Acessibilidade / Reportar erro

Multiple factors affect the regeneration of liver

RESUMO

OBJETIVO

Estudar os fatores que afetam a regeneração hepática após hepatectomia.

MÉTODOS

A capacidade de regeneração hepática de 117 pacientes foi analisada com a tecnologia de reconstituição 3D e foram estudados os fatores relacionados.

RESULTADOS

Não houve diferença estatística significante entre o volume de ressecção hepática simulada e a ressecção atual. Todos os fígados apresentaram diferentes graus de regeneração após cirurgia. Idade, gênero e indicadores sanguíneos não tiveram impacto na regeneração hepática, enquanto que tempo de cirurgia, perda sanguínea intraoperatória, tempo de bloqueio do fluxo sanguíneo e diferentes formas de ressecção mostraram impacto significante na regeneração do órgão. Além disso, condições patológicas dos pacientes, incluindo hepatite e fibrose hepática, tiveram impacto significante na regeneração hepática.

CONCLUSÃO

O modelo de reconstituição 3D é um bom modelo para calcular o volume do fígado. Idade, gênero, indicadores sanguíneos e bioquímicos não tiveram impacto na regeneração hepática, mas indicadores operatórios e condição patológica dos pacientes mostraram influência na regeneração do órgão.

Neoplasias hepáticas; Carcinoma hepatocelular; Hepatectomia; Regeneração hepática; Imagem tridimensional

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br