Acessibilidade / Reportar erro

Clinical research on lumbar oblique-pulling manipulation in combination with sling exercise therapy for patients with chronic nonspecific low back pain

RESUMO

OBJETIVO:

Investigar os efeitos curativos da manipulação lombar com o movimento de puxar oblíquo combinado a terapia por exercícios de sling-training para dor lombar baixa crônica não específica.

METODOLOGIA:

Um total de 60 pacientes com dor lombar baixa crônica não específica no ambulatório foram incluídos neste estudo. Esses pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o grupo de observação e o grupo de controle. O grupo de controle aderiu apenas à terapia por exercícios de sling-training três vezes por semana, enquanto o grupo de observação aderiu à manipulação lombar com o movimento de puxar oblíquo combinado à terapia por exercícios de sling-training uma vez por semana. O tratamento durou quatro semanas.

RESULTADOS:

(1) Antes e após o tratamento, o escore de ODI foi comparado no grupo. Uma significância estatística notável foi observada a partir do terceiro dia (P<0,05). No terceiro mês de acompanhamento, a diferença nos escores de ODI entre os dois grupos foi estatisticamente significante (P<0,05). (2) Antes e após o tratamento, observou-se que diferenças nos escores de VAS a partir do terceiro dia foram estatisticamente significantes (P< 0,05). (3) A diferença de força muscular entre os dois grupos apresentou significância estatística notável no terceiro mês de acompanhamento (p<0,05).

CONCLUSÃO:

A função de reabilitação efetiva da manipulação lombar com o movimento de puxar oblíquo combinada à terapia por exercícios de sling-training em pacientes com dor lombar baixa crônica não específica é superior à da terapia por exercícios de sling-training sozinha.

PALAVRAS-CHAVE:
Dor as costas; Dor lombar; Terapia por exercícios/métodos; Músculos das costas

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br