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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 21, Número: 5, Publicado: 2020
  • ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA CAPACIDADE ABSORTIVA COM BASE EM PROJETOS DE P&D Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    CRESPI, TATIANE B.; COSTA, PRISCILA R.; PREUSLER, TAÍSA S.; RUAS, ROBERTO L.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Adotaram-se, neste estudo, a noção de capacidade absortiva (CA) e suas configurações como referência, com o objetivo geral de compreender o estágio de desenvolvimento dos processos e das rotinas de aquisição, transformação e aplicação do conhecimento, considerando o contexto de uma empresa pública de pesquisa. Originalidade/valor: Um dos fatores mobilizadores do setor agropecuário no Brasil tem sido a geração de novos produtos e processos. Nesse movimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem assumido um papel de protagonista, especialmente na absorção, internalização e geração de conhecimentos e inovações agropecuárias, envolvendo nesses processos suas unidades descentralizadas e parceiros científicos e tecnológicos, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Identificar e sistematizar as formas e configurações mais efetivas nos processos e nas rotinas associados à dinâmica de apropriação de conhecimento, em um ambiente diverso e dinâmico como o da Embrapa, são ações desafiadoras para os estudiosos do tema. Contudo, estudos re­­centes têm destacado a difusão crescente do debate acerca do construto CA. Design/metodologia/abordagem: Com esse intuito, foi realizado um estudo de caso que considera a Embrapa e três projetos de P&D, os quais apresentam evidências de alianças intraorganizacionais e interorganizacionais, bem como importantes inovações como resultado. Resultados: A principal contribuição foi verificar a presença, em empresa pública de pesquisa, de rotinas e processos semelhantes àqueles observados nas configurações de CA analisados na literatura, além de afirmar a consolidação de rotinas e processos de absorção de conhecimento nos níveis intraorganizacional e interorganizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: In this study, the notion of absorptive capacity (AC) and its configurations were adopted as a reference with the general goal of understanding the development stage of processes and routines of the acquisition, transformation and application of knowledge in the context of a public research company. Originality/value: One of the mobilizing factors in the agricultural sector in Brazil is the generation of new products and processes. In this case, the Brazilian Agricultural Research Agency (Embrapa) has played a role, especially in the absorption, internalization and generation of agricultural knowledge and innovations. In its processes, it involves its decentralized units and scientific and technological partners through research and development (R&D) processes. Identifying and systematizing the most effective forms and configurations in processes and routines associated with the dynamic of knowledge appropriation in a diverse and dynamic environment such as Embrapa constitutes a major challenge for scholars. However, recent studies have highlighted the growing diffusion of the debate on the AC construct. Design/methodology/approach: For this purpose, a case study was conducted involving Embrapa and three of its R&D projects. The study found evidence of intra-organizational and interorganizational alliances, as well as resulting important innovations. Findings: The principal contribution was identifying, in a public research company, the presence of routines and processes similar to those observed in the configurations of AC analyzed in the literature and the consolidation of routines and processes of knowledge absorption at the intra-organizational and interorganizational levels.
  • DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AMBIENTE INSTITUCIONAL: EXPANSÃO REGIONAL DAS REDES DE FRANQUIAS NO BRASIL Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    MELO, PEDRO L. R.; DELGADO, RENATA T.; CORRÊA, VICTOR S.; BORINI, FELIPE M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O artigo tem como objetivo analisar a atratividade dos mercados do interior do Brasil para as redes de franquias, considerando as características do ambiente institucional referente às dimensões socio­econômica, geográfica e de recursos humanos. Originalidade/valor: A interiorização é um tema pouco explorado nas estratégias de crescimento das redes de franquias. Por meio da perspectiva teórica institucional, o artigo contribui para esse debate ao esclarecer e ordenar os fatores de tomada de decisão para a expansão regional das redes de franquias. Da mesma forma, contribui para o desenvolvimento regional ao instigar a gestão municipal para o direcionamento de ações voltadas para desenvolvimento socioeconômico e de recursos humanos. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo quantitativo, com dados secundários - da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do site Google Maps - tanto para a análise da localização das unidades franqueadas como dos municípios. Para a amostra foram selecionados 458 municípios com população acima de 50 mil habitantes. Utilizou-se a técnica estatística de análise fatorial e de análise de regressão múltipla. Resultados: Os resultados mostram que os fatores socioeconômico e de recursos humanos dos municípios são primordiais para a atratividade das redes de franquias no interior do país. Por sua vez, a distância geográfica do município do interior em relação à capital do estado não apresentou aderência ao modelo explicativo para a atração das redes de franquias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper aims to analyze the attractiveness of the markets in the inland of Brazil to franchise chains based on the characteristics of institutional environment, referring to the socioeconomic, geographical, and human resources dimensions. Originality/value: Interiorization is a theme that has been hardly explored in franchise chains’ growth strategies. This paper contributes to this debate through the institutional theoretical perspective, contributing to the clarification and ordering of the decision-making factors for the regional expansion of franchises. For regional development, it calls for municipal management to direct actions aimed at socioeconomic development and human resources. Design/methodology/approach: The quantitative method using secondary data - from Brazilian Association of Franchising (Associação Brasileira de Franchising [ABF]), Brazilian Association of Shopping Centers (Associação Brasileira de Shopping Centers [Abrasce]), Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]) and Google Maps - was employed in this study for the analysis of franchise location and for municipalities. The sample comprised 458 municipalities with a populaion of above 50 thousand inhabitants. The statistical techniques used were factor analysis and multiple regression analysis. Findings: The results show that the socioeconomic and human resources factors of the municipalities are essential for the attractiveness of franchises chains to the inland of the country. In turn, the geographical distance of the inland municipality in relation to the state capital did not present adherence to the model as an explanation for the attraction of franchises.
  • APRENDIZAGEM, STRATEGIZING E ROTINAS ORGANIZACIONAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO SOB A PERSPECTIVA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    MELO, GERMANA T.; MACHADO, ANDRÉ G. C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender como a aprendizagem, os elementos constituintes do strategizing e as rotinas organizacionais atuam no processo de desenvolvimento de produto, sob a perspectiva das capacidades dinâmicas (CD), em uma empresa do setor alimentício. Originalidade/valor: Na medida em que se aborda o trinômio aprendizagem-práticas-rotinas, os resultados desta pesquisa apresentam novos e esclarecedores insights para o entendimento de como as CD são desenvolvidas. Ademais, ao considerar o papel dos praticantes na constituição das rotinas e identificar como elas se relacionam com as práticas e práxis, as evidências avançam no conhecimento acerca da temática. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de abordagem qualitativa, mediante a seleção de uma empresa que tem atuado, ao longo do tempo, no desenvolvimento de novos produtos. Os dados foram coletados por meio de observação não participante, análise documental e entrevista narrativa. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de narrativas. Resultados: Por meio da apropriação das práticas e da institucionalização das práxis, as rotinas estratégicas são ativadas pelos praticantes, os quais acumulam e geram aprendizado capaz de desenvolver CD. Assim, o trinômio aprendizagem-práticas-rotinas permite revelar como as CD são desenvolvidas. Ademais, foi evidenciado o importante papel que praticantes desempenham nesse processo no sentido de que sem eles rotinas não são ativadas e, consequentemente, não ocorre desenvolvimento de CD.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand how learning, the constituent elements of strategizing and organizational routines act in the process of product development, from the perspective of dynamic capabilities (DC), in a company of the food sector. Originality/value: To the extent that the learning-practice-routine trinomial is addressed, the results of this research present new and enlightening insights for the understanding of how dynamic capabilities are developed. Additionally, by considering the role of practitioners in the constitution of routines and by identifying how they relate to practices and praxis, evidence advance knowledge on the subject. Design/methodology/approach: Qualitative approach through the selection of a company that has worked overtime in the development of new products. The data were collected through non-participant observation, documentary analysis, and narrative interview. Data analysis occurred through narrative analysis. Findings: Through the appropriation of practices and the institutionalization of praxis, the strategic routines are enacted by practitioners, who accumulate and generate learning capable of developing DC. Thus, the learning-practice-routine trinomial allows to reveal how the DC are developed. In addition, the important role that practitioners play in this process was evidenced in the sense that, without them, routines are not enacted and, consequently, there is no development of DC.
