Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 5, Número: 2, Publicado: 2004
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • A EVOLUÇÃO RECENTE DA TRANSPARÊNCIA DOS FATORES DE RISCO NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE TELECOMUNICAÇÕES Article

    CARDOSO, RICARDO LOPES; MENDONÇA NETO, OCTAVIO RIBEIRO DE; RICCIO, EDSON LUIZ

    Resumo em Português:

    RESUMO A crescente volatilidade dos mercados a partir da década de 1970 suscitou grande interesse pelos riscos financeiros, mas atualmente a visão é mais abrangente e se tem discutido muito sobre o gerenciamento global dos riscos, e não apenas quanto aos riscos financeiros. Esta também tem sido uma preocupação das agências reguladoras do mercado de capitais, principalmente o Fasb e a SEC, que instituíram normas específicas para a divulgação de informações sobre riscos financeiros e não financeiros como forma de aperfeiçoar a transparência do mercado. O objetivo deste artigo é avaliar o grau de transparência com que as informações sobre riscos financeiros e não financeiros foram abordadas nos relatórios contábeis denominados 20-F das empresas de telecomunicações nos anos 2000 e 2001. Essas informações vêm sendo divulgadas e são uma contribuição para a eficiência do mercado conforme conceituada por Fama (1970). O estudo é predominantemente exploratório e utiliza como metodologia a análise documental, com leitura dos relatórios contábeis das empresas selecionadas, classificação dos fatores de riscos segundo os conceitos de Jorion (2000) e análise dos dados baseada na classificação dos fatores de riscos conforme o seu nível de informação, isto é, o grau de evidência do risco e principalmente os possíveis impactos em relação ao futuro do negócio. As considerações deste artigo, embora parciais, podem nos levar à reflexão sobre as diferenças de qualidade na divulgação dos riscos financeiros e não financeiros, bem como à discussão sobre os aspectos culturais e estratégicos que levam os administradores a tomar decisões diferentes sobre a divulgação desses fatores de riscos, além da comprovação da contribuição para a eficiência do mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The growing volatility of markets as of the 1970’s raised great interest in financial risks. However, global risk management has hardly been addressed at the present time. That has been a concern on the part of capital markets regulatory agencies as well, Fasb and SEC in particular, which have set forth specific regulations for the disclosure of information on financial and non-financial risks as a way to improve market disclosure. The purpose of this paper is to assess the disclosure level of financial and non-financial risks information as addressed by the 20-F accounting statements of Telecommunications companies in the year 2000 and 2001. The ongoing disclosure of such information is a contribution for market effectiveness as defined by Fama (1970). The present study is predominantly exploratory, based on documental analysis methodology, and involves the reading of accounting statements of selected companies, risk factors classification after Jorion (2000), and data analysis based on risk factors according to information level classification, which is to say risk evidence level, particularly the impacts that are likely to affect the future of business. Although partial, the assumptions found in this article may lead to some reflection on financial and non-financial disclosure quality differences, as well as to a discussion on the cultural and strategic aspects that lead business administrators to distinctive decisions when faced with disclosure of risk factors, in addition to the relevance of risk disclosure as contributor for market effectiveness.
  • A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL EM ORGANIZAÇÕES BANCÁRIAS Article

    BAHRY, CARLA PATRICIA; TOLFO, SUZANA DA ROSA

    Resumo em Português:

    RESUMO Um dos principais desafios atuais às organizações é a manutenção no mercado com vantagem competitiva sustentável. A identificação de competências essenciais e a gestão de pessoas com base nas competências vêm se apresentando como uma forma de conseguir diferenciação de produtos e serviços ante a concorrência. Este artigo aborda conceitos relativos ao desenvolvimento e potencialização dos conhecimentos, habilidades e atitudes (competências) voltadas para o trabalho de funcionários. O foco do estudo está em organizações bancárias, dado que elas passaram por profundas transformações em seus métodos e processos nos últimos anos, com aumento nas demandas por trabalhadores cada vez mais capacitados e com alto potencial de crescimento. Para obter respostas mais rápidas e precisas às freqüentes transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas do ambiente em que estão inseridas, essas organizações têm buscado continuamente criar condições favoráveis para desenvolver, validar e mobilizar as competências de seus funcionários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the main challenges organizations face today is maintaining a sustainable competitive advantage and surviving in the marketplace. Identifying core competencies and competency-based management has been emerging as a way to competitively improve products and services. This article discusses concepts regarding the development and application of employee’s knowledge, skills and attitudes (competencies). The focus is specifically on banking organizations, which, in recent years, have been undergoing profound methodological and procedural changes, resulting in an increased demand for more capacitated workers who demonstrate a high potential for growth. In order to quickly obtain precise information regarding the frequent economic, social, political and technological transformations of the environment, organizations have been seeking to create favorable conditions to develop, to validate and to apply their employee’s competencies.
  • AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS DA REDE DE DOIS GRUPOS SIDERÚRGICOS NACIONAIS Article

