Acessibilidade / Reportar erro

The efficacy of saxagliptin in T2DM patients with non-alcoholic fatty liver disease: preliminary data

RESUMO

OBJETIVO

Investigar a eficácia clínica e os possíveis mecanismos da saxagliptina no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) associado à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

MÉTODOS

Um total de 95 DM2 combinados com pacientes com DHGNA foram aleatoriamente divididos em grupo A (grupo saxagliptina), grupo B (grupo glimepirida) e grupo C (glimepirida combinado com grupo fosfatidilcolina polienizada).

RESULTADOS

Após a intervenção tratamento por 24 w, índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), hemoglobina glicada (HbA1c), glicemia de jejum (FPG), insulina de jejum (Fins), avaliação do modelo homeostático de insulina resistência (Homa-IR), interleucina-6 (IL-6), triglicérides (TG), colesterol total (CT), alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), γ-glutamiltransferase (γ-GT) e detecção de esteatose hepática dos sujeitos do estudo foram observados. Ação de esteatose hepática de indivíduos nos grupos A e C foram significativamente diferentes do grupo B; no entanto, não houve diferenças entre os grupos A e C. Os grupos Fins, Homa-IR e IL-6 dos participantes do grupo A foram menores que os dos grupos B e C; no entanto, não houve diferenças significativas entre os dois últimos grupos.

CONCLUSÃO

Para o DM2 combinado com pacientes com DHGNA, o tratamento com saxagliptina pode não apenas controlar efetivamente a glicemia, mas também atenuar a resistência à insulina e a lesão inflamatória do fígado para melhorar ainda mais o fígado gorduroso.

Inibidores da dipeptidil peptidase IV/uso terapêutico; Diabetes mellitus tipo 2; Interleucina-6; Fígado gorduroso; Hepatopatia gordurosa não alcoólica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br