Acessibilidade / Reportar erro

Derivação biliodigestiva para paliação da icterícia conseqüente ao câncer do pâncreas

PANORAMA INTERNACIONAL

CLÍNICA CIRÚRGICA

Derivação biliodigestiva para paliação da icterícia conseqüente ao câncer do pâncreas

Elias J. Ilias; Paulo Kassab; Osvaldo A. P. Castro

Neste estudo, os autores tiveram como objetivo comparar a mortalidade e o uso de subseqüente intervenção de drenagem (cirúrgica, endoscópica ou percutânea) em pacientes submetidos a dois tipos de derivação biliodigestiva.

A derivação biliodigestiva paliativa em icterícia obstrutiva causada por tumor de pâncreas pode ser feita entre uma alça jejunal e a vesícula biliar ou entre o jejuno e o colédoco. É sabido que a derivação com a vesícula biliar é mais fácil de ser realizada do que a derivação com o colédoco, principalmente quando realizada por via laparoscópica. Os autores conduziram um estudo com 1.919 pacientes com mais de 65 anos de idade submetidos a derivação biliodigestiva por câncer de pâncreas entre 1991 e 1996. Os resultados mostraram que os pacientes submetidos a derivação com a vesícula biliar (945 pacientes) tiveram de ser submetidos a novos procedimentos de drenagem em 26% dos casos, enquanto os com derivação com o colédoco (974 pacientes) necessitaram desses procedimentos em apenas 13,3% dos casos. A média de sobrevida nos pacientes com derivação com o colédoco foi de 6,3 meses e da derivação com a vesíula biliar foi de 4,4 meses (p< 0,001). A conclusão do estudo mostrou que a derivação com o colédoco deve ser preferida pois leva a um menor índice de reintervenções cirúrgicas ou endoscópicas para redrenagens da via biliar.

Comentário

Em nossa experiência pessoal também constatamos a superioridade das derivações biliodigestivas com o colédoco em relação à derivação com a vesícula biliar. Acreditamos que a derivação entre uma alça de jejuno e o colédoco deva ser a escolha preferencial, principalmente quando os serviços não tiverem o apoio de serviços especializados de endoscopia ou radiologia intervencionista, que facilitam as reintervenções nos casos de falha das derivações biliodigestivas com a vesícula biliar.

Referência

Urbach DR, Bell CM, Swanstrom LL, Hansen PD. Cohort study of surgical bypass to the gallbladder or bile duct for the palliation of jaundice due to pancreatic cancer. Ann Surg 2003; 237(1); 86-93.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Ago 2005
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br