    BULGACOV, SERGIO; FOGGIATTO, JOMAR LEANDRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Muitos pesquisadores, cujo objeto de investigação são as redes de organizações, se preocupam em analisar como as redes limitam e orientam as ações das organizações que as compõem. Dessa forma, suas preocupações se dirigem aos aspectos da rede que aumentam ou restringem a habilidade de certas organizações em modelar o desempenho industrial. Ao mesmo tempo, porém, os administradores se envolvem em manobras estratégicas que lhes possam assegurar posições-chave na rede de suas indústrias. Essa perspectiva traz novo caráter aos estudos das redes de organizações, pois, se antes são as redes que ordenam as ações dos administradores, as ações destes últimos também acabam por definir a estrutura da própria rede. O objetivo deste artigo é contribuir para o melhor entendimento da dinâmica de construção e mutação das redes de organizações. Tal empreitada é levada a cabo analisando-se dois grupos siderúrgicos nacionais, Gerdau e CSN, e suas redes de diretorias interalocadas de propriedade no período de 1988 a 1999.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Many researches whose object of investigation are organization networks concern themselves analyzing how networks constrain and drive the actions of those organizations that make up the networks. In this respect, their concern is driven to the network aspects that increase or constrain the ability of some organizations in modeling the industrial development. At the same time, businessmen engage themselves in maneuvers that are able to ensure key positions inside their industry networks. This perspective brings new ways of doing organization network studies. If networks drive businessmen’s actions, it’s possible to say that those actions also define the network structure. The goal of this article is to contribute to a better understanding of the construction and mutation dynamics of the organization networks. Such work is accomplished by analyzing two national steelwork groups, Gerdau and CSN, and their interlock directorate networks between 1988 and 1999.
  • CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MODALIDADE RISCO: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DO SETOR INDUSTRIAL E DOS PROVEDORES DE SERVIÇOS Article

    LINHARES, ALEXANDRE; GARCIA, PAULO CERQUEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é avaliar as formas de contratação de manutenção industrial praticadas no Brasil e identificar elementos que devem ser considerados na elaboração de um contrato baseado em performance, com remuneração variável e cláusulas de risco, sob a ótica das indústrias e dos provedores de serviço. A metodologia se baseia em análise dos resultados de pesquisa de campo por meio de levantamentos por questionário realizados com os principais gestores de manutenção de grandes grupos industriais e com os executivos das empresas prestadoras de serviço de manutenção industrial. Após uma ordenação inicial das causas percebidas dos problemas correntes, o trabalho propõe uma lista de fatores críticos de sucesso para um contrato de manutenção por performance. Com a identificação e implementação desses elementos num novo modelo de contrato de risco de manutenção, acredita-se ser possível minimizar os problemas comerciais e operacionais que atualmente representam obstáculos ao sucesso da terceirização da manutenção em plantas industriais, particularmente no Brasil. O estudo é de especial interesse para outras economias emergentes em que contratos de manutenção na modalidade risco estejam gradualmente sendo implantados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to evaluate the forms of industrial maintenance contract currently practiced in Brazil and to identify elements that must be considered in the elaboration of a contract based on performance, with variable remuneration and clauses concerning risk, under the perspective of industries and service suppliers. The methodology is based on analysis of the results of research through surveys by questionnaire, carried through to the key managers of maintenance of large industrial groups and with executives of the companies providing industrial maintenance service. After an initial sequencing of the perceived causes for current problems, the work considers a list of critical factors of success for a performance based maintenance contract. With the identification and implementation of these elements in a new risk-based maintenance contract model, it may be possible to minimize commercial and operational problems that currently represent obstacles to success to the outsourcing of maintenance in industrial plants, particularly in Brazil. The study it is of special interest for other emergent economies where maintenance contracts of the risk modality are gradually being implanted.
  • FATORES INTERNOS DE ATRAÇÃO AOS WEB SITES: O QUE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO PREFEREM?* Article

    OLIVEIRA, MÍRIAN; GOLDONI, JULIANA; FREITAS, HENRIQUE

    Resumo em Português:

    RESUMO A identificação de fatores internos de atração e a verificação da importância deles por parte dos usuários podem auxiliar as organizações na definição dos seus web sites. O objetivo deste trabalho é verificar a importância atribuída por um grupo de estudantes de administração aos fatores internos de atração aos web sites identificados na revisão da literatura. O método de pesquisa adotado foi uma survey exploratória. O principal resultado foi identificar os fatores internos de atração considerados com maior grau de maior importância pelos respondentes, que são linguagem, facilidade de leitura, velocidade de download, atualização, pesquisa, acesso permanente, segurança e catálogo de produtos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The successful web site attracts the consumer, makes him remain for a longer time and come back repeatedly. The internal attraction factors can help the organizations to create a successful web site. The main goal of this research is to identify the importance attributed by a group of business administration students to the internal attraction factors to the web sites identified in the literature review. The adopted research method was an exploratory survey. As the main result, we identify the internal attraction factors considered important by the respondents. These were language, reading easiness, download speed, up-to-date, researches, permanent access, security, and catalog of products.
  • OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO COMO SUPORTE AO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA Article

    COLAUTO, ROMUALDO DOUGLAS; GONÇALVES, CAIO MÁRCIO; BEUREN, ILSE MARIA; SANTOS, NERI DOS

    Resumo em Português:

    RESUMO A inteligência competitiva tem como finalidade apoiar as decisões em nível estratégico e tático das organizações. Utiliza-se dos fatores críticos de sucesso para ajudar a definir as necessidades dos executivos e especialistas na focalização de questões estratégicas para as empresas. Neste sentido, o trabalho busca identificar os fatores críticos de sucesso que dão suporte ao sistema de inteligência competitiva em uma empresa brasileira. Como procedimentos metodológicos, o estudo foi delineado como uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de compressores como sujeito da pesquisa. Assim, inicialmente se estabelece uma breve fundamentação teórica sobre inteligência competitiva e sobre os fatores críticos de sucesso. Na seqüência, apresenta-se a empresa, objeto do estudo de caso, e, por fim, relacionam-se os fatores críticos de sucesso considerados pela empresa. Os resultados da pesquisa mostram que a atividade de inteligência competitiva está integrada ao modelo estrutural e operacional e que os fatores críticos de sucesso subsidiam o plano estratégico da organização com o foco no concorrente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of competitive intelligence is to support decisions taken at a strategic and tactical level by organizations. Competitive Intelligence uses critical success factors in helping define executive and specialists needs when focusing on questions of strategy for their companies. In this sense, this work aims at identifying those critical success factors which give support to the system of competitive intelligence in a Brazilian company. As its methodology, this work was outlined as exploratory research with a case study, using a Brazilian compressor manufacturer as the subject of the research. Initially, a brief theoretical study concerning competitive intelligence and critical success factors is established. Following this, the company itself is presented as the object of the case study and, finally, a list of those success factors that the company considers critical. The research results show that competitive intelligence activity is integrated within the structural and operational model and that critical success factors help the company’s strategic plan on focusing on the competitor.
  • PERCEPÇÕES DE RISCO NO PRAZER DE FUMAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A ÓTICA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Article

    KOVACS, MICHELLE HELENA; FARIAS, SALOMÃO ALENCAR DE; OLIVEIRA, CLÁUDIA RAMOS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O risco percebido tem sido estudado na área de marketing desde sua introdução, em 1960 por Bauer, devido à sua influência no comportamento do consumidor. O objetivo deste estudo foi investigar o construto risco percebido quanto ao consumo de cigarros em grupos de fumantes e não-fumantes, com o intuito de analisar possíveis diferenças de percepções quanto aos tipos de riscos abordados pela literatura especializada. Ademais, buscou-se verificar a propensão a assumir riscos e diferenças quanto à percepção dos benefícios do consumo de cigarros. Para tal, foi realizado um estudo de corte transversal com uma amostra de 390 estudantes universitários. Os resultados indicaram que os fumantes percebem menos riscos de vício, financeiro, de saúde, sociais, de tempo e o risco geral do que os não-fumantes. Os fumantes percebem mais benefícios, em especial quanto considerar o cigarro como uma forma de aliviar a tensão e de ser relaxante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The perceived risk has been studied in the marketing literature since its introduction, in 1960 by Bauer, in spite of the importance of this construct in the consumer behavior area. The objective of this study was to investigate the perceived risk construct of the cigarette consumption among smoking and non smoking groups, with the goal to analyze the different perceptions of the risks. Besides that, this investigation studied the differences of perceived benefits of smoking and propensity of taking risks. This investigation used a transversal study with a sample of 390 university students. The results indicated that the smokers perceive less risks of vice, financial, health, social, time and the general risk than the non smoking. Besides that, the smokers perceived more benefits, in special considering smoking as a way to alleviate the tension and relax.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br