Acessibilidade / Reportar erro

ANALISE ECOFISIOLÓGICA DE EUCALYPTUS CAMALDULENSIS (DEHNH) SUBMETIDOS AO ATAQUE DE THAUMASTOCORIS PEREGRINUS (CARPINTERO & DELLAPE)

RESUMO

Trabalhos que relacionem o efeito do ataque do percevejo bronzeado sobre aspectos ecofisiológicos do eucalipto podem ser empregados em programas de seleção de materiais genéticos resistentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar as injúrias provocadas por Thaumastocoris peregrinus (Carpintero & Dellape) através da análise ecofisiológica de Eucalyptus camaldulensis (Dehnh). O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado, com dois grupos de plantas, infestadas e não infestadas, mantidas em sala climatizada a 25±2 °C, umidade relativa 60±2% e fotoperíodo de 12 horas. Durante 26 dias, a cada 48 horas, foram avaliadas a fluorescência da clorofila a, a partir dos dados de transferência de elétrons (ETR) e a eficiência quântica potencial (Fv/Fm), além do teor de clorofila foliar das plantas. As variáveis observadas foram analisadas em relação aos tratamentos e aos tempos usando modelo linear misto, com planta e folha como um efeito aleatório. Plantas protegidas do ataque do inseto apresentaram melhores resultados ao longo do período experimental. Entretanto, o ataque do percevejo bronzeado afetou negativamente todas as variáveis ecofisiológicas avaliadas em E. camaldulensis, indicando um possível comprometimento do aparato fotossintético das plantas.

Palavras-Chave:
Eucalipto; Percevejo bronzeado; Ecofisiologia

Sociedade de Investigações Florestais Universidade Federal de Viçosa, CEP: 36570-900 - Viçosa - Minas Gerais - Brazil, Tel: (55 31) 3612-3959 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rarvore@sif.org.br