Acessibilidade / Reportar erro

Apendicectomia convencional: Qual a melhor incisão?

À BEIRA DO LEITO

CLÍNICA CIRÚRGICA

Apendicectomia convencional: qual a melhor incisão?

Elias Jirjoss Ilias; Osvaldo Antonio Prado Castro; Paulo Kassab

A apendicite aguda é a doença de tratamento operatório mais comum do trato digestivo. Seu diagnóstico é basicamente clínico e os exames de laboratório e de imagem são complementares. A dúvida diagnóstica pode levar o cirurgião a utilizar outros tipos de incisão que não a de McBurney.

A incisão de McBurney deve ser a de escolha para a apendicectomia convencional, por dar uma ótima abordagem do apêndice e ter poucas complicações tardias como as hérnias incisionais.

Quando houver dúvida diagnóstica, principalmente em mulheres, ou quando houver massa palpável no exame clínico, deve-se optar pela incisão paramediana ou mediana. Outro procedimento que pode ajudar na escolha da incisão é a palpação do abdômen com o doente anestesiado. Se for palpável uma massa em fossa ilíaca direita, não se deve realizar a incisão de McBurney, devido a dificuldades de sua ampliação e para a realização de ressecções intestinais.

Nos quadros de dor abdominal com tempo de sintomatologia muito prolongado, o cirurgião deve estar atento para a possibilidade de se tratar de uma apendicite complicada e não utilizar incisões que não permitam a ampliação adequada. O ultra-som de abdômen e a tomografia computadorizada nestes casos ajudam na escolha da melhor incisão, uma vez que podem mostrar abscessos intracavitários, grandes bloqueios de alças intestinais ou líquido livre na cavidade abdominal e pélvica, que normalmente necessitam de incisões amplas para o seu tratamento.

Referências

1. Rocha PRS, Marques Filho J, Marques CTM. Apendicite aguda. In: Rocha PRS, Souza C, editores. Abdome agudo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1982. p.192-207.

2. Bennion RS, Thompson Jr. JE. Appendicitis. In: Fry DE, editor. Surgical infections. Boston: Little, Brown and Company; 1995. p.241-50.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2004
  • Data do Fascículo
    2004
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br