Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação entre profissionais de saúde e pacientes: revisão dos estudos que utilizaram o método RIAS (Roter Interaction Analysis System)

Objetivo:

rever, de forma sistemática os estudos que investigaram a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde através da aplicação da metodologia RIAS.

Métodos:

foram utilizados como expressão-chave Roter Interaction Analysis System e os recursos bibliográficos de: Academic Search Complete, Current Contents, ISI Proceedings, PubMed, Elsevier, SpringerLink, Web of Science, RCAAP, Solo e o site oficial do RIAS. Período de seleção: 2006 a 2011. Os estudos foram selecionados por análise dicotômica multicritério e organizados segundo os critérios PRISMA.

Resultados:

identificação de 1.262 artigos (455 não repetidos). Foram selecionados para análise 34 artigos, distribuídos pelas seguintes profissões de saúde: médicos de medicina geral e familiar (14), pediatras (5), enfermeiros (4), geneticistas (3), prestadores de cuidados a pacientes com Aids (2), oncologistas (2), cirurgiões (2), anestesistas (1) e especialistas de planejamento familiar (1). O RIAS é escassamente utilizado e divulgado no âmbito dos cuidados de saúde nos países de língua portuguesa.

Discussão:

os principais temas estudados incluíram a influência do cansaço, ansiedade e esgotamento profissional na comunicação e o impacto das ações específicas de formação no exercício profissional. A revisão permitiu identificar as principais forças e fraquezas na comunicação verbal, em díade e síncrona na prestação de cuidados de saúde.

Conclusão:

a investigação científica da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes por meio do RIAS tem produzido resultados concretos. É esperada uma melhoria dos resultados em saúde decorrente da aplicação do RIAS.

RIAS; Roter Interaction Analysis System ; comunicação; profissionais de saúde


Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br