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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 2002
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOSES ARI
  • Comprometimento Organizacional: uma Abordagem Holística e Simultânea dos Determinantes Envolvidos no Processo Artigos

    CHANG JUNIOR, JOÃO; ALBUQUERQUE, LINDOLFO GALVÃO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é elaborar uma proposição de modelo conceitual sobre comprometimento organizacional, baseando-se no referencial teórico apresentado e nas especificidades brasileiras; e, posteriormente, constatar sua coerência frente às estratégias de Recursos Humanos adotadas por empresas que pretendem obter vantagem competitiva sustentável, com base no fator humano, em longo prazo. A pesquisa foi aplicada a duas empresas de culturas distintas: 525 colaboradores da Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô e 180 colaboradores da Nortel Networks do Brasil responderam a um questionário de 153 questões sobre diversas variáveis precedentes ao comprometimento. Foram realizadas entrevistas com administradores das duas empresas para o desvendar das respectivas culturas organizacionais. Deste modo, pôde-se apreciar a relação existente entre as diferentes culturas e as principais variáveis explicativas do comprometimento dos colaboradores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The importance of the collaborator's commitment to the organization's objectives is evidenced by the new paradigm of industrial production: the integrated flexible automation. The several conceptual approaches and the respective theoretical sources in the investigation of organizational commitment results in an opportune study for the proposition of a large conceptual model, for the best understanding of that phenomenon. The research was applied to two companies of different cultures: 525 professionals of the Subway of São Paulo and 180 collaborators of Nortel Networks of Brazil answered a questionnaire of 153 subjects on several precedent variables to the commitment. The second stage of the research was accomplished throught interviews with people of administrative level for unmasking of the respective organizational cultures. Thus, the existent relationship can be appreciated between different cultures and the main explanatory variables of the collaborators’ commitment.
  • Planejamento Estratégico da Tecnologia de Informação Alinhado ao Planejamento Estratégico de Empresas Artigos

    REZENDE, DENIS ALCIDES; ABREU, ALINE FRANÇA DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O atual mercado competitivo e turbulento requer das organizações conhecimentos personalizados e informações oportunas para auxiliar a sua gestão. Seus planejamentos estratégico empresarial (PEE) e da tecnologia da informação (PETI) devem ser alinhados entre si. O artigo descreve sobre um survey para identificar as variáveis desse alinhamento em dez grandes empresas brasileiras. O modelo proposto está fundamentado na literatura e nas vivências profissionais do pesquisador, o qual é sustentado por quatro grupos de fatores: tecnologia da informação; sistemas de informação e do conhecimento; pessoas ou recursos humanos e contexto organizacional. A conclusão reitera a importância do alinhamento e a realidade prática das organizações. O modelo proposto pode contribuir com a gestão de organizações competitivas e inteligentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The organizations are confronting a competitive and turbulent business market, likewise needing coherence and alignment between your Business Planning and your Information Technology Strategic Planning. This paper describes on a proposed model of alignment and integration between both plans. Also presents the preliminary analysis of a pilot project in ten firms. The model is based in the literature and in the researcher’s experiences, sustained by four factors groups: Information Technology; Information and Knowledge Systems; People (competencies and skill); and Firms Structure (management and processes). The conclusion reiterates the importance and the practice of alignment. In the same way, the model proposed and your constructs can be contribute with the competitive and intelligent organizations.
  • O Capital Social e a Arte de Exportar na Experiência do Nordeste Italiano: Possibilidades de Desdobramentos? Artigos

