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Entendendo respostas às emoções negativas de crowding na satisfação e compra por impulso no varejo: o papel mediador do Coping

Resumo

A percepção de crowding, entendida como a resposta individual à aglomeração pode ser observada em um ambiente de varejo e influenciar as emoções positivas e negativas. Nesta pesquisa propõe-se testar o efeito mediador do coping - estratégias racionais adotadas para lidar com emoções negativas - na relação entre emoções negativas, consequentes da percepção de crowding, e comportamento de consumidores (mensurados por compra por impulso e satisfação). Os achados referentes ao efeito de coping contribuem para explicar em que medida há resposta positiva à densidade humana em ambiente de varejo. Para isso, foi desenvolvido um modelo teórico com a relação da percepção de crowding, emoções positivas e negativas e comportamento do consumidor. O modelo incrementa o entendimento do fenômeno de crowding quando inclui relações mediadas pela oposição (dimensão de coping) entre emoção negativa e comportamento do consumidor. Para testar o modelo teórico foi realizado um survey com 456 respondentes e os testes de hipótese com a utilização de modelagem de equações estruturais. Foi evidenciado que percepção de crowding tem efeitos mais robustos nas emoções negativas que nas emoções positivas. Destaca-se que com a inclusão da mediação de oposição, a relação fraca entre a emoção negativa e comportamentos, na relação direta torna-se positiva entre emoção negativa e compra por impulso, e emoção negativa e satisfação. Além das contribuições teóricas do modelo testado, futuras pesquisas e implicações gerenciais são propostas no final do artigo.

Palavras-chave:
Percepção de crowding e coping; Emoção positiva e negativa; Compra por impulso e satisfação; Comportamento do consumidor; Densidade humana no varejo

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