Acessibilidade / Reportar erro

Desigualdade em saúde e diferenças entre grupos sociais: o que devemos medir?

Panorama Internacional

Saúde Pública

DESIGUALDADE EM SAÚDE E DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS SOCIAIS: O QUE DEVEMOS MEDIR?

Quando se mede a saúde da população, com o uso dos mais variados indicadores, devem ser considerados tanto as desigualdades em saúde como as diferenças de saúde entre grupos sociais. Ainda que a magnitude dessas diferenças seja um fato bastante reconhecido em muitos países, dos mais diferentes níveis de ingressos, existem controvérsias a respeito tanto do significado como da medição das desigualdades em saúde, assim como as diferenças de saúde entre grupos sociais e as situações de iniqüidade. A falta de definições, de estratégias de medição e de indicadores padronizados vêm limitando, e continuará limitando, as comparações das desigualdades em saúde e, mais importante, as análises comparativas das determinantes destes desigualdades. Essa limitação diz respeito a comparação entre países, bem como para um mesmo país, ao longo do tempo.

Os autores chamam a atenção quanto à importância desses estudos comparativos, essenciais para formular políticas eficazes que possibilitem aos governos reduzir essas desigualdades. O artigo discute também a questão do que se deve medir: as desigualdades em saúde ou as diferenças de saúde entre grupos sociais.

Comentário

Os autores, particularmente Murray e Frenk, vêm nos últimos anos trabalhando bastante com a metodologia de "carga da doença", na qual são abordados os aspectos da desigualdade em saúde e, particularmente, as diferenças da saúde entre grupos sociais. No artigo, os autores discutem e procuram contribuir para a questão das vantagens e inconvenientes de ambos os enfoques e analisam alguns dos principais argumentos a favor e contra cada um deles.

Ruy Laurenti

Referência

Bulletin of the World Health Organization, 77 (7): 537 – 543, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Abr 2001
  • Data do Fascículo
    Mar 2001
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br