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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 20, Número: 5, Publicado: 2019
  • DETERMINANTES DA LEALDADE À MARCA NO CONTEXTO DE UMA MARCA DE REFRIGERANTE Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    FORTES, VALTER M. M.; MILAN, GABRIEL S.; EBERLE, LUCIENE; TONI, DEONIR DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Desenvolver e manter a lealdade dos consumidores em relação à marca é requisito estratégico para negócios bem-sucedidos. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar o impacto de alguns construtos determinantes da lealdade à marca. Originalidade/valor: Exploramos a qualidade percebida, a conscientização da marca, a personalidade da marca e o amor à marca como determinantes da lealdade à marca. Nesse sentido, o foco deste estudo foi analisar o impacto de alguns construtos determinantes da lealdade à marca. Design/metodologia/abordagem: O estudo foi implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, aplicada a uma amostra de 284 consumidores de uma marca de refrigerante do Nordeste do Brasil adquirida por um dos maiores fabricantes de refrigerante do mundo. Os dados foram analisados utilizando-se estatísticas multivariadas e mediante o emprego da técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados: Foi possível concluir, então, que há uma relação positiva entre os construtos consciência da marca e qualidade percebida, e a influência positiva da personalidade da marca na consciência da marca e da qualidade percebida no amor à marca. Obtiveram-se ainda evidências que mostram que o amor à marca tem influência sobre a lealdade à marca e que o nível de consumo é um moderador significativo dessa relação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Developing and keeping customers’ loyalty in relation to the brand is a strategic requisite for well-succeeded business. Thus, our main purpose was to develop and validate a theoretical model concerning customers brand loyalty. Originality/value: We explored perceived quality, brand awareness, brand personality, and brand love as brand loyalty determinants. In this sense, the focus of this study was to analyze the impact of some brand loyalty determinant constructs. Design/methodology/approach: The study was implemented by means of a survey, applied to 284 customers of a soft drink brand from Northeast Brazil that was acquired by one of the biggest soft drink producers in the world. Data were analyzed through multivariate statistics and applying structural equation modeling technic. Findings: It was possible to evidence that there is a positive relation between the constructs brand awareness and perceived quality and positive influence of brand personality over brand awareness, as well as perceived quality over brand love. Also, evidence showed that brand love influences brand loyalty and that consumption level is a meaningful moderator of this relation.
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE EM DOIS ESTÁGIOS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    SAQUETTO, THIAGO C.; ARAUJO, CLÁUDIA A. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo se propõe a descrever a eficiência de hospitais privados no Brasil, bem como compreender a influência da estrutura de propriedade, da especialização, da acreditação e da atividade de ensino sobre a eficiência de hospitais privados. Originalidade/valor: Os achados descrevem a eficiência de hospitais privados que se destacam por sua busca pela certificação de qualidade e segurança, e investigam fatores controversos da literatura sobre a eficiência hospitalar. Além disso, a pesquisa contribui para o desenvolvimento da literatura nacional sobre a eficiência de hospitais no Brasil, por meio de uma análise em dois estágios. Design/metodologia/abordagem: São estimadas as eficiências de 98 hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) por meio da modelagem Data Envelopment Analysis (DEA). Para tal, foram selecionados três inputs e três outputs referentes ao desempenho dos hospitais no ano de 2017. No primeiro estágio, foram analisadas as eficiências, orientadas aos inputs e com a utilização de uma variável não discricionária. No segundo, foram estimadas medidas bootstrapped e investigadas, por meio de modelos econométricos, as influências dos fatores da eficiência hospitalar. Resultados: Os resultados possibilitam descrever aspectos da gestão dos recursos, relacionados aos inputs e outputs investigados, para a melhoria da eficiência nos hospitais privados no Brasil, além da compreensão da influência dos fatores estrutura de propriedade, especialização e acreditação sobre a eficiência de hospitais privados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to describe the efficiency of private hospitals in Brazil and to understand the influence of property structure, specialization, accreditation, and teaching activity on the efficiency of private hospitals. Originality/value: Our findings suggested that private hospitals’ efficiency stands out due to their quest for quality and safety certification and investigates controversial factors in the hospital efficiency literature. Besides, it contributes to the development of the national literature as regards hospitals efficiency in Brazil through a two-stage analysis. Design/methodology/approach: The efficiencies of 98 hospitals of the National Association of Private Hospitals (ANAHP) were estimated through the modeling Data Envelopment Analysis (DEA). Three inputs and three outputs were selected referring to the performance of hospitals in the year 2017. In the first stage, the input-oriented efficiencies were analyzed using a non-discretionary variable. In the second, bootstrapped measures were estimated, and the influences of hospital efficiency factors were investigated through econometric models. Findings: The results enabled the description of resource management aspects related to the inputs and outputs investigated, to improve efficiency in private hospitals in Brazil, and to understand the influence of ownership, specialization, and accreditation factors on the efficiency of private hospitals.
