Acessibilidade / Reportar erro

Depression, anthropometric parameters, and body image in adults: a systematic review

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar a associação entre depressão, indicadores antropométricos e autoimagem corporal em adultos por meio de uma revisão sistemática da literatura.

MÉTODOS:

Foi realizada busca nas bases de dados Medline, Lilacs e PsycInfo por dois revisores independentes, até agosto de 2018, sem restrição de idioma, incluindo estudos de delineamento transversal, caso-controle e de coorte, avaliando adultos (18-65 anos), de ambos os sexos. A qualidade dos estudos foi aferida por meio do instrumento Newcastle-Ottawa Scale. Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com as normas do Prisma e foi registrada no Prospero (CRD42018105248).

RESULTADOS:

A busca resultou em 1.770 artigos, dos quais cinco foram incluídos nesta revisão, todos de desenho transversal. Os escores de qualidade dos estudos variaram de 8 a 9 pontos, num total de 10. A associação entre depressão, medidas antropométricas e autoimagem corporal foi encontrada em todos os estudos incluídos, independentemente dos diferentes métodos estatísticos empregados. No geral, as mulheres percebiam o seu corpo maior do que realmente era ou estavam insatisfeitas por desejarem ter um corpo mais magro, enquanto que, entre os homens, a percepção de estar abaixo do peso ou a insatisfação com a imagem corporal foram observadas, principalmente, por desejarem ter um corpo maior. Tanto a percepção distorcida ou a insatisfação com a imagem corporal se mostraram associadas à depressão e ao índice de massa corporal conjuntamente.

CONCLUSÃO:

Depressão, indicadores antropométricos e autoimagem corporal se mostraram associadas. Destaca-se a necessidade da condução de outros estudos, especialmente de desenho longitudinal, para maior elucidação desta relação.

PALAVRAS-CHAVE:
Imagem corporal; Depressão; Índice de massa corporal; Obesidade; Revisão

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br