    IPIRANGA, ANA SÍLVIA ROCHA

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a lógica espacial e o territorio como dimensão de análise, o trabalho propõe uma leitura do modelo italiano de organização das micros, pequenas e médias empresas - os “distritos industriais” -, privilegiando as discussões atinentes ao “capital social” e à “arte de exportar” que vem distinguindo esses territórios produtivos. Neste âmbito se traça um percurso evolutivo ao interno, do qual é possível distinguir formas de organização do processo de transformação e desenvolvimento de um sistema distrital, a partir da consideração dos seus elementos mais paradigmáticos. A última seção põe em debate algumas características do desenvolvimento local, expondo por fim diferentes idéias e hipóteses de experimentação para a elaboração de projetos, visando a promoção de uma ambiência comunitária favorável ao desenvolvimento dos distritos industriais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the spatial logical and the territory as dimension of analysis, this paper proposes reading matter of this Italian pattern of organization of micron, small and median enterprise - this “industrial districts” - privileging special treatment to the discussions respecting to the “social capital” and the “art of export” which distinguishing this productive territory. So in this field is traced an evolution way to this inside from which it is possible to distinguish forms of organizations from a transformation process and a development of districts systems to part from the consideration of its more paradigmatic elements. The last sections puts on debate some characteristics of local development exposing a different ideas and hypothesis of experimentation for the working up of projects aiming a promotion the environment favorable to the development of the industrial districts.
  • Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos Artigos

    VERGARA, SYLVIA CONSTANT; RAMOS, DAVID RICARDO MOREIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Corporate universities are a recent and important organizational strategy aiming to potencialyze employees’ development and, then, contribute to the creation or maintenance of competitive advantages. This paper presents and analyzes the results of a study in five Brazilian corporations, leaders in their markets, which have created a corporate university. This investigation intends to identify the reasons to their creation and their performance by interviews done with the executives in charge of these universities. Authors conclude that the studied corporate universities were created to overcome gaps of the traditional training and development programs which use, predominantly, the classroom method and have, in general, doctrinal character and try to aline their practices with competency management and knowledge management.
  • Valor Econômico: Relevância da Taxa de Criação de Valor Artigos

    BASSO, LEONARDO FERNANDO CRUZ; SILVA, ROSELI DA

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desse estudo é debater em favor de uma taxa de criação de valor como a variável mais relevante para a avaliação de investimentos, considerando aquela taxa como uma variável fundamental para a equalização das taxas de lucro no sistema capitalista. A taxa de criação de valor é o resultado da diferença entre a taxa de retorno sobre o capital investido e o custo médio ponderado de capital, isto é, o spread na metodologia do valor econômico adicionado, como mostramos nesse artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to debate in favor of a value creation rate as the most relevant variable to evaluate an investment, considering that rate as a fundamental variable for the equalization of rates in the capitalist system. The value creation rate is the result of the difference between the return rate on capital invested and the weighted average cost of capital, i. e. the spread in the economic value added methodology, as we show in this paper.
  • Diferenças Regionais na Avaliação do Serviço Logístico: uma Pesquisa no Setor de Supermercados em Cinco Capitais Brasileiras Artigos

    FIGUEIREDO, KLEBER; ARKADER, REBECCA; LAVALLE, CESAR; HIJJAR, MARIA FERNANDA

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a existência de diferenças regionais nas expectativas e percepções de varejistas no setor de supermercados de cinco capitais brasileiras quanto ao desempenho no serviço logístico proporcionado pelos seus fornecedores industriais. As diferenças foram investigadas a partir de cinco atributos do serviço logístico, representando as quatro dimensões de serviço mais valorizadas pelos varejistas. No que se refere às expectativas, os resultados revelaram uniformidade em três atributos e marcantes diferenças em dois outros. Quanto às percepções de desempenho, foram encontradas diferenças significativas em diversos atributos nas cinco regiões estudadas, tanto no que se refere à melhor prática quanto à prática média do mercado. Os resultados sugerem que os fornecedores podem obter melhores resultados competitivos se levarem em conta as diferenças entre as distintas regiões do país no momento de definir os níveis de serviço que irão proporcionar a seus clientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper draws on a survey investigation of the existence of regional differences in the expectations and perceptions of retailers in the grocery industry of five Brazilian capitals as to performance in the logistics service provided by their manufacturer suppliers. Five service attributes were considered in the present study, measuring four service dimensions considered to be the most relevant by retailers. In terms of expectations, results show uniformity regarding three attributes and remarkable differences in two others. Several significant differences could be found in terms of the perception of both average and best practice performance in the five areas. Results indicate that there is ground for supplier companies to take such regional differences into account when defining the level of logistics service they will provide to their customers located in different parts of the country.
  • Alternativas de Crescimento: a Alternativa de Fusões e Aquisições Artigos

