Acessibilidade / Reportar erro

Burnout syndrome should not be underestimated

RESUMO

OBJETIVOS:

A Síndrome de Burnout pode ser vista entre os profissionais de saúde em todas as etapas de suas carreiras. A incidência de Síndrome de Burnout entre os profissionais de saúde aumentou nos últimos anos e varia de país para país, dependendo das diferentes áreas de especialização e unidades de trabalho. Sabe-se que a Síndrome de Burnout afeta significativamente o trabalho e a vida social dos indivíduos. Nosso objetivo foi investigar o efeito da Síndrome de Burnout no trauma e na infecção.

MÉTODOS:

O estudo foi conduzido na Universidade de Alanya Alaaddin Keykubat, Faculdade de Medicina, Hospital de Treinamento e Pesquisa. Todos os profissionais de saúde que trabalham no hospital foram incluídos no estudo. O Maslach Burnout Inventory foi aplicado aos participantes e a história de doença infecciosa e trauma no último ano foi solicitada.

RESULTADOS:

A taxa total de Burnout foi de 77,8% dos participantes. Descobriu-se que a taxa de trauma e história de doença infecciosa foi significativamente alta em funcionários que tinham Síndrome de Burnout (p<0,05).

CONCLUSÃO:

A Síndrome de Burnout é um problema comum e importante entre os profissionais de saúde, e essa condição também teve efeitos adversos na vida diária das pessoas, especialmente aumentando a incidência de infecção e trauma.

PALAVRAS-CHAVE:
Esgotamento profissional; Doenças profissionais; Saúde do trabalhador; Ferimentos e lesões; Infecção

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br