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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 10, Número: 4, Publicado: 2009
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Governança corporativa: uma análise da relação do conselho de administração com o valor de mercado e desempenho das empresas Brasileiras Finanças Estratégicas

    Andrade, Lélis Pedro de; Salazar, German Torres; Calegário, Cristina Lélis Leal; Silva, Sabrina Soares

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar a relação da composição do conselho de administração com o valor de mercado e com o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto. Para tanto, foram utilizadas regressões múltiplas hierárquicas que permitem identificar não somente a relação das principais variáveis independentes selecionadas, mas também considerar os efeitos de outras características das empresas que também interferem no valor de mercado e desempenho. Como resultado, destaca-se que a composição do conselho tem exercido mais influência no valor de mercado das companhias do que no desempenho delas. A quantidade total de conselheiros mostrou-se positivamente relacionada tanto com o valor de mercado quanto com o desempenho. Também se constatou que as características das empresas, como endividamento e o seu tamanho, quando interagem com as características do conselho de administração, sugerem que as recomendações do código de governança corporativa surtem efeitos diferentes nas empresas, conforme as suas características individuais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to identify the relation between the composition of the board of directors, with the market of value and performance of the Brazilian companies of capital market. The hierarchic multiple regression model was used identify, not only the relation of the main independent variables selected, but, to consider the effect of other characteristics of the companies who also has influence in both the market of value and performance. As results, it can be distinguished that the composition of the administration board has exerted more influence in the value of market of the companies than in their performance. The total of board of directors showed positively related such as with the market of value as the performance. It was also evidenced that the characteristics of the companies, as indebtedness and its size, when they interact with the characteristics of the administration advice, suggest that the recommendations of the code of corporate governance produce different effect in the companies, following its individual characteristics.
  • A importância dos fatores humanos no desenvolvimento de produtos com elevado desempenho ambiental: estudo de casos Gestão Humana E Social

    Jabbour, Charbel José Chiappetta; Santos, Fernando César Almada; Jabbour, Ana Beatriz Lopes De Sousa

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a incorporação de critérios ambientais no desenvolvimento de produtos, a partir da verificação das contribuições dos fatores de recursos humanos para esse processo. Para tanto, após a revisão teórica, conduziu-se um estudo de casos em duas empresas brasileiras. Há indícios de que, quanto maior o nível de excelência em desenvolvimento de produtos com elevado desempenho ambiental, maior é a interação desse processo com os fatores de recursos humanos. Por fim, são registradas as principais oportunidades para a continuidade dessa linha de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss the incorporation of environmental criteria into product development, highlighting the contributions of human resource management factors. The literature review is complemented by two case studies carried out in Brazilian companies. It is possible to conclude that the more environmentally-friendly products are developed with excellence, the more this type of product development interacts with human resource management factors. Finally, the main ways for continuing the analysis of this paper are presented.
  • Justiça organizacional, prazer e sofrimento no trabalho: análise de um modelo mediacional Gestão Humana E Social

    Sousa, Izabela A. de C. Meireles de O.; Mendonça, Helenides

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as percepções de justiça distributiva e as vivências de prazer e sofrimento, mediadas pelas percepções das justiças processual e interacional. Propõe testar um modelo de análise mediacional entre a variável independente - percepção de justiça distributiva -, as variáveis dependentes - vivências de prazer e sofrimento no trabalho - e as variáveis mediadoras - percepção das justiças processual e interacional. Participaram do estudo 201 trabalhadores de uma organização pública do segmento penitenciário. Os dados foram coletados por meio de um instrumento autoaplicável, contendo escalas de medida dos indicadores de prazer e sofrimento no trabalho e das percepções de justiça organizacional. Os resultados apontam que o modelo mediacional foi adequado para testar as relações entre as variáveis, sendo a justiça processual mediadora entre a justiça distributiva e a vivência de prazer; e as justiças interacional e processual, mediadoras da relação entre justiça distributiva e vivência de sofrimento.

    Resumo em Inglês:

    The following study's purpouse (intent) is to analyse the relations between the perceptions of distributive justice and the experience of pleasure (joy/delight) and suffering (pain/anguish/sorrow) interposed (interfered) by the perceptions of processual and interational justice. It suggests the testo f a modelo f interposed analysis (interfered analysis) between the independent (autonomous) variants - perception of distributive justice -, the dependent variants - experience of pleasure (joy/delight) and suffering (pain/anguish/sorrow) at work - and the interposed (interfered) variants - perceptions of processual and interational justice. 201 civil service employees of the penitentiary segment (section/division) took part in the research (study). The information was collected (gathered) using a self applicable instrument, containing scales of the index-fingers measured of pleasure and suffering at work and of the perceptions of organizational justice. The results show (prove) that the interposed (interfered) model was adjusted (fit/adapted) to test the relations between the variants: processual justice mediator of distributive justice and the experience of pleasure; and interational and processual justices mediators of the relation between distributive justice and the experience of suffering.
  • Status profissional e gênero na atribuição intercultural de afetos no trabalho Gestão Humana E Social

