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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2020
  • PRÁTICAS DE GESTÃO, BEM-ESTAR E COMPORTAMENTO DE APOIO Dossiê

    NEIVA, ELAINE R.; MACAMBIRA, MAGNO O.; RIBEIRO, ELISA M. B. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esse artigo tem por objetivo avaliar a influência das práticas de gestão da mudança, das razões e dos benefícios sobre o bem-estar e o comportamento de apoio às mudanças. Originalidade/valor: A contribuição teórica deste estudo está em subsidiar a mensuração das ações realizadas, as reações dos indivíduos ao processo e a mensuração dos aspectos que contribuem para a atribuição de sentido que os indivíduos fazem sobre o processo de mudança. Design/metodologia/abordagem: Participaram do estudo 255 colaboradores administrativos de uma holding brasileira que oferece serviços de transporte rodoviário, de fretamento e logística em três estados do Brasil. Foram utilizadas as seguintes medidas: Escala de Práticas de Gestão da Mudança, Escala de Razões e Benefícios para a Mudança, Instrumento de Comportamentos de Apoio à Mudança Organizacional e Escala de Bem-Estar no Trabalho. Os instrumentos foram aplicados aos profissionais e aos gestores das unidades para avaliar as medidas propostas considerando um processo de mudança pelo qual a organização estava passando. Os dados da amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC) dos instrumentos, além da análise de mediação e de equações estruturais para o teste de hipóteses. Resultados: Os resultados do estudo apontam que as práticas de gestão da mudança afetam positivamente tanto os comportamentos de apoio quanto o bem-estar do trabalhador. Foi identificado também efeito diferenciado das razões organizacionais percebidas e dos benefícios percebidos nos comportamentos de apoio e no bem-estar no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The aim of this paper was to evaluate the influence of change management practices, reasons to change and anticipated benefits on well-being and change-supportive behavior. Originality/value: The theoretical contribution of this study is giving support to measure management interventions and measuring the meanings individuals attribute to the process of change. Design/methodology/approach: The study included 255 employees from a Brazilian holding company that offers road transportation, charter, and logistics services in three Brazilian states. The following measures were used: Change Management Practice Scale, Scale of Reasons and Benefits for Change, Change-Supportive Behavior Scale, and Well-Being at Work Scale. The instruments were applied to professionals and managers to evaluate the proposed measures considering the undergoing process of organizational change. The sample data were submitted to exploratory factor analysis (EFA) and Confirmatory Factor Analysis (CFA) of the instruments, as well as mediation analysis and Structural Equation Modeling to test the hypotheses. Findings: The study results indicate that change management practices positively affect both supportive behaviors and workers’ well-being. A differentiated effect of perceived organizational reasons and perceived benefits on supportive behaviors and well-being at work was also identified.
  • ANTECEDENTES DE BEM-ESTAR NO TRABALHO: CONFIANÇA E POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS Dossiê

