Acessibilidade / Reportar erro

Fibrinogen and D-dimer variances and anticoagulation recommendations in Covid-19: current literature review

RESUMO

INTRODUÇÃO

O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) é o vírus responsável pelo surto recentemente batizado de doença pelo coronavirus 2019 (Covid-19) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em fevereiro/2020. Os doentes com Covid-19 têm uma incidência de síndrome de dificuldade respiratória aguda (SDRA) de 15,9-29% e sepse é observada em todos os pacientes que vêm a óbito. Além disso, a coagulação intravascular disseminada (DIC) é uma das principais causas subjacentes de morte entre esses pacientes. Em pacientes com DIC, ocorre com uma diminuição do fibrinogênio e um aumento dos níveis de dímero D. Alguns estudos mostraram que o fibrinogênio e um dos seus produtos finais, o dímero D, podem ter um valor preditivo para a mortalidade em pacientes com sepse não relacionada à Covid-19 decorrente de complicações da DIC. Portanto, a anticoagulação, considerando seus benefícios quanto à mortalidade na sepse não relacionada à Covid-19, pode também ter um papel importante no tratamento da Covid-19.

MÉTODOS

Realizamos uma revisão de todos os estudos publicados até abril de 2020 sobre pacientes infectados com Covid-19. A nossa revisão limitou-se a alterações no dímero D, nos fibrinogênios e recomendações de anticoagulantes.

RESULTADOS

A terapêutica anticoagulante pode ser iniciada após o diagnóstico de DIC em pacientes com Covid-19 apesar dos riscos de hemorragia. Além disso, a evidência atual sugere o uso rotineiro da anticoagulação, principalmente em pacientes com níveis mais elevados de dímero D (> 3, 0 µg/mL).

CONCLUSÃO

A Covid-19 é uma doença sistêmica e hipercoagulável que requer mais estudos em relação ao tratamento. A anticoagulação ainda é uma questão a ser estudada, mas o aumento de dímeros D e a gravidade da doença são os fatores indicativos para o início do tratamento o mais rápido possível.

Infecções por Coronavirus; Anticoagulantes; Coagulação intravascular disseminada; Produtos de Degradação da Fibrina e do Fibrinogênio; Coagulação Sanguínea

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br