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Estramiana, José Luis Álvaro; Gallo, Inge Schweiger; Vasconcellos, Clara Mutti; Bonfim, Mirele Cardoso

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda os impactos de fatores contextuais na atribuição de afetos a um supervisor e um empregado interagindo em uma situação rotineira de trabalho. Participaram do estudo 465 estudantes universitários de Salvador e Madri. O objetivo é apresentar uma análise qualitativa das respostas a uma questão aberta em que se pedia ao participante da pesquisa que se colocasse no lugar do supervisor e do empregado atribuindo afetos a cada um dos atores. Concluiu-se que espanhóis e brasileiros atribuem afetos semelhantes. Tanto espanhóis quanto brasileiros atribuem afetos ambivalentes (positivos e negativos) aos dois atores, a despeito de suas diferenças de status (supervisor ou empregado) e gênero (homem ou mulher). Outra conclusão é que, embora espanhóis e brasileiros percebam que a interação entre o supervisor e o empregado é cordial e amigável, sinal da boa qualidade na interação entre os dois atores, identificam prepotência e antipatia.

    Resumo em Inglês:

    The impact of contextual factors on the attribution of affect between a supervisor and an employee within a routine working situation are explored in the present article. Therefore, 465 students of Salvador and Madrid were asked to take the perspective of a supervisor or employee. The qualitative analysis of the results showed that both Brazilians and Spaniards attributed ambivalent (i.e., positive and negative) affects to both actors, regardless of their status and gender. In addition, Brazilians and Spaniards perceived the interactions as being warm and friendly, and therefore as a good relationship, they also felt that it was characterized by arrogance and dislike.
  • A relação entre o jeitinho Brasileiro e o perfil empreendedor: possíveis interfaces no contexto da atividade empreendedora no Brasil Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Pedroso, José Pedro Penteado; Massukado-Nakatani, Márcia Shizue; Mussi, Fabrício Baron

    Resumo em Português:

    Com intuito de promover discussões sobre uma característica cultural própria da sociedade brasileira, o jeitinho e, em paralelo, o perfil empreendedor, este estudo objetiva identificar a presença de possíveis interfaces entre os temas. Para tanto, foram revisados estudos que abordam traços culturais brasileiros com ênfase sobre o jeitinho brasileiro, resumindo seus principais desdobramentos. Adicionalmente, por meio de pesquisa secundária, foram selecionados artigos publicados sobre o perfil empreendedor nos anais do EnEO e EnAnpad entre 2004 e 2006, e do Egepe entre 2000 e 2008. Discutem-se ainda os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (2006) com vias a estabelecer um retrato do empreendedorismo no Brasil e prover subsídios para análise de eventuais fatores e contingências que favoreçam ou dificultem a emersão do jeitinho no perfil do empreendedor. Observou-se que existem indícios da presença de uma relação que dá título a este estudo, e como tal sugere-se ampliação da pesquisa para corroborar as evidências encontradas.

    Resumo em Inglês:

    Seeking to discuss a cultural trait that is unique to the Brazilian society, the so-called "jeitinho," and, parallelly, the entrepreneurship profile, this study aimed at identifying possible interfaces between these themes. To do so, studies that deal with the Brazilian cultural traits and emphasize this particular one were reviewed and summarized. Additionally, via secondary research, articles published on the entrepreneurship profile in the annals of the EnEO and EnAnpad, from 2004 to 2006, and of the Egepe, between 2000 and 2008, were selected. The Global Entrepreneurship Monitor (2006) survey results were also discussed to build a picture of entrepreneurship in Brazil and provide a base for the analysis of possible factors and contingencies that favor or render it more difficult for the "jeitinho" to emerge in the entrepreneur profile. It was noticed there is evidence such relation exists and, therefore, the study should be enhanced to corroborate such evidence.
  • Uma investigação sobre o ator consumidor na rede de pirataria e uma proposta de alternativa de estratégia de combate Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Giglio, Ernesto Michelangelo; Ryngelblum, Arnaldo Luiz