    OLIVEIRA, ÁUREA F.; GOMIDE JÚNIOR, SINÉSIO; POLI, BÂNIA V. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve por objetivo investigar o impacto de políticas de gestão de pessoas e da confiança organizacional sobre o bem-estar no trabalho, definido aqui como a prevalência de emoções positivas no trabalho acrescida da percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, desenvolve seus potenciais e avança no alcance de suas metas de vida. Originalidade/valor: De acordo com a hipótese que sustenta esta investigação, o contexto de trabalho se apresenta como lugar privilegiado de emoções e, fundamentalmente, de realização e construção da felicidade pessoal. A premissa de que o alcance da felicidade pessoal é possível no trabalho incentiva os profissionais de gestão de pessoas a identificar estratégias eficazes na promoção do bem-estar. Design/metodologia/abordagem: A amostra foi composta por 212 trabalhadores de diversas organizações que responderam a instrumentos com evidência de validade e fidedignidade. O modelo foi testado pela modelagem de equações estruturais; e os coeficientes de fidedignidade das escalas, por meio do alfa de Cronbach. Resultados: Os resultados apontaram que o ajustamento do modelo é apenas razoável, embora, em função dos índices de ajustamento, possa ser aceito. Os resultados são discutidos em termos das contribuições do estudo para a ampliação do conhecimento na área do comportamento organizacional e em suas implicações para ações gerenciais. Sugere-se, ainda, a realização de outros estudos que abranjam amostras mais amplas e de diferentes naturezas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The aim of this study was to investigate the impact of people management policies and organization trust on well-being at work, the latter being defined as the predominance of positive emotions at work and the individual’s perception that, at work, he/she can express and develop his/her potential and, therefore, he/she progresses to achieving his life’s goals. Originality/value: The hypothesis underlying this research is that the work context presents itself as a privileged place for emotions and, fundamentally, for the realization and construction of personal happiness. The premise that the attainment of personal happiness is possible at work encourages people-management professionals to identify effective strategies for promoting well-being. Design/methodology/approach: The sample consisted of 212 workers from various organizations who answered to instruments with evidence of validity and reliability. The model was tested by structural equation modeling and the reliability coefficients of the scales tested using Cronbach’s alpha. Findings: The results showed that the adjustment of the model is only reasonable, although, depending on the adjustment indices, it can be accepted. The results are discussed in terms of the contributions of the study to the expansion of knowledge in the area of organizational behavior and its implications for managerial actions. It is also suggested to carry out other studies covering larger samples and different natures.
  • ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA PROSPERIDADE NO TRABALHO: UM MODELO DE MEDIAÇÃO MODERADA Dossiê

    NOVAES, VLADIMIR P.; FERREIRA, MARIA C.; MENDONÇA, HELENIDES; TORRES, CLÁUDIO V.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Investigar as relações da participação na tomada de decisões e do suporte social no trabalho com o desempenho de papéis no trabalho, assim como o papel mediador da prosperidade no trabalho e o papel moderador da autoeficácia em tais relações. Originalidade/valor: O estudo contribuiu para a extensão da rede monológica da prosperidade no trabalho, ao testar um modelo que engloba conjuntamente construtos pouco estudados como antecedentes e consequentes da prosperidade no trabalho, além de analisar o papel de um recurso pessoal nessas relações, com base na teoria de demandas e recursos do trabalho (JD-R). Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é de natureza empírica, com abordagem quantitativa de natureza correlacional, e testou sete hipóteses. Os dados foram coletados por meio de questionários de autorrelato e analisados pela modelagem de equações estruturais. Resultados: As hipóteses foram totalmente corroboradas e indicaram os seguintes aspectos: a participação na tomada de decisões e o suporte social exercem impacto positivo sobre a prosperidade no trabalho; a prosperidade no trabalho medeia a relação entre tais variáveis e o desempenho de papéis no trabalho; a autoeficácia modera as relações positivas da participação na tomada de decisões e do suporte social com a prosperidade no trabalho, no sentido de acentuá-las. A pesquisa traz importantes implicações para a literatura, ao contribuir para a extensão do modelo de prosperidade no trabalho a amostras brasileiras. As organizações poderão se beneficiar de tais achados e obter vantagem competitiva ao implantarem medidas capazes de promover melhorias no que diz respeito à prosperidade no ambiente organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate the relationship between participation in decision making and social support at work with role performance at work, as well as the mediator role of work prosperity and the moderator role of self-efficacy. Originality/value: The study contributes to the enhancement of the monological net of the concept of prosperity at work, by testing a model that includes other rather neglected constructs as antecedents and consequents of prosperity at work, and by analyzing the role of a personal asset in these relationships, based on the demands-resources model (JD-R). Design/methodology/approach: This is an empirical study, with a quantitative approach of correlational nature, that tested seven hypotheses. The data were collected with self-report questionnaires, and analyzed with structural equation modelling. Findings: All hypotheses were corroborated and indicated that: participation in the decision making and social support have a positive impact on prosperity at work; prosperity at work has a mediation role in the relation between these variables and role performance at work; self-efficacy moderates the positive relations of participation at work and social support with prosperity at work, increasing these relations. The study has important implications for the literature in the field, contributing to the application of the model of prosperity at work to Brazilian samples. Organizations may benefit from these findings if the policies that enhance prosperity are implemented in the organizational environment, obtaining competitive advantage.
  • O PAPEL DO REDESENHO DO TRABALHO NA PROMOÇÃO DO FLOW E DO BEM-ESTAR Dossiê

