Acessibilidade / Reportar erro

Family planning among female medical students: are their plans comparable to other professionals?

SUMMARY

INTRODUÇÃO

A gravidez tardia é um problema entre médicas, principalmente entre cirurgiãs. Este trabalho analisou o planeamento familiar de estudantes de medicina (MS) e estudantes de Direito (LS).

METODOLOGIA

Um questionário foi enviado para todas as estudantes de medicina e direito cursando os dois últimos anos do curso universitário no primeiro semestre de 2019. Idade, renda familiar, estado civil e planejamento familiar (idade, planejamento de futuras gestações, relacionamento profissional ou com outras questões, momento ideal para uma gestação, atitude em relação a uma eventual gravidez ou licença maternidade) foram investigados.

RESULTADOS

As MS eram significativamente mais velhas que as LS. Uma minoria das mulheres não planeja futuras gestações (10,6% das MS e 16,4% das LS), por razões distintas: 40% das MS mencionaram planos profissionais, enquanto para 70% das LS a maternidade não era um projeto pessoal. As idades escolhidas para a gravidez também foram diferentes: MS, em geral, optaram por idades mais avançadas. As prioridades mais mencionadas foram o planeamento financeiro e a carreira em ambos os grupos, mas especialização/pós-graduação só foram citadas entre as MS. Ambos os grupos consideraram que o momento ideal para uma gestação seria após a consolidação profissional no mercado de trabalho. Houve diferenças entre as MS que escolheram uma especialidade cirúrgica e outras MS.

DISCUSSÃO

MS tem uma tendência a gestações tardias, especialmente as que planejam uma carreira cirúrgica. Questões profissionais têm mais influência entre as MS do que entre as LS. Educadores e gestores da área médica devem reconhecer de que há uma necessidade de conciliar a carreira médica e a maternidade, já que as mulheres representam > 50% dos estudantes de medicina no Brasil.

Planejamento familiar; Saúde reprodutiva; Estudantes de Medicina; Mulheres

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br