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é investigar as percepções e representações sociais do consumidor na rede de pirataria e propor uma alternativa de princípio estratégico de combate a esse comércio ilegal a partir de um modelo de rede que inclui o ator consumidor. A afirmativa básica é que a pirataria se organiza no formato de rede, onde o consumidor é um ator importante, que mantém a rede em razão de suas específicas percepções e representações sociais sobre o governo, sobre as empresas fabricantes, sobre os camelôs e sobre si próprio, percepções essas que abrangem mais do que o preço, que é o fator mais pesquisado no tema de pirataria. A base teórica de apoio é o conceito de rede social que existe como pano de fundo nas redes de negócios, com seus fatores de interdependência, comprometimento, expectativas e representações sociais, bem como o conceito de nó, que é a unidade de estudo das redes. Realizou-se uma pesquisa com grupos de adolescentes e adultos, e os dados mostraram a presença de representações sociais positivas sobre a ponta da pirataria, que é o camelô, e representações sociais negativas sobre o governo e as empresas que combatem a ilegalidade. Nas conclusões, mostra-se que há um ganho de compreensão quando se inclui o ator consumidor na rede, tanto no que se refere à manutenção do comércio pirata quanto às estratégias de combate. Como conclusão secundária importante, considerando os resultados abaixo do esperado por parte do governo no combate à pirataria, sugere-se um princípio estratégico a partir das redes sociais. A premissa da proposta é que só se combate uma rede a partir de outra rede, conforme atestam alguns exemplos de organizações sociais e comerciais.

    Resumo em Inglês:

    This article's objective is to investigate the awareness and social representations of consumers in a piracy network, and to forward an alternative strategic principle to fight this illegal form of commerce, taking the network model with the inclusion of the consumer as its departing point. Its basic assertion is that piracy can be understood to be organized according to a network, where the consumer is an important actor, who upholds the net due to his specific perceptions and social representations about the government, the products' manufacturers, the camelôs (street vendors), and about himself. These perceptions include themes that are beyond price, that is the most surveyed variable in this domain. This work is supported by the social network theory, that makes up the big picture where business networks are included, involving the notions of interdependence, commitment, expectations, social representations, as well as the concept of the "tie", which is the study unit that constitutes the network. A focus group survey was conducted with adolescents and adults, where it has become evident the perception of positive social representations relative to piracy, that is the camelô, while the government and the companies that fight piracy have been portrayed negatively. In this work's conclusions, it is shown that there is a gain in comprehension of the situation when the consumer is included in the network picture, in relation to the pirate commerce preservation, as well as to the combat strategies. In an important parallel conclusion, and considering the less than expected results on the government's part in the fight against piracy, it is suggested a strategic principle that flows from social networks. The assumption of this proposal is that it is only possible to fight a network from the perspective of another one, as it is stated in examples of social and business organizations.
  • Alinhamento das prioridades competitivas entre compradores e vendedores de máquinas e equipamentos Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Moori, Roberto Giro; Ghobril, Alexandre Nabil; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo verificar o alinhamento das prioridades competitivas entre empresas compradoras e usuárias de máquinas e equipamentos para a fabricação de produtos alimentícios e seus fornecedores industriais. Está fundamentado em uma pesquisa exploratória descritiva em que se aplicou um questionário estruturado junto a gestores das áreas relacionadas a compras, vendas e produção das empresas. Foram obtidas 77 respostas de gestores de empresas fabricantes de alimentos e 55 de fabricantes de equipamentos. Os dados, submetidos à estatística descritiva e à correlação bivariada não paramétrica, revelaram que: a) no âmbito do relacionamento entre compradores e vendedores de máquinas e equipamentos, o fator qualidade foi a prioridade competitiva alinhada entre eles; b) no âmbito de empresas usuárias de máquinas e equipamentos, houve evidência de trade-off entre as variáveis reduzir estoques e velocidade de entrega rápida. Essas revelações permitiram concluir que: a) a qualidade é um fator de alinhamento externo e interno; b) o trade-off é usado como um instrumento para o alinhamento das prioridades competitivas no ambiente interno das empresas compradoras e usuárias de máquinas e equipamentos.

    Resumo em Inglês:

    This aim of this study is to verify the competitive priority alignment between buyers and machine & equipment users for food processing and its equipment suppliers. Based on an exploratory and descriptive research, was applied a structured questionnaire having as subject the purchase, sale and production managers. There were altogether 77 answers obtained from food processing managers and 55 from equipment manufacturer managers. The obtained data were analyzed according to descriptive statistic and to non-parametric test of bivariate correlation, which revealed that: a) in the scope of relationship between food processing and equipment manufacturer, the quality factor was the competitive priority aligned between them; b) in the scope of buyers and machine & equipment users, there was evidence the trade-off between the variables stock reduction and quickly delivery. The results allowed concluding that: a) the quality is a factor of alignment to internal and external environment; b) the trade-off is used as an instrumental to achieve the competitive priority alignment in the internal environment of the buyer and machine & equipment users for food processing.
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