    DEVOTTO, RITA P. de; FREITAS, CLARISSA P. P.; WECHSLER, SOLANGE M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Investigar o papel mediador do flow no trabalho entre as relações das dimensões de redesenho no trabalho (redesenho da tarefa, reformulação cognitiva e redesenho das relações) com as dimensões de saúde mental positiva (bem-estar emocional, bem-estar psicológico e bem-estar social). Originalidade/valor: As ações de redesenho no trabalho têm sido valorizadas como antecedentes do bem-estar laboral dos profissionais. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre as ações de redesenho no trabalho, o flow no trabalho e a saúde mental positiva, ainda não investigadas em trabalhos empíricos prévios. Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se a abordagem quantitativa por meio de um questionário on-line composto por questionário sociodemográfico e três escalas. A amostra foi composta por 386 profissionais de diferentes estados brasileiros, sendo 58% do gênero feminino, com idade média de 44 anos (DP = 12 anos). Os dados foram analisados por meio de equações estruturais. Resultados: Os resultados das análises de equações estruturais demonstraram que o redesenho das relações apresentou um impacto direto sobre a saúde mental positiva. As relações da reformulação cognitiva com a saúde mental positiva foram totalmente mediadas pelos níveis de flow no trabalho. Conclui-se que as ações de redesenho do trabalho, primordialmente a reformulação cognitiva, influenciam o bem-estar laboral e geral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate the mediating role of flow at work on the relations of job crafting (task crafting, cognitive crafting and relational crafting) with positive mental health dimensions (emotional well-being, psychological well-being and social well-being). Originality/value: Job crafting actions have been identified as antecedents of the levels of well-being at work. The present study contributed to the literature examining the relationships between job crafting, flow at work, and positive mental health, which have not yet been investigated in previous empirical studies. Design/methodology/approach: The quantitative approach was used through an online questionnaire composed of a sociodemographic questionnaire and three scales. The sample consisted of 386 professionals from different Brazilian states, of which 58% were female, with a mean age of 44 years (SD = 12 years). The data were analyzed through structural equations. Findings: The results of the analysis of structural equations showed that relational crafting had a direct impact on positive mental health. The relations of cognitive crafting with positive mental health were totally mediated by flow at work. We concluded that job crafting, primarily cognitive crafting, influence occupational and general well-being.
  • BEM-ESTAR PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES E QUALIDADE DE VIDA ORGANIZACIONAL: O PAPEL MEDIADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL Dossiê

    PAZ, MARIA G. T.; FERNANDES, SONIA R. P.; CARNEIRO, LAILA L.; MELO, ELEUNÍ A. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Testar modelos de mediação e moderação da cultura organizacional, valores concorrentes e estilos de funcionamento organizacional, tendo como antecedente a qualidade de vida organizacional (QVO) e como consequente o bem-estar pessoal nas organizações (BEO). Originalidade/valor: A literatura tem apresentado testes de modelos de mediação/moderação para compreender o bem-estar dos empregados e subsidiar a gestão para a implantação de estratégias adequadas às realidades organizacionais. A cultura organizacional tem sido variável componente de alguns desses modelos, mas não foram identificadas na literatura publicações que investiguem a cultura como mediadora/moderadora da relação qualidade de vida/bem-estar. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa quantitativa, trans versal, em que se utilizaram escalas que apresentam evidências de validade psicométrica. Essas escalas foram aplicadas a 1.292 empregados (81%) da população de uma organização pública. Dois modelos de mediação e dois de moderação foram testados por meio de regressão múltipla. Resultados: Os resultados das análises de regressão linear e hierárquica utilizadas para testar os modelos propostos revelaram que, com exceção da cultura burocrática, todos os tipos de cultura tiveram poder de mediação significativos entre as variáveis de QVO e BEO. Não foram identificadas relações de moderação. As evidências empíricas dos testes dos modelos indicam que é preciso atentar para as características culturais das organizações na definição de estratégias de intervenção relativas à QVO e ao BEO, visto que algumas podem ser mais aplicáveis a determinadas culturas e menos a outras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To test models of mediation and moderation of the organizational culture, competing values and styles of organizational operation having quality of organizational life (QOL) as antecedent and personal organizational well-being (POW) as consequent. Originality/value: Literature has presented tests of mediation/moderation models to understand well-being of employees and support leadership in the implementation of strategies that fit into the organizational realities. Organizational culture has been used as a component variable of some of those models. However, no publication investigating culture as mediator/moderator of the quality of life/well-being relation was found. Design/methodology/approach: Quantitative, transversal survey employing scales that present evidences of psychometric validity applied to 1,292 employees (81%) of the population in a public organization. Two mediation models and two moderation models were tested through multiple regression. Findings: The results of the linear and hierarchic regression analyses used to test the proposed models showed that, except for the bureaucratic culture, all types of culture had significant power of mediation between the variables of QOL and POW. No moderation relation was found. The empirical evidences of the models tests point out the need for considering cultural traits of organizations in the design of strategies of intervention related to QOL and POW, since some may be more applicable to given cultures and less applicable to others.
  • PRESENTEÍSMO DE PROFESSORES REGENTES: BEM-ESTAR COMO ESTADO PSICOLÓGICO CRÍTICO NA MEDIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO Dossiê

