Acessibilidade / Reportar erro

A meta-analysis on the association of genetic polymorphism of the angiotensin-converting enzyme and coronary artery disease in the chinese population

RESUMO

OBJETIVO:

Investigar a associação entre o polimorfismo de inserção ou deleção do genótipo do gene da enzima conversora da angiotensina (ACE) e a susceptibilidade da etnia Han chinesa para a doença arterial coronariana (DAC).

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa abrangente para o valor de OR (Odds Ratio) de contraste entre o grupo de polimorfismo de inserção ou deleção do genótipo do gene da enzima conversora da angiotensina (ACE) e o grupo de doença arterial coronariana (DAC) como um índice de eficácia. Uma meta-análise (Stata 12,0) foi utilizada para testar a heterogeneidade dos resultados, combinar os valores de eficácia, realizar análises de sensibilidade e de avaliação básica.

RESULTADOS:

Um total de 638 estudos foram encontrados sobre a associação entre polimorfismos do gene da enzima conversora da angiotensina e doença arterial coronariana, dos quais 44 satisfaziam os critérios de inclusão. Nosso estudo incluiu 6246 casos e 5713 controles. O teste de heterogeneidade de cada estudo (p < 0,001) foi realizado seguindo o modelo de efeito randômico. O valor de OR para DD/ID+II foi 1,95, com 95% de intervalo de confiança de (95%CI) (1,66-2,29). O valor de OR para II/DI+DD foi 0,63, com 95% IC (0,55-0,72). A figura do funil é basicamente simétrica e os resultados da análise de sensibilidade foram estáveis.

CONCLUSÃO:

O genótipo DD do gene da enzima conversora da angiotensina podem ser um fator de risco mais fraco para doença coronariana na população chinesa Han.

PALAVRAS-CHAVE:
Peptidil Dipeptidase A; Polimorfismo Genético; Doença da Artéria Coronariana; Metanálise

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br