Acessibilidade / Reportar erro

Clinical registry of cardiovascular surgeries in a university hospital

RESUMO

OBJETIVO

Criar e implantar um registro clínico informatizado para verificar mortalidade e incidência de desfechos cirúrgicos maiores em pacientes adultos submetidos a cirurgias cardiovasculares a curto, médio e longo prazo.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo observacional do tipo Registro, prospectivo, que visa documentar as características dos pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular.

RESULTADOS

As variáveis foram padronizadas de acordo com referências internacionais padronizadas pela The Society of Thoracic Surgeons (STS), American College of Cardiology (ACC), The Michigan Society of Thoracic and Cardiovascular Surgeons (MSTCVS) e o Departamento de Informática do SUS (Datasus). A padronização foi realizada na língua inglesa com uma interface em português para facilitar a coleta de dados na instituição. Serão mensurados indicadores de qualidade de atendimento, características do procedimento cirúrgico, além dos principais desfechos cardiovasculares. Os dados serão coletados durante a internação até a alta hospitalar ou até o sétimo dia, em 30 dias, seis meses, 12 meses e anualmente até completar cinco anos.

CONCLUSÃO

Evidenciou-se a importância da manutenção de banco de dados com padrões internacionais que podem ser reprodutíveis, possibilitando a avaliação de técnicas e assistência integrando os dados entre instituições de saúde.

Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares; Base de dados; Registros eletrônicos de saúde

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br