Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos sintomas e tratamento prescrito a pacientes internados

Resumo

Objetivo:

avaliação da presença de sintomas e adequabilidade do tratamento nos pacientes internados nas enfermarias clínicas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). Verificação dos pacientes elegíveis para cuidados paliativos (CP).

Método:

estudo de coorte prospectivo que avaliou pacientes nas primeiras 48 horas da internação (D1) e após 48 horas (D2). No D1, foram aplicadas escalas de performance paliativa e de avaliação dos sintomas (PPS/ESAS). Também verificou-se o tratamento estabelecido para o controle dos sintomas detectados. No D2, a ESAS foi reaplicada, sendo revisada a prescrição médica. Quando constatada a presença de sintomas graves, o médico assistente foi informado. Foram elegíveis para a priorização de CP os pacientes que apresentaram PPS≤60. Para a análise estatística, foram utilizados os testes T de Student e χ2.

Resultados:

foram estudados 168 pacientes, dos quais 26,8% tinham uma PPS≤60. CP foram descritos em um prontuário. Os doentes com sintomas leves referiram piora significante na segunda avaliação, destacando-se piora da dor (32,3%) e do bem-estar (49,3%). Os sintomas considerados graves apresentaram melhora significante. Não houve controle da dor relatada como moderada. As prescrições para o controle da dor eram predominantemente “se necessário”, prevalecendo o uso de analgésicos não opioides e opioides fracos. O médico assistente foi informado sobre 116 (69%) pacientes com ESAS≥4.

Conclusão:

o controle dos sintomas, principalmente os leves, foi insatisfatório. A prescrição médica foi inadequada para o controle da dor e inexistente para alguns sintomas referidos. Não houve priorização adequada dos CP. Há necessidade de otimização e divulgação dos CP entre profissionais da saúde.

Palavras-chave
cuidados paliativos; avaliação de sintomas; escalas; dor

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br