Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes com câncer de mama de pior prognóstico podem ser estimadas por análise imuno-histoquímica de MMP-2 positiva e receptores de estrógeno e progesterona negativos

Resumo

Introdução:

o câncer de mama é a segunda causa de morte no mundo, sendo 90% dessas mortes decorrentes de metástases. A metaloprotease de matriz 2 (MMP-2) possui atividade de gelatinase capaz de degradar o principal constituinte do microambiente tumoral, o colágeno do tipo IV. Há duas proteínas bem estabelecidas utilizadas como marcadores na prática clínica para o câncer de mama, os receptores de estrógeno (RE) e de progesterona (RP). Embora a presença desses receptores tenha sido associada a um melhor prognóstico, a perda delas pode ocorrer durante a progressão do tumor, com subsequente resistência à terapia hormonal.

Objetivo:

analisar a correlação entre as proteínas MMP-2, RE e RP por imuno-histoquímica e estabelecer o processo metastático em tumores de mama primários.

Método:

amostras de tumor de mama (n=44) foram analisadas por imuno-histoquímica para MMP-2, receptor de estrógeno e progesterona.

Resultados:

observou-se que 90% das pacientes que tinham metástases e morreram apresentaram coloração positiva para a MMP-2 (p=0,0082 para ambos). Usando a análise de Kaplan-Meier, verificou-se que as pacientes RE negativas, também positivas para MMP-2, apresentaram sobrevida livre de doença (SLD) e sobrevida global (SG) (p=0,012 e p=0,005, respectivamente) piores quando comparadas às pacientes MMP-2 negativas. Resultados semelhantes foram encontrados em pacientes RP negativas para SLD (p=0,077) e SG (p=0,038).

Conclusão:

embora o número de amostras avaliadas tenha sido baixo (n=44), esses dados iniciais permitem inferir que a MMP-2 em combinação com os marcadores já bem estabelecidos poderia ajudar na previsão do surgimento de metástase e morte em pacientes com câncer de mama.

Palavras-chave:
neoplasias da mama; MMP-2; imuno-histoquímica; marcador molecular

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br