    PÉREZ-NEBRA, AMALIA R.; QUEIROGA, FABIANA; OLIVEIRA, THIAGO A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Testar a realização no trabalho como mediador da relação entre desenho do trabalho e presenteísmo em professores regentes. Originalidade/valor: O presenteísmo é uma das formas de perda de desempenho dos professores em sala de aula. Diversos são os modelos que explicam resultados organizacionais, entre os quais o Modelo de Características do Trabalho. Entretanto, este modelo até o presente momento não foi testado com presenteísmo, e, segundo sua proposta, ele será predito pelo desenho do trabalho mediado por atitudes positivas relacionadas ao trabalho (isto é, bem-estar eudaimônico). Design/metodologia/abordagem: Participaram do estudo 2.282 professores de escolas públicas, dos quais 71,1% eram mulheres. Responderam à escala de realização no trabalho, à escala Stanford de presenteísmo e à taxonomia completa de desenho do trabalho da versão brasileira. Foram testadas relações diretas e mediadas, e o Modelo de Características do Trabalho confirmou-se parcialmente. Resultados: Para trabalho não completado, a mediação confirmou-se apenas para a subcategoria identificação da tarefa do desenho do trabalho. Nesse fator, observaram-se relações diretas com autonomia de planificação e suporte social. Para distração evitada, a mediação ocorreu apenas para suporte social e conforto no trabalho. As subcategorias autonomia de decisão, demandas físicas e complexidade do trabalho apresentaram relações diretas. Discute-se o papel mediador dos estados psicológicos críticos e de outros gatilhos positivos que poderiam mediar a relação entre desenho do trabalho e resultados organizacionais, como as emoções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Test job fulfillment as a mediator of the relationship between work design and presenteeism in teachers. Originality/value: Presenteeism is one of the reasons for teachers to underperform in the classroom. Many models explain organizational results, among which the Job Characteristics Model. That model, however, has not yet been tested with presenteeism, and, as it proposes, it will be predicted by work design mediated by positive work-related attitudes (i.e., eudaimonic well-being). Design/methodology/approach: A total of 2,282 public school teachers participated in the study, of which 71.1% were women. They completed the scale of job fulfillment, the Stanford Presenteeism Scale, and the full work design taxonomy in the Brazilian version. Direct and mediated relationships were tested, and the Job Characteristics Model was partially confirmed. Findings: For not completing work, mediation is confirmed only to the task identity subcategory of work design. Here, direct relationships with scheduling autonomy and social support were observed. For avoiding distraction, mediation occurred only for social support, and comfort at work. The subcategories decision-making autonomy, physical demands, and job complexity are directly related. We discuss the mediating role of critical psychological states and other positive triggers that could mediate the relationship between work design and organizational outcomes, such as emotions.
  • BEM-ESTAR: ANTECEDENTES E CONSEQUENTES Dossiê

    Abbad, Gardênia da Silva; Carlotto, Mary Sandra; Gondim, Sonia Maria Guedes; Jesuino, Jorge Correia
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