  • GROUNDED THEORY: PASSO A PASSO E QUESTÕES METODOLÓGICAS NA PRÁTICA Gestão Humana E Social

    CEPELLOS, VANESSA M.; TONELLI, MARIA JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo tem como objetivo explorar como a grounded theory (GT) foi utilizada em uma pesquisa empírica na área de Estudos Organizacionais. A GT é uma estratégia de pesquisa amplamente utilizada nos estudos de Administração de Empresas, tanto nacional quanto internacionalmente. No entanto, os estudos pouco abordam como essa estratégia de pesquisa é aplicada na prática e como os pesquisadores tratam as dificuldades que surgem ao longo do processo de pesquisa. Originalidade/valor: Este artigo apresenta como questões metodológicas não previstas no desenho de pesquisa proposto pela GT foram superadas ao longo das fases de coleta e análise de dados. Design/metodologia/abordagem: O artigo tem como base uma pesquisa realizada que pretendia compreender o envelhecimento de mulheres executivas. Neste artigo, constam os principais códigos, as categorias e subcategorias que surgiram ao longo do desenvolvimento da pesquisa de campo. Além disso, apresentamos o progresso da amostragem teórica e o uso de técnicas específicas da GT, como a técnica flip-flop e o progresso da pergunta de pesquisa. Resultados: Como implicação prática, o artigo contribui com pesquisadores que pretendem utilizar a GT, na medida em que poderão ter o passo a passo da utilização do método, bem como antecipar possíveis dificuldades a serem enfrentadas no desenho da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to explore how the grounded theory (GT) was used in empirical research in the area of Organizational Studies. GT is a research strategy widely used in Business Administration studies both nationally and internationally. However, studies have little to do with how this research strategy is applied in practice and how researchers deal with difficulties that arise during the research process. Originality/value: This article presents how methodological issues not provided for in the research design proposed by the GT were overcome during the data collection and analysis phases. Design/methodology/approach: The article is based on research that aimed to understand the aging of executive women. In this article, the main codes, categories, and subcategories that emerged during the develop ment of the field research were exposed. In addition, we present the pro gress of theoretical sampling and the use of specific GT techniques, such as the flip-flop technique and the progress of the research question. Findings: As a practical implication, the article contributes to researchers who intend to use the GT, insofar they can take the step by step of using the method, as well as anticipating possible difficulties to be faced in the design of the research.
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO CONSUMO CONSPÍCUO DE FAST FASHION NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NO INSTAGRAM Gestão Humana E Social

    DANTAS, BRUNA L. L.; ABREU, NELSIO R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta investigação é analisar a influência do consumo conspícuo de produtos fast fashion no Instagram, no processo de construção identitária das mulheres consumidoras de moda feminina. Originalidade/valor: Com o propósito de preencher a lacuna existente na literatura no que concerne aos estudos que relacionam consumo conspícuo e construções identitárias, esta investigação analisa como se dá a dinâmica de consumo investigando fenômenos relevantes num ambiente atual das redes sociais on-line, o Instagram, e explicando, numa análise por categorias, a insatisfação contínua dos consumidores com os bens que impulsiona e determina a dinâmica de consumo fast fashion. Design/metodologia/abordagem: A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa, em que se utilizou a triangulação dos dados com as técnicas de observação participante, entrevista e grupo focal on-line. Entrevistaram-se 11 mulheres e realizaram-se três sessões de grupo focal, contando no total com 16 participantes. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com categorias a priori e subcategorias que surgiram a posteriori. Resultados: Os resultados encontrados apresentam o consumo conspícuo de produtos fast fashion no Instagram como criadores de sentido, autoconceito e autoimagem, acompanhando e demonstrando o estilo de vida das consumidoras. Observam-se a satisfação resultante da aprovação das pessoas, os bens utilizados para a conformidade em grupos sociais e a contínua insatisfação com a sua posse, o que impulsiona o consumo de fast fashion. As identidades construídas apresentam-se como contextuais, fluidas e fragmentadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this investigation is to analyze the influence of the conspicuous consumption of fast fashion products on Instagram on the identity construction