenciais do processo e que estão associadas à criação de valor. O modelo também inclui os elementos capital social e o agente de colaboração. |
Sequencial |
Rybnicek e Königsgruber (2018)Rybnicek, R., & Königsgruber, R. (2018). What makes industry-university collaboration succeed? A systematic review of the literature. Journal of Business Economics, 89, 221-250. https://doi.org/10.1007/s11573-018-0916-6 https://doi.org/10.1007/s11573-018-0916-...
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Modelo conceitual para colaboração bem-sucedida entre universidade e indústria |
O framework identifica fatores que influenciam o sucesso de colaborações universidade-indústria. Os fatores foram categorizados em: institucionais, de relacionamento, de resultados e ambientais. Também foram identificadas as circunstâncias que podem ter impacto sobre a colaboração. |
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