Acessibilidade / Reportar erro

Bilateral simultaneous percutaneous nephrolithotomy versus staged approach: a critical analysis of complications and renal function

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Paciente com cálculos renais bilaterais e de grande volume são casos desafiadores para os endourologistas. A nefrolitotripsia percutânea bilateral simultânea (NLPbs) é um opção, entretanto esse procedimento pode ser acompanhado de morbidade importante. Uma alternativa é a NLP estagiada, operando um lado de cada vez. Aqui, nós comparamos o impacto da NLPbs e da NLP estagiada nas taxas de complicações e função renal.

MÉTODOS:

Pacientes que foram submetidos a NLPsb ou NLP stagiada com intervalo de até 6 meses foram pesquisados em nossa base de dados de cálculos renais prospectivamente coletada. Os grupos foram comparados em idade, gênero, índice de massa corpórea (IMC), comorbidades (classificação da Sociedade Americana de Anestesiologia – ASA), tamanho do cálculo, Classificação de Guys, taxa de pacientes livres de cálculos, função renal, perda sanguínea, taxa de transfusão, taxa de complicações e tempo de internação hospitalar.

RESULTADOS:

Vinte e seis paciente e 52 unidades renais foram incluídas. O tempo operatório médio foi de 134,7 min. Apenas 11.3% dos casos tiveram complicações, sendo todas menores (Clavien ≤ 2). No geral, a taxa de pacientes livres de cálculos foi de 61,5%. Comparando os grupos houve um tempo operatório significativamente maior no grupo NLPbs(172,5 vs. 126,3 min; p=0,016), assim como uma maior taxa de transfusão (12,5% vs. 5,6%; p=0.036). Não houve diferença significante nos níveis de creatinina entre os grupos. Em relação a taxa de doentes livre de cálculos houve uma proporção significativamente maior de pacientes livres de cálculos na NLP estagiada (64,9% vs. 43,8%; p=0,012).

CONCLUSÃO:

A NLPsb é um procedimento seguro, entretando quando comparada ao procedimento estagiado apresenta uma maior taxa de transfusão e uma menor taxa de pacientes livres de cálculos.

PALAVRAS CHAVES:
Complicações; Rim; Litotripsia; Cálculo urinário

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br