Acessibilidade / Reportar erro

Medidas relatadas pelos pacientes sobre qualidade de vida e capacidade funcional em capsulite adesiva

Resumo

Objetivo:

Avaliar as medidas relatadas pelos pacientes sobre qualidade de vida e capacidade funcional em capsulite adesiva antes e após tratamento com bloqueios do nervo supraescapular; analisar a influência das variáveis clínicas e sociodemográficas em ambos os desfechos e a correlação entre os respectivos instrumentos.

Método:

Estudo clínico prospectivo foi realizado em pacientes com capsulite adesiva. Os critérios de inclusão foram diagnóstico clínico de capsulite adesiva e realização de exames de imagem do ombro. Os instrumentos WHOQOL-BREF e DASH foram aplicados antes e após o tratamento. Utilizou-se o escore de Constant com ponto de corte em 55 para a interrupção do tratamento. As médias dos valores foram comparadas pelos testes t-pareado e Wilcoxon. Na análise de correlação foi utilizado o coeficiente de Pearson ou de Spearman. Foi realizada análise de regressão linear múltipla utilizando como preditoras as variáveis com p<0,20 na análise univariada e como desfechos os domínios do WHOQOL e o DASH. O nível de significância foi de 5%.

Resultados:

Foram avaliados 43 pacientes. A comparação entre as médias dos valores do WHOQOL-BREF e DASH antes e após os bloqueios apresentou um p<0,05. Houve correlação negativa entre o DASH e os domínios físico, psicológico e ambiental do WHOQOL-BREF. Os pacientes mais velhos e com maior grau de escolaridade influenciaram a melhora da qualidade de vida e capacidade funcional dos pacientes.

Conclusão:

A melhora da capsulite adesiva com o tratamento implica melhora da qualidade de vida e capacidade funcional. Quanto maior a capacidade funcional do ombro, melhor a qualidade de vida dos pacientes. A faixa etária e o grau de escolaridade são as variáveis que mais influenciam a melhora da qualidade de vida e capacidade funcional.

Palavras-chave:
qualidade de vida; capsulite adesiva; dor de ombro; perfil de impacto da doença; bloqueio nervoso

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br