    ZILBER, MOISES ARI; FISCHMANN, ADALBERTO AMÉRICO; PIKIENY, EUGEN ERICH

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desse trabalho foi identificar os resultados da utilização da estratégia de F&A pela indústria de autopeças, com a finalidade de crescimento da empresa. Foram explorados os conceitos pertinentes à estratégia de F&A, considerando suas finalidades e avaliados os parâmetros de desempenho empresarial para a mensuração da sua eficácia como estratégia de crescimento. A investigação foi realizada por meio de um estudo exploratório, com base em pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas em profundidade em dez empresas de autopeças. Os dados obtidos foram codificados e categorizados, possibilitando a análise das relações entre a estratégia de F&A e os resultados produzidos no crescimento da empresa pesquisada. Os resultados da pesquisa de uma forma geral realçam o fato de que a ampliação do portfolio de produtos foi a maior preocupação das autopeças. Além disso, percebeu-se ainda um grande equilíbrio na corrida para conquistar market share ou lucratividade. As decisões de F&A das empresas passaram pela sua cultura. Aquelas que planejavam resultados de médio e longo prazos compraram empresas que lhes trouxeram market share e as que planejavam resultados de curto prazo, anuais, tiveram mais entusiasmo nas negociações que traziam a lucratividade imediata. Porém, segundo os entrevistados, a estratégia de aumentar o market share não seria produtiva, pois as montadoras de automóveis não aceitam a dependência de um fornecedor. É imperativo, segundo os executivos entrevistados, ser líder de mercado e ao mesmo tempo ser muito melhor que o concorrente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work shows the priority reasons in the usage of Mergers and Acquisistions towards the company growth. Besides, the practical results obtanained from this strategy were evaluated. An exploratory study, through a qualitative research was developed based on autoparts industry located in San Paolo, Brazil. Highly qualified managers of this sector were interviewed. Theoretical basis for the results evaluation was a SWOT matrix of business strategy. Conclusions of this research show that the main reasons for the usage of Mergers and Acquisitions are portfolio products enlargement, essential competences increasing and innovation. Besides, a reliable positioning of the executives was detected, considering the effectiveness of growth through Mergers and Acquisistions.
  • Apoio à Administração Universitária: Aplicação dos Métodos Macbeth e uta na Universidade Federal Fluminense Artigos

    GOMES, LUIZ FLÁVIO AUTRAN MONTEIRO; MELLO, JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE; RANGEL, LUÍS ALBERTO DUNCAN; GOMES, ELIANE GONÇALVES; FUKS, SAUL

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta o uso combinado de dois métodos analíticos do Apoio Mul-ticritério à Decisão na avaliação da interiorização da Universidade Federal Fluminense, localizada no estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao impacto em cada município onde a mesma se faz presente. O método Macbeth é usado para transformar a avaliação qualitativa de cada critério em uma avaliação quantitativa. Para a obtenção do valor global de todas as alternativas pelo método UTA, um conjunto de referência é ordenado. As faixas de variação para os pesos dos critérios obtidos pelo método Macbeth são usadas como restrições adicionais para o método UTA, de modo a reduzir o conjunto de soluções ótimas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the combined use of two analytical methods of Multicriteria Decision Aiding in evaluating the interiorization of Universidade Federal Fluminense, located in the State of Rio de Janeiro, with respect to the impacts on every municipality where the university is present. The Macbeth method is utilized in order to transform qualitative evaluations on each criterion into quantitative evaluations. In order to obtain the global value of all alternatives by the UTA method, a reference set is ordered; ranges for the variation of criteria weights from Macbeth are then employed as additional restrictions for using UTA, which allows reducing the set of optimal solutions.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
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