process of female fashion consumers. Originality/value: Filling a gap in the literature relating to conspicuous consumption and identity construction, this investigation analyzes the consumption dynamics, investigating relevant phenomena on a current and relevant online social network: Instagram; and explaining, in an analysis by categories, the continued dissatisfaction of consumers with the goods that drive and determine the dynamics of fast fashion consumption. Design/methodology/approach: The methodology was qualitative, triangulating data from participant observation, interviews, and online focus groups. Eleven women were interviewed, and three focus group sessions were conducted, with a total of sixteen participants. The data were analyzed through content analysis with categories before and subcategories that emerged afterwards. Findings: The findings show the conspicuous consumption of fast fashion products on Instagram as creators of sense, self-concept, and self-image, following and demonstrating the lifestyle of consumers. The satisfaction resulting from people’s approval, the goods used for compliance in social groups, and the continued dissatisfaction with their possession are observed, which drives fast fashion consumption. The constructed identities are presented as contextual, fluid, and fragmented.
  • SATISFAÇÃO NA APOSENTADORIA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL Gestão Humana E Social

    AMORIM, SILVIA M.; FRANÇA, LUCIA H. F. P.; LIMA, MARGARIDA P.; MARTINS, LEONARDO F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar a diferença nos níveis de satisfação entre aposentados residentes no Brasil e em Portugal. Originalidade/valor: O processo de envelhecimento mundial gera desafios no sentido de proporcionar bem-estar para aqueles que decidiram se aposentar, considerando a importância desse momento na vida das pessoas. Apesar disso, são muitas as lacunas existentes nos estudos sobre bem-estar na aposentadoria, especialmente os estudos transculturais. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, do qual participaram 1.441 aposentados, sendo 997 brasileiros e 444 portugueses, que responderam ao Inventário de Satisfação na Aposentadoria (ISA) e a questões sociodemográficas. Para as análises de dados, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias multigrupos, análises de consistência interna e de validade, verificação da invariância e comparação das médias latentes dos fatores do instrumento entre os dois países. Resultados: Os resultados apontaram para uma estrutura do instrumento consistente para os dois países, o que possibilitou a comparação entre eles. Não foram encontradas diferenças significativas entre os países nos fatores referentes à satisfação com os recursos individuais e com os relacionamentos sociais, porém, no terceiro fator do instrumento - satisfação com os recursos coletivos -, os participantes de Portugal apresentaram média significativamente superior aos participantes brasileiros. Ao final, conclui-se pelo avanço da medida de satisfação na aposentadoria e discutem-se as diferenças de ofertas de serviços públicos entre Brasil e Portugal, apontando para as necessidades específicas da população de aposentados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this study was to verify the difference in levels of satisfaction among retirees residing in Brazil and Portugal. Originality/value: The world aging process creates challenges in the sense of providing well-being for those who have decided to retire, considering the importance of this moment in people’s lives. Despite this, there are many gaps in studies on well-being in retirement, especially cross-cultural studies. Design/methodology/approach: This is a cross-sectional, quantitative study involving 1,441 retirees, 997 Brazilians and 444 Portuguese, who responded to the Retirement Satisfaction Inventory (RSI) and sociodemographic issues. For the analyses of the data, we performed multi-group confirmatory factor analyses, internal consistency and validity analyses, invariance verification and comparison of latent means of the instrument factors between the two countries. Findings: The results pointed to a consistent instrument structure for the two countries, which made it possible to compare them. There were no significant differences between countries in the factors related to satisfaction with individual resources and social relationships. However, in the third factor of the instrument - satisfaction with collective resources - the participants in Portugal presented a mean significantly higher than the Brazilian participants. At the end, the conclusion of the measure of satisfaction in retirement is concluded, and the differences in public service offerings between Brazil and Portugal are discussed, pointing to the specific needs of the retired population.
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