  • METANÁLISE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS EM ADMINISTRAÇÃO Gestão Humana E Social

    PEREIRA, RAQUEL S.; SANTOS, ISABEL C.; OLIVEIRA, KEILLA D. S.; LEÃO, NILSON C. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Apresentar a técnica de metanálise como uma estratégia aplicada à pesquisa bibliométrica para desvelar o estado da arte da produção científica internacional, suas interações com as áreas de conhecimento, a colaboração entre autores e instituições, na área da Administração, com base no período entre 1998 e 2017. Originalidade/valor: Na pesquisa exploratória inicialmente aplicada, observou-se uma lacuna no debate sobre o uso metanálise como um recurso de investigação do estado da arte na área da Administração. A metanálise utilizada como instrumento de pesquisa proporciona uma associação rigorosa de diversos estudos. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, delineada por pesquisa bibliográfica. Quanto ao mecanismo de investigação, foi usada a metanálise como uma investigação sistemática. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em duas etapas: macroanálise e microanálise. Resultados: Os resultados da pesquisa mostraram que o número de estudos bibliométricos publicados na segunda década estudada foi significantemente maior. As áreas de publicações, dentro do escopo da Administração também sofreram mudanças importantes quando se compararam os períodos analisados, evidenciando um crescimento de publicações entre 2008 e 2017 nas áreas de planejamento e gestão. Como aplicações práticas, podem-se, a partir deste estudo, utilizar as publicações e análises para melhor compreender como, quando, onde e por quem foram realizadas as bibliometrias, de forma que possam ser usadas para a realização de metanálises, ou seja, estudos bibliométricos mais densos e profundos, que possam evidenciar tendências em determinada área de estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To present the meta-analysis technique as a strategy applied to bibliometric research, in order to unveil the state of the art of the international scientific production, its interactions as areas of knowledge, the collaboration among authors and institutions in the Business Administration area, based in the period from 1998 and 2017. Originality/value: In the initially applied exploratory research, it was observed a gap in the debate of using meta-analysis as a state of the art investigation resource in the Business Administration area. The meta-analysis used as a research instrument makes possible a strict association of several studies. Design/methodology/approach: It is a qual-quant research approach, of exploratory character, outlined through bibliographic research. As for the investigation mechanism, it was used meta-analysis as a systematic investigation. The development of the research was divided into two phases. The first, called macro-analysis, and the second, micro-analysis. Findings: Research results showed that the number of bibliometric studies published in the second decade of the studied period was significantly higher. The publication areas, within the scope of Administration, were also affected by important changes, comparing the analyzed periods, evidencing a growth in publications between 2008 and 2018 in the areas of planning and management. As practical applications, it is possible, from this study, to use the publications and analyses to better understand how, when and by whom the bibliometrics was made, that is, denser and deeper bibliometric studies, which can highlight trends in a certain study area.
