Acessibilidade / Reportar erro

Clinical, ultrasonographic and histological findings in varicose vein surgery

RESUMO

OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo correlacionar os dados demográficos, os diferentes graus clínicos da insuficiência venosa crônica (Ceap), com achados ultrassonográficos de refluxo da junção safenofemoral (JSF) e os achados anatomopatológicos do segmento proximal da veia safena magna (VSM) extraído de pacientes com insuficiência venosa crônica (IVC) primária submetidos à safenectomia magna para correção de varizes dos membros inferiores.

MÉTODO

Estudo prospectivo de 84 pacientes e 110 membros submetidos à safenectomia magna para o tratamento de varizes de membros inferiores, correlacionando a sua classificação clínica Ceap, presença de refluxo na JSF ao ultrassom Doppler e alterações histopatológicas. Comparamos ainda os achados histopatológicos da VSM proximal retirada dos pacientes com IVC com grupo controle de VSM normal retirada de cadáveres.

RESULTADOS

Média de idade dos pacientes foi maior nos Ceaps avançados quando comparado Ceap C2 (46,1 anos) com C4 (55,7 anos) e C5-6 (66 anos), e pacientes C3 (50,6 anos) com C5-6. A espessura da parede da VSM normal (média de 839,7 micrômetros) foi significativamente menor do que das VSM varicosas (média de 1.609,7 micrômetros). As análises de correlação da presença do refluxo em JSF com a classificação clínica ou achado histopatológico não demostraram ser estatisticamente significativas.

CONCLUSÕES

Quanto maior a idade, mais avançada é a classificação clínica da IVC dos pacientes. A espessura da parede da crossa da VSM é maior nos pacientes com IVC e essas alterações não se correlacionam com a classificação clínica da doença ou com a presença de refluxo na JSF ao ultrassom Doppler.

Varizes; Ultrassonografia; Histologia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br