Acessibilidade / Reportar erro

The cardiac profile and electrocardiographic standard of at-height workers

RESUMO

FUNDAMENTO

O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional estabelece a realização de exames complementares de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador e os riscos a ela inerentes. A Norma Regulamentadora n0 35, implantada recentemente, estabelece que trabalhadores que exercem funções em altura realizem o eletrocardiograma como um exame complementar de rotina.

OBJETIVO

Avaliar o padrão eletrocardiográfico dos trabalhadores em altura por meio da realização do ECG de repouso.

MÉTODOS

Estudo transversal, desenvolvido de maio de 2014 a janeiro de 2015 com trabalhadores masculinos que exercem funções em altura. Foram coletados dados clínicos e demográficos e, após, realizado o eletrocardiograma (ECG). Os trabalhadores incluídos eram vinculados a um serviço de medicina do trabalho da Serra Gaúcha, destinado à realização de avaliação médica e exames ocupacionais. Todos foram avaliados pela pesquisadora.

RESULTADOS

Participaram 561 trabalhadores em altura. A média de idade foi de 35,9±12,2 anos, e 176 (31%) apresentaram alterações eletrocardiográficas na análise dos ECG de repouso. Das alterações do ECG de repouso, 15,7% foram atribuídas a alterações da repolarização ventricular; 8% como bloqueios de condução e 5,8% como sobrecarga de ventrículo esquerdo. As variáveis demográficas não estavam associadas com alterações no traçado eletrocardiográfico.

CONCLUSÃO

Este estudo verificou que a prevalência de sobrecarga de ventrículo esquerdo e alteração da repolarização ventricular, nos trabalhadores em altura, é maior quando comparada a estudos populacionais brasileiros. A associação de fatores de risco e alterações eletrocardiográficas em indivíduos difere de populações específicas.

Eletrocardiografia; Saúde do trabalhador; Medicina do trabalho; Doenças cardiovasculares

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br