Acessibilidade / Reportar erro

Use of dupilumab on the treatment of moderate-to-severe asthma: a systematic review

RESUMO

OBJETIVO

Este artigo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre o tratamento da asma moderada a grave, administrando Dupilumabe.

MÉTODOS

Foi realizada uma busca nas plataformas on-line Ebsco, SciELO, PubMed, Medline Bireme, Lilacs e New England Journal of Medicine. Foram selecionadas publicações de 2010 a 2018 referentes a artigos que continham grupos controle, que testaram a validade de Dupilumabe e verificaram a resposta dos pacientes por meio de testes controlados. Para a busca desses artigos, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Dupilumab”, “asthma”, “Bronchial Asthma” and “Asthma, Bronchial”. E o correspondente em português: “asma”, “Asma brônquica” and “Asma brônquica”. Os critérios de exclusão, revisões de literatura, notícias, artigos sem grupos de controle, artigos sobre diferentes assuntos, estudos de Dupilumabe sobre outras doenças, artigos sobre asma sem uso de Dupilumabe e artigos repetidos em plataformas de busca foram descartados.

RESULTADOS

A literatura aponta que a medicação apresenta boa resposta no tratamento da asma moderada a grave e auxilia na melhora da função pulmonar, além de resultar em poucos efeitos colaterais. Apresenta boa eficácia, segurança e tolerância pelos pacientes.

CONCLUSÕES

Dupilumabe é promissor para o tratamento da asma em que a terapia convencional se revela insuficiente. Maiores estudos adicionais são necessários para confirmar a segurança e a eficácia em longo prazo.

Dupilumabe; Asma; Broncopatias; Antiasmáticos

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br