  • “MERGULHANDO” NOS SIGNIFICADOS E REVELANDO CONCEPÇÕES DO SER PROFESSOR NA ADMINISTRAÇÃO Gestão Humana E Social

    SANTOS, GABRIELA T.; SILVA, ANIELSON B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar as concepções do ser professor em Administração. As reflexões teóricas que definiram a compreensão do fenômeno estão associadas ao conhecimento docente, à formação de professores e às concepções do ser professor. Originalidade/valor: Os resultados deste estudo revelam que as concepções do ser professor refletem sobre a prática docente e no desenvolvimento dos saberes concebidos a partir das ideologias dominantes do campo, dos contextos socioeconômicos e dos contextos políticos atuais. Este estudo contribui para o processo de formação do professor em Administração. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza a fenomenografia como método para compreender, a partir do espaço de resultados, o significado das concepções identificadas por meio de entrevistas realizadas com 20 professores atuantes na pós-graduação de Administração de programas no Brasil por mais de dez anos. Resultados: Os resultados da análise dos dados permitiram a identificação de quatro concepções do ser professor: 1. um profissional que realiza o trabalho como qualquer outro; 2. um educador que atua como mediador do conhecimento; 3. um autor de processo educacional; e 4. um agente que transforma as pessoas e a si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this study is to identify conceptions of being a professor in Management. The theoretical reflections that have defined the understanding of the phenomenon are associated with teaching knowledge, professor training and conceptions of being a professor. Originality/value: The results of this study reveal that conceptions of being a professor reflect the practice of teaching and the development of knowledge perceived from the field's dominant ideologies, the socio-economic background, and the current political contexts. This study contributes to the process of professors' Management training. Design/methodology/approach: This is a qualitative study and uses phenomenography as a method to understand, based on outcome space, the meaning of conceptions identified through interviews conducted with 20 professors working in undergraduate and graduate Management programs in Brazil for more than ten years. Findings: The results of the data analysis allow the identification of four conceptions of being a professor: 1. a professional who performs the job like any other; 2. an educator who acts as a knowledge mediator; 3. an author of educational process; and 4. an agent who transforms people and him/herself.
  • O PAPEL DE SUPORTES ORGANIZACIONAIS NA RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL Gestão Humana E Social

    CORREIA-LIMA, BRUNO C.; LOIOLA, ELISABETH; PEREIRA, CICERO R.; COSTA, JOSIMAR S.; LEOPOLDINO, CLÁUDIO B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender a relação entre resultados de aprendizagem individual de competências (AI) e resultados de aprendizagem organizacional (AO), assim como o papel mediador dos suportes organizacionais à transferência de aprendizagem (SOT) na conversão de AI em AO. Originalidade/valor: Medida de AO relacionada à AI, pois, em regra, pesquisas sobre AO pressupõem AI, não se detendo a mensurá-la. Propo­sição de socialização e de codificação como processos de AO, o que envolve aprendizagens formais e informais, e conhecimentos tácitos e explícitos. Foco na conversão de resultados de AI nas organizações em aprendizagem da organização, permitindo avaliar com mais acurácia os resultados dos investimentos organizacionais em aprendizagem formal e informal, considerando-se a prática corrente de medir exclusivamente T&D. Proposição do uso de SOT para potencializar processos e resultados de AI e de conversão de AI em AO. O uso simultâneo de métodos exploratórios e confirmatórios de modelagem e de dados de duas diferentes organizações alinha-se às boas práticas no campo de pesquisa. Design/metodologia/abordagem: As hipóteses foram testadas em dois estudos, realizados com escalas validadas, enviadas por link aos respondentes pelas organizações. O estudo 1, exploratório, envolveu 203 trabalhadores de um banco público; e o estudo 2, confirmatório, 252 trabalhadores de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). Resultados: Os dois estudos evidenciam que houve AI e AO, que AI é aprendizagem líquida de competências desejadas pela organização (AI1- AI0), que AO é fruto da socialização e da codificação de AI aplicada ao trabalho, que AI prediz AO e que SOT medeia a relação entre AI e AO.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand the relationship between the outcomes of individual learning (IL) of competencies and the outcomes of organizational learning (OL) of competencies, as well as the mediating role of organizational support for transfer (OST) of learning in the conversion of IL into OL. Originality/value: Measurement of OL in relation to IL since, as a rule, research on OL presupposes IL, without stepping back to measure it. Proposing socialization and codification as OL processes, which involves formal and informal learning, and tacit and explicit knowledge. Focus on converting IL results in organizations into learning of the organization, allowing a more accurate assessment of the results of organizational investments in formal and informal learning, considering the current practice of measuring T&D exclusively. Proposing the use of OST to enhance processes and results of IL and conversion of IL into OL. The use of exploratory and confirmatory modeling methods and data from two different organizations are aligned with good practice in the research field. Design/methodology/approach: The hypotheses were tested in two studies, carried out with validated scales, sent by the organizations via a link emailed to the respondents. Study 1, exploratory, involved 203 employees of a public bank and study 2, confirmatory, with 252 employees of a Civil Society Organization of Public Interest (CSOPI). Findings: The two studies show that there were IL and OL, that IL is net learning of competencies desired by the organization (IL1- IL0), that OL is the result of socialization and codification of IL applied to work, that IL predicts OL, and that OST mediates the relationship between IL and OL.
  • A RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS COM P&D E O RETORNO ANORMAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS Finanças Estratégicas

    OLIVEIRA, AMABELE M.; MAGNANI, VINÍCIUS M.; TORTOLI, JÚLIA P.; FIGARI, ANELISE K. P.; AMBROZINI, MARCELO A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a relação entre o retorno anormal e as despesas com P&D em empresas listadas brasileiras. Originalidade/valor: Os determinantes do retorno anormal das empresas fornecem informações relevantes para a tomada de decisões dos investidores. Nesse contexto, foi analisado se a inovação, mensurada pelas despesas com P&D, pode ser um fator-chave para o retorno anormal das empresas brasileiras. Design/metodologia/abordagem: Foram analisadas as empresas brasileiras de capital aberto, de 2009 a 2016, em uma amostra composta por 1.597 observações, por meio de análise de regressão com dados em painel. As informações sobre despesas com P&D foram coletadas nas notas explicativas. Se a empresa mencionou apenas as despesas com P&D e não divulgou o valor gasto na Demonstração do Resultado do Exercício, considerou-se que a empresa não investiu no período e o valor zero foi atribuído. Destaca-se que somente 44 empresas da amostra mencionaram as despesas com P&D em suas notas explicativas e/ou declararam que investiram em P&D, sinalizando a importância de melhores práticas de divulgação desses investimentos. Resultados: Os resultados evidenciam uma relação negativa e estatisticamente significativa entre a inovação e o retorno anormal. Ou seja, um investimento corrente por meio de despesas com P&D leva a um menor retorno anormal corrente. Isso poderia estar ligado ao fato de que as despesas com P&D tendem a produzir retornos apenas em períodos mais longos, exigindo um tempo maior para recuperar esses investimentos, devido às características complexas relacionadas à mensuração contábil das despesas com P&D. Consequentemente, o retorno anormal só poderia ser percebido em períodos subsequentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to analyze the relationship between the abnormal return and R&D expenses in Brazilian public firms. Originality/value: The determinants of firms' abnormal return provide information relevant to investors' decision-making. In this context, we verified whether the innovation, measured by R&D expenses, could be a key factor for the abnormal returns in Brazilian firms. Design/methodology/approach: We analyzed Brazilian public firms, from 2009 to 2016, by panel data regressions, in a sample composed by 1,597 firm-year observations. We collected information about R&D expenses in the footnotes. When a firm only mentioned about R&D expenses but did not disclose spent value in the Income Statement, we consider that the firm did not invest in the period and we attribute zero as a value. We highlighted that few firms mentioned R&D expenses in their footnotes and/or declared that they invested in R&D, only 44 firms in all sample, pointing the importance of better disclosure practices of these investments. Findings: The results demonstrate a negative and statistically significant relationship between innovation and the abnormal return. That is, current R&D expenses lead to a lower current abnormal return. It could be linked with the fact that R&D expenses tend to produce returns just in longer periods, demanding more time to recover these investments, due to their complex characteristics related to accounting measurement of R&D expenses. Consequently, an abnormal return could be perceived only in subsequent periods.
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