Acessibilidade / Reportar erro

Factors associated with treatment interruption for hepatitis C

Objetivo

avaliar os fatores de risco relacionados à interrupção do tratamento da hepatite C.

Métodos

coorte histórica dos pacientes atendidos no ambulatório de Hepatologia do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, de 2001 a 2009. Os fatores investigados foram: idade, sexo, genótipo, grau de fibrose hepática, tipo de tratamento, tempo de tratamento em emanas, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Curvas de sobrevida e modelos de regressão Cox bivariados e multivariados foram utilizados nas análises.

Resultados

o risco de interrupção do tratamento é seis vezes maior em pacientes com o grau mais avançado de fibrose hepática (F4) do que naqueles com grau menos avançado (F2), no período de 0 a 24 semanas de ratamento. O genótipo mostrou ser importante fator para explicar a suspensão do tratamento a partir da 24ª semana de tratamento – o risco de interromper o tratamento foi 2,5 vezes maior em pacientes com genótipo 3 do que os com genótipo 1.

Conclusão

o grau de fibrose hepática e o genótipo mostraram-se os principais fatores de risco associados à interrupção do tratamento.

hepatite C; interferon; ribavirina; interrupção do tratamento; fatores de risco


Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br