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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 6, Publicado: 2008
  • Apresentação

    BATAGLIA, WALTER
  • Excelência no gerenciamento de construção de hidrelétrica de grande porte

    Okabayashi, Antonio; Bruno, Marcos Alberto Castelhano; Sbragia, Roberto

    Resumo em Português:

    Este trabalho verifica a aplicação das práticas gerenciais descritas no PMBOK, na gestão da construção de duas hidrelétricas de grande porte no Brasil. Utilizando o método do estudo de caso, esta pesquisa permitiu a obtenção dos dados práticos referentes a 23 proposições selecionadas do PMBOK. O levantamento de campo, realizado em 2005, ocorreu por observação direta, coleta de documentos, entrevistas estruturadas e abertas. Visando à obtenção de dados sob perspectivas diferentes, foram selecionados para entrevista não só os gestores atuantes nos canteiros de obras dos dois projetos, mas também os executivos da matriz e um consultor. Os resultados atestam que as práticas de gerenciamento adotadas pelos gestores dos dois projetos, caso objeto deste estudo, são aderentes às proposições do PMBOK. Obteve-se também a descrição das práticas de gerenciamento de tempo, custo, comunicação e outras práticas relevantes não contempladas pelo modelo PMBOK. O trabalho permite recomendar que os referenciais relativos a caminho crítico, orçamento e flexibilização das proposições do PMBOK estão entre os aspectos prioritários a serem investigados em futuras pesquisas sobre gerenciamento de projetos.

    Resumo em Inglês:

    This study verifies the application of the management practices proposed in the PMBOK to the construction management of two major hydroelectric power plants in Brazil. Using the case study method, this research has allowed to assess management pratices concerning twenty-three PMBOK's selected propositions. The direct observations, the documents surveys and the interviews - using the multiple-choice and the constructed-response questions - were the methods used to collect the required data and evidences. The job site managers, the executives of the head office and the consultant were interviewed so as to get different views of the information gathered. The research results attest that the management practices applied by managers in both studied projects are adherents to the PMBOK propositions. Moreover, it was possible to describe management practices related to time, cost, communication and to others relevant practices that were taken for granted by PMBOK. This study indicates that the references related to the project critical path, the project budget and the flexibility of the propositions of the PMBOK are among of prior aspects to be investigate in the future researches about project management.
  • O contexto social da aprendizagem de gerentes

    Silva, Anielson Barbosa da

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to analyze the influence from social context in learning management. There are many theoretical approaches to understand how managers learn, and in this article it's discussed, focusing on the interactionist perspective, which highlights the interaction with the environment and context as mediators of the learning process. The management learning is an approach that emerged to fill a gap between theory and practice of management education and development. There are evidences of that learning is not only an individual phenomenon, but collective and that occurs in a context of social participation. It was concluded that the management learning programs should seek reconciling the expertise development related to education with the skills management development and meaning prospective change, from the lived experience in learning rich situations, revealing emancipatory and transformer character from.
  • Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil

    Silva, Carlos Donizeti Ferreira da; Nagano, Marcelo Seido; Merlo, Edgard Monforte

    Resumo em Português:

    O capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade.

    Resumo em Inglês:

    The relationship capital and the related management ways used have been presented as an important strategy to reach goals and organizational objectives. In this study, results obtained show the reality of one company that make a new one structure that leads the growth of new related problems associated with the process of knowledge diffusion and management. Especially resource human politics implemented by the company to deal with employees temporary and effectives generated a different perception that can prejudice all the work developed by relationship capital practices. The study shows that one company which is trying to modernize and stimulate the relationship capital development should develop a new way to evaluate the obtained results. In this case it's necessary to evaluate the development in the seven points identified during this study: knowledge, commitment, relationship, costs, responsibility, information and quality.
  • Desenvolvimento e validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP)

    Fiuza, Gisela Demo

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta o desenvolvimento e a validação da escala de percepção de políticas de gestão de pessoas (EPPGP) para aferir a percepção dos colaboradores quanto às políticas organizacionais de gestão de pessoas implementadas, considerando a relevância estratégica da gestão de pessoas para as organizações atualmente. O método abrangeu a construção da escala envolvendo a operacionalização da variável e a análise teórica dos itens, bem como a validação da escala que se remete à coleta dos dados, sua limpeza e tratamento, à análise fatorial e à aferição da confiabilidade dos fatores. A pesquisa permitiu apresentar um instrumento multifatorial com 19 itens, distribuídos em quatro fatores, explicando 60,36% da variância total do construto. O estudo contribui com a produção científica na área de gestão de pessoas e correlatas, uma vez que a EPPGP pode ser usada em estudos relacionais organizacionais e pelos gestores para incrementar o bem-estar dos colaboradores.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to show the development and the validation of the "perception of personnel management policies scale", created to evaluate personnel's perception related to organizations human resource management policies, considering the strategic relevance of the human resource management for the organizations nowadays. The method used involved the scale construction, comprising the variable operation and the theoretic analysis of its items, as well as its validation, concerning the data collection and its treatment, the psychrometrical analysis and the reliability assessment, measured by the "cronbach alpha" index. The research has unfolded a multifatorial scale, concerning 19 items, which were distributed in 4 factors, explaning 60.36% of the concept's total variance The study may contribute to human resource management field and correlates, in that the variable "personnel management policies" may be introduced in relational studies as well as may be used by managers in order to improve the personnel's welfare.
  • A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia

    Milan, Gabriel Sperandio; de Toni, Deonir

    Resumo em Português:

    A forma como os gestores definem e implementam estratégias também depende das imagens que eles possuem do conceito de estratégia. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as imagens de estratégia na percepção dos gestores. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados. Essas imagens também se organizam em torno de alguns elementos centrais, que são socialmente aceitos e compartilhados. A identificação das imagens mentais que os gestores têm a respeito de estratégia é relevante para aprofundar a compreensão das práticas organizacionais adotadas em um determinado ambiente competitivo. Com base nas cinco dimensões propostas por Mintzberg (1987) e no método de configuração da imagem (MCI), procurou-se identificar, em uma amostra de 46 gestores, qual a imagem coletiva de estratégia destes.

    Resumo em Inglês:

    The form as the managers defines and implements strategies also depends on the images that they have about the strategy concept. Thus, this work has as objective to identify the strategy images in the managers' perception. One understands that the images are organized as a net of meanings or projects associates and organized around some central elements that they are socially accepted and shared. The identification of the mental images that the managers have regarding strategy is excellent to deep the understanding of the organizational practical adopted in one determined surrounding competitive environment. From the five dimensions proposals for Mintzberg (1987) and of the Method of Image Configuration (MCI), it was looked to identify, in a sample of 46 managers, which its collective strategy image.
  • Análise dos benefícios relacionais observados por usuários de serviços

    Mota, Márcio de Oliveira; Freitas, Ana Augusta Ferreira

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre os benefícios relacionais percebidos por consumidores e seus antecedentes e conseqüentes no contexto de serviços. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva, do tipo survey, de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada com 415 consumidores que informaram o tipo de serviço analisado. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo proposto. Ressalte-se o ineditismo do modelo proposto, pois, neste estudo, foi feita uma avaliação da relação dos benefícios relacionais e seus antecedentes e conseqüentes. Este estudo concluiu que os benefícios relacionais são percebidos pelos consumidores independentemente do grau de customização dos serviços ou da intensidade de contato. Foram encontradas significativas associações entre satisfação com os empregados e os demais construtos, portanto pôde-se inferir a importância do elo entre empregados e consumidores.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the relationship among relational benefits and their antecedent and consequent variables in the services field. A quantitative descriptive research was conducted. The field research was carried out with 415 consumers who pointed out their types of services. The collected data were analyzed by statistical tests, including structural equation modeling given by statistical tests and models based on previous studies. This study presents an original model because it evaluates for the first time relational benefits and their antecedent and consequent variables together. The outcomes of the proposed model concluded that relational benefits are perceived by costumers either in high contact customized providers or moderate contact non-personalized providers. Furthermore, it seems that there are strong associations among satisfaction with employees and the other constructs, valuing the importance of relational chains between employees and costumers.
  • Produção científica brasileira sobre empresa familiar - um metaestudo de artigos publicados em anais de eventos da ANPAD no período de 1997-2007

    Paiva, Kely César Martins de; Oliveira, Michelle Cristina de Souza Mendes de; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    A importância das empresas familiares no Brasil é inegável em diversas esferas: econômica, política, social, cultural etc. O objetivo deste artigo é analisar a produção científica no campo da administração no que diz respeito aos estudos que abordam tais organizações, quer direta, quer indiretamente. Nesse intuito, apresentaram-se os principais conceitos sobre "empresa familiar", e foram identificados e analisados todos os artigos publicados nos anais de todos os eventos organizados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) entre os anos de 1997 e 2007. Ao final, somaram-se 83 artigos, cujos conteúdos foram categorizados segundo os seguintes critérios: distribuição anual e por evento, categorização temática, natureza da análise, setor econômico abordado, tipo de abordagem, principais técnicas de coleta e de análise de dados, base teórico-espistemológica, origem das bibliografias consultadas, tipos de materiais bibliográficos nacionais mais consultados e demografia de instituição de origem do autor (ou do primeiro autor de artigos de autoria conjunta). Além de ser um dos primeiros metaestudos sobre empresas familiares na administração, este trabalho contribui para os estudos organizacionais com o propósito de indicar fragilidades, lacunas e brechas para novas investigações na temática em questão.

    Resumo em Inglês:

    The importance of family organizations in Brazil is undeniable in various spheres: economic, political, social, cultural etc. The purpose of this article is to examine the scientific production in the field of Administration with regard to studies which address such organizations, either directly or indirectly. To this goal, the main concepts of "family business" were presented and all articles published in the annals of all the meetings organized by the National Association of Post-Graduate and Research in Administration (Anpad) during the period of 1997 to 2007 were identified and examined. In the end, the contents of 83 articles were categorized under the following criteria: distribution per year and per meeting, thematic categorization, nature of the analysis, economic sector, type of approach, key-techniques for collecting and analysing data, base theoretic-epistemological, origin of bibliographies consulted, types of national bibliographic materials consulted and institution of author's origin (or the first author of articles with co-authors). Besides being one of the first meta-studies on family organizations in the Administration, this article contributes to the Organizational Studies to indicate weaknesses, gaps and loopholes for new research in the subject in question.
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