Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

PALAVRAS DA DIRETORA

Analisando (in)formalidades numa comunidade de prática de consultores organizacionais à luz da antropologia ligüística: implicações metodológicas para a pesquisa discute algumas questões sobre formalidade-informalidade, tendo como experiência em análise uma comunidade de prática (CdP) de consultores organizacionais, e como referencial interpretativo a abordagem da antropóloga-lingüista Judith Irvine. O objetivo principal é tratar das dificuldades encontradas na observação, entendidas a partir do que o autor denominou, com base em Irvine, implicações metodológicas das "(in)formalidades" para a pesquisa.

Comprometimento de servidores públicos e alcance de missões organizacionais analisa o comprometimento organizacional de servidores públicos ligados às atividades-fim em saúde, educação e segurança. Os resultados revelam que o comprometimento está vinculado à missão organizacional percebida, e não à missão real. Na amostra estudada, os mais altos níveis de comprometimento foram encontrados entre servidores da área de segurança.

Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial apresenta as dimensões do uso de TI e a relação entre seus benefícios e o desempenho empresarial, tendo como base a estrutura de benefícios de TI no desempenho empresarial. A metodologia utilizada é um estudo de caso numa empresa líder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar este instrumento para avaliação e acompanhamento dos gastos e investimentos na área.

Políticas públicas para as comunicações no Brasil: adequação tecnológica e liberdade de expressão analisa as políticas públicas de comunicação, de uma perspectiva histórica, a partir de 1964 até o presente, utilizando trabalhos acadêmicos, não-acadêmicos e o manancial legal existente. O debate travado divide-se em duas dimensões originais: a tecnológica, referente à montagem da infra-estrutura existente, e a informacional, dependente da regulação da liberdade de expressão pelo Estado.

Investimento público em educação fundamental e a qualidade do ensino: uma avaliação regional dos resultados do Fundef verifica o impacto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério sobre os indicadores de qualidade da educação pública fundamental ofertada no país. Os resultados apontam a importância do aporte fi- nanceiro e da qualificação do magistério para o aperfeiçoamento da qualidade da educação pública.

Satisfação no trabalho e rotatividade dos médicos do Programa de Saúde da Família aborda um dos problemas mais graves identificados na implantação desse programa: a alta rotatividade do médico generalista. Confirma-se a hipótese da existência de correlação negativa entre satisfação no trabalho e rotatividade.

Programa de Saúde da Família: uma avaliação de efetividade com base na percepção de usuários verifica a relação entre a percepção dos usuários sobre a contribuição do programa, na unidade mista de Felipe Camarão, Distrito Oeste de Natal (RN), e a evolução dos indicadores de atenção à saúde da criança menor de cinco anos, no período de 2000 a 2004. A comparação do nível de satisfação dos usuários com a evolução das estatísticas revelou que as ações de atenção à saúde do programa transformam atitudes e promovem mudanças sociais